Agenda Semanal de posts no instagram para engajar seu público

Engajar nas redes sociais depende da constância das postagens. E, para ter constância e não faltarem ideias para as publicações, o ideal é criar uma linha editorial. A linha editorial é uma ferramenta do Marketing de Conteúdo que ajuda a definir as temáticas que são abordadas nas redes. 

A linha editorial tem origem no jornalismo e nela as matérias ficam separadas por editorias como, por exemplo, política, lazer, polícia, esportes. Dessa forma, o conteúdo abrange diversos públicos em um mesmo lugar. O mesmo pode ser adotado para as suas redes sociais, que são o “jornal” (canal de mídia) da sua marca.

Além de comunicar, a linha editorial auxilia na constância de conteúdos, estabelecendo um número de postagens (seja diário, semanal ou mensal), planejando, portanto, qual assunto será abordado em cada ocasião e o seu formato da publicação. 

Pensando em aumentar o seu engajamento no Instagram, criei 7 sugestões de posts que podem lhe ajudar a se aproximar do seu público e compor a sua linha editorial.

Segunda-feira – Inspiração/motivacional

Comece a semana transmitindo ânimo e motivação para o seu público. Publique uma foto sua animada, uma mensagem inspiradora em um card ou então um reels da sua rotina de exercícios matinais para começar bem a semana. Ah, e não se esqueça da música alto astral como tema! Seja a inspiração que o seu público precisa. O formato é você quem escolhe. 

Terça-feira – Resultados

Chegou a hora de você criar um storytelling sobre os seus atendimentos. Aproveite para contextualizar a história de algum paciente, conte a trajetória dele desde que chegou à sua clínica até conquistar o resultado. Se possível, mostre as fotos do resultado e, se autorizado, o antes x depois.Neste caso, use os stories (em vídeo) para contar a história. Outra ideia é utilizar um post no feed (que também deve ser repostado nos stories) sobre o antes x depois. 

Quarta-feira – Conteúdo de valor

Ressalte a sua autoridade com conhecimento nas redes sociais. Compartilhe conteúdos que ajudem a audiência a conhecer algo novo, desminta informações falsas, esclareça dúvidas e/ou dê dicas sobre home care. Esses conteúdos podem ser em diversos formatos. Para as dúvidas e com o propósito de engajar, abra uma caixinha de perguntas nos stories. Para conteúdos de conhecimento como, por exemplo, ‘Como escolher o melhor protetor solar?’ ou ‘5 dicas para pele oleosa’, você pode fazer posts estáticos para o feed e explicar em formato de reels.

Quinta-feira – Engajamento

Faça posts para testar seus seguidores através de enquetes, perguntas de conhecimento ou até desafios em grupo. Proponha, por exemplo, 30 dias sem apertar acnes em casa. Ou então, 30 dias ingerindo 2 litros de água por dia. No caso de desafios, faça um acompanhamento e, além disso, estimule os pacientes a publicarem sobre o desafio nas redes sociais. Para teste de conhecimentos, utilize os recursos dos stories. Para engajar sobre o desafio, por outro lado, publique no feed e stories.

Sexta-feira – Trends do momento

Explore um conteúdo cômico ou meme do momento. Adapte a linguagem para o seu público e, dessa forma, aproveite o alto engajamento dessa tendência. Uma forma de “surfar” nessa onda é, por exemplo, utilizando áudios populares nos reels ou imagens que você possa adaptar para o feed. 

Sábado – Humanização

Mostre o que você gosta de fazer no sábado, quais os seus hobbies, lazer, momento com a família ou amigos. Afinal, o conteúdo humano tem o objetivo de gerar conexão com o público. Utilize os stories e o feed.

Domingo – Bastidores

Por fim, é importante que você mostre a vida como ela é: o real. Portanto, comece o domingo com algum ritual de autocuidado que você usa e que pode ser seguido por suas pacientes em casa, como meditação ou skincare. Outra opção é a de mostrar como é a sua preparação para a semana por meio de rotina de planejamento, posts e agendamentos. Para isso, utilize os stories e o feed.

Tiago Mário @tiago.mario é formado em Publicidade e Propaganda e cofundador do grupo Estética Experts @esteticaexperts. Trabalha com o propósito de ajudar profissionais da Estética a lotar a agenda usando Marketing Digital. A sua vivência direta com biomédicos, fisioterapeutas, enfermeiros e esteticistas de todo o país, permitiu compreender em detalhes as alegrias e os inúmeros desafios de empreender na área da Estética baseada em evidências.

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