Tendências da Dermatologia Estética para 2025

A Dermatologia Estética segue crescendo mundialmente – e no Brasil não é diferente. O país é o terceiro no mundo quando o assunto é o mercado de Estética, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.

A perspectiva é que este mercado cresça 7% ao ano, até 2029, não somente na Medicina, mas em tudo o que envolve beleza e estética, pois é tendência no Brasil e no mundo o investimento em beleza e em autocuidado.

A Dermatologia, reconhecida como uma das mais antigas áreas da Medicina, encontra suas origens em tempos remotos. Inicialmente, sua prática centralizava-se no tratamento de afecções cutâneas visíveis, frequentemente associadas a estigmas sociais. Com o passar dos séculos, a especialidade assimilou um conhecimento mais abrangente sobre a estrutura e as diferentes condições patológicas da pele.

Desde os pioneiros registros de cuidados dermatológicos no Egito Antigo até o ambiente tecnológico dos modernos institutos de pesquisa, a trajetória da Dermatologia é definida por avanços cruciais e descobertas transformadoras.

O século XIX marcou um período de consolidação para a dermatologia como uma disciplina médica distinta. Durante essa época, houve a introdução de métodos diagnósticos e tratamentos aprimorados. Já no século XX, a especialidade presenciou um crescimento substancial alavancado por descobertas em biologia celular, imunologia e farmacologia. Tais progressos foram essenciais para aprofundar a compreensão das origens e funcionamento das doenças de pele, criando um cenário promissor para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e individualizadas.

Nos últimos anos, a incorporação de tecnologias avançadas revolucionou a Dermatologia, abrindo novas fronteiras para diagnósticos, tratamentos e para a Dermatologia Estética, que cresce a cada ano, tanto no Brasil quanto no Mundo.

Assim, o IMCAS World Congress  é um dos eventos mais aguardados pela comunidade de Dermatologia, Cirurgia Plástica e Ciência do Envelhecimento.  A edição de 2025 aconteceu no final de janeiro e início de fevereiro, em Paris, na França, pois é considerado o maior congresso mundial do campo estético.

Eu estive presente, e gostaria de compartilhar os pontos de destaque.

> A principal tendência são os tratamentos que mantêm os traços naturais, enquanto rejuvenescem a pele.

> O uso excessivo de produtos está em baixa. Agora, a ideia são os tratamentos que vão reverter os marcadores que trazem envelhecimento das células, ou seja, a terapia regenerativa. Há cada vez mais estudos científicos para buscar o que há de melhor para tentar trazer mais naturalidade e reverter os sinais do envelhecimento.

> Em 2025 haverá muito investimento em tecnologias, com produtos injetáveis e aparelhos que têm o mesmo objetivo: trazer mais qualidade e saúde para a pele, melhorando firmeza, textura, manchas, poros, brilho, mas, novamente, sempre buscando rejuvenescer mantendo a naturalidade e sem mudança radical de traços pessoais.

>É o fim dos tratamentos que trazem resultados excessivos. Os exageros não são mais uma tendência. Agora, a busca é por ficar bonita sem perder a identidade. O objetivo será sempre tratar a pele e realçar a beleza, sem transformações drásticas. Os procedimentos vêm para rejuvenescer, melhorar a qualidade e a saúde da pele, mas eles não devem ser percebidos. As pessoas devem estar com uma aparência melhor, mas sem os outros notarem que foi feito um procedimento, mesmo que minimamente invasivo.

Conheça algumas das técnicas que estarão em alta na Dermatologia neste ano:

> Terapia regenerativa, tratamento com produtos contendo exossomos, ativos que conseguem reverter os sinais do envelhecimento cutâneo.

> Radiofrequência monopolar que combate a flacidez, reduz rugas finas e linhas de expressão, promove rejuvenescimento facial com efeito lifting natural. > Toxina botulínica com maior duração de efeito que as tradicionais (tem previsão de chegada em breve no Brasil).

Dra. Mariana Scribel @dramarianascribel é médica dermatologista, CEO da Clínica Scribel, localizada em Pelotas (RS). Possui Especialização em Dermatologia Estética, bem como especializações realizadas em diversos centros de referência no mundo, como em Israel, Nova Iorque (EUA) e Zurique (Suíça). Além disso, é especialista em Tricologia Médica e em Transplante Capilar. Preceptora do Ambulatório de Doenças Capilares do Serviço de Residência de Dermatologia da PUC-RS.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *