Por onde começa uma boa apresentação

Os constantes desafios da comunicação com clientes, em reuniões, em público e em vídeo trazem a responsabilidade de o profissional se preparar para cada situação e, por isso, saber se expressar está diretamente relacionado ao desenvolvimento de carreira. Independentemente da profissão, todos nós sabemos que em algum momento, vamos precisar nos expor muito bem, transmitindo com clareza as nossas ideias diante de um grupo.

Os neurônios-espelhos representam a base neural de um mecanismo que cria uma ligação entre o remetente de uma mensagem e o seu destinatário. Graças a esse mecanismo, as ações feitas por outros indivíduos tornam-se mensagens que são entendidas por um observador sem qualquer mediação cognitiva. (Rizzolatti; Craighero, 2004).

Para sermos compreendidos, o domínio do conteúdo e a forma de apresentá-lo devem andar juntos. A linguagem paraverbal, que representa o modo de falar, é tão importante quanto o conteúdo a ser transmitido e há muitos detalhes a serem compreendidos e dominados em cada um deles.

A busca constante pelo aprimoramento da comunicação permite falar com segurança e transmitir credibilidade. Profissionais preparados não deixam a desejar.

Uma apresentação de alta performance é aquela que começa por uma boa preparação, levando em consideração três pontos essenciais.

Domínio do assunto

Por mais que você seja expert em um determinado tema, atualize-se sempre! Busque renovar o seu conhecimento diariamente. Ao definir o tema da sua apresentação, pergunte-se qual é relevância dele para quem vai ouvir. Questione-se, saudavelmente, sobre a sua didática de compartilhar o que sabe.

Organização

Ao definir o conteúdo, a etapa seguinte será organizá-lo. Por mais óbvio que pareça, estruture as ideias e fale com começo, meio e fim, sem abrir parênteses desnecessários. Sugiro que elabore tópicos, converse mentalmente com cada um deles e crie um roteiro. Você notará que ao visualizar a sequência de suas ideias, os tópicos organizam-se melhor. Muitas vezes, eles precisam mudar de lugar para que a fala seja fluida. Não escreva o texto e nem o decore porque sua mente ficará presa à estrutura das frases e palavras. Isso impedirá que a sua fala seja natural.

Somente após a estruturação do seu roteiro, passe para a preparação do material de apoio. Um grande erro é iniciar a sua preparação por esse suporte. Um assunto bem estruturado permite que você elabore uma apresentação com tópicos e imagens. Ainda há profissionais que usam o material de apoio como “cola”. Por isso, enchem a explanação de texto e ficam presos a eles, tornando-a entediante.

Treinamento

Quando o assunto já estiver organizado, inicie outra etapa importantíssima: treine a sua apresentação. Pratique a sua fala em frente a um espelho e faça um vídeo para se autoanalisar e corrigir o conteúdo e também a sua voz, postura, dicção e fluência – esses quatro aspectos vão assegurar que a sua apresentação seja consistente e autêntica.

A autenticidade é um elemento essencial para uma comunicação bem sucedida. A naturalidade é a capacidade de se permitir ser autêntico, sem querer interpretar um personagem de si mesmo que se adapte às circunstâncias para agradar aos outros. Ser natural na comunicação é ter desenvoltura ao falar e se conectar verdadeiramente ao outro. O segredo está em se preparar e dar o melhor de si, sempre! Cida Stier @cidastier é consultora em Comunicação, PhD em Fonoaudiologia. Atende profissionais de diversas áreas, que buscam se comunicar melhor com seus públicos de interesse, desbloqueando a comunicação para falar com clareza e se posicionarem com segurança em reuniões privadas, em público e/ou em vídeos.

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