Suavizando o ‘bigode chinês’

As marcas de expressão ao redor dos lábios são uma das maiores queixas ouvidas por profissionais da Saúde Estética em seus consultórios. Posso dizer que em meu consultório, ouço esta queixa de 95% dos pacientes.

A característica básica dessa marca, que vai surgindo com o passar do tempo, é a formação de vincos laterais na face, que se estendem da parte inferior do nariz até os cantos da boca, e ficam cada vez mais profundos devido à perda da elasticidade cutânea.

Em geral, o aparecimento do sulco nasogeniano, termo clínico correto, acontece a partir dos 30 anos, mas pode acontecer mais cedo. Ele é ocasionado pelo processo do envelhecimento natural da pele, bem como pelas expressões faciais entre os lábios e as bochechas, e pela perda do colágeno e elastina decorrente do passar do tempo, o que deixa a pele mais elástica, tornando essa marca mais visível e incômoda. Outros fatores relacionados são a reabsorção dos coxins de gordura, que ocasiona a falta de sustentação da pele e leva à ‘queda da face’ e ao aspecto de ‘rosto derretido’; e a própria perda de sustentação da região em questão.


Outros fatores importantes que podem favorecer (e até antecipar) o aparecimento do problema são:

  • Exposição ao sol sem proteção, pois prejudica a pele tornando-a mais seca e com maior probabilidade de aparecimento de rugas, de mudança na textura e, assim, consequentemente evidenciando as linhas de expressão;
  • Alimentação desequilibrada e o consumo excessivo de açúcar no organismo;
  • Baixa ingestão de água ao longo do dia;
  • Emagrecimento de forma rápida causando a aparência de ‘bochechas derretidas ou caídas’;
  • Sono irregular e/ou poucas horas de sono;
  • Tabagismo;
  • Consumo em excesso de bebidas alcoólicas.

Com a alta tecnologia dos procedimentos faciais existem ótimas opções de tratamentos para essa queixa, e hoje em dia não é necessária a realização de uma cirurgia ou de um processo extremamente invasivo. Na minha opinião, a melhor estratégia de tratamento é a junção do uso de bioestimuladores de colágeno, como ácido hialurônico, com radiofrequência ou ultrassom microfocado, pois um procedimento potencializa o outro, devolvendo qualidade à pele, com resultado mais próximo do natural. Elaine Vasconcelos @dra.elainevasconcelos é biomédica esteta especialista em procedimentos faciais. Atua na área há 13 anos, prezando pela naturalidade dos resultados.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *