O relato de uma estudante, que viralizou na rede social TikTok, em setembro, deixou muita gente impressionada. Isso porque a jovem mostrou imagens de seu rosto deformado pelo inchaço, em decorrência de uma grave reação alérgica a um produto utilizado para reverter o preenchimento labial, um dos mais famosos procedimentos realizados na Harmonização Facial.
Em seu depoimento na época, a influenciadora digital de 20 anos contou que foi a terceira vez que se submeteu à técnica, sendo que nas duas anteriores não houve problemas. No entanto, o acúmulo do ácido hialurônico aplicado acabou deixando seus lábios tortos.
Vale salientar que, embora seja um conjunto de técnicas minimamente invasivas, a Harmonização Facial requer cuidados. O profissional precisa ser especializado na área, pois um dos erros mais comuns em harmonizações faciais mal sucedidas é a aplicação de produtos como ácido hialurônico em excesso, o que acaba deixando a região inestética, resultando em problemas como inchaços recorrentes e deformidades. Foi o caso!
Para resolver o problema, a jovem foi submetida à aplicação de hialuronidase, uma enzima que atua diretamente no ácido hialurônico, degradando instantaneamente o produto. Existem casos em que essa reversão é feita apenas com uma sessão, mas outros exigem mais. E apesar de ser um processo que não costuma gerar qualquer dano ao paciente, como tudo há exceções. De novo, foi o que aconteceu com a jovem.
A aplicação da enzima para reverter o preenchimento labial deu início a um verdadeiro pesadelo. Como não foi feito um teste antes da aplicação, ela teve reações imediatas, como queimação e dor, e logo o inchaço dos lábios se espalhou por todo o seu rosto, deixando-a irreconhecível.
Alguns pacientes podem de fato apresentar reação alérgica à hialuronidase, mas não é comum o surgimento de um processo alérgico à enzima de degradação. Porém, o produto pode gerar edema, eritema, rubor e um halo circunscrito que tende a desaparecer dentro de poucas horas.
Em virtude dessas possibilidades, é importante que o profissional tenha qualificação para realização da técnica, para em casos de emergência proceder a resolução do problema de forma eficaz. Existem raros pacientes que podem sim apresentar uma reação alérgica imediata – chamada angioedema – e que se não controlada pode gerar maiores repercussões. Lembrando que a enzima hialuronidase é um produto que não deve ser temido, pois proporciona mais benefícios ao dia a dia clínico do que dores de cabeça.