Cada vez mais mulheres, de todas as classes sociais, aderindo à técnica de embelezamento e realce de cílios indica, no mínimo, que este é um mercado em franca expansão, que veio para ficar e que está sempre em movimento com novidades das boas. Por isso mesmo, fizemos uma pesquisa com ajuda de experts para trazermos as tendências em lashes – o que já chegou (oba!) e o que vem por aí (tcham tcham tcham tcham)
Karina Hollo (@karinahollo)
Sem sombra de dúvidas, os cílios são um dos focos de qualquer look, turbinando o poder de sedução dos olhos à última potência. E como todo mundo quer praticidade, as extensões são uma ótima pedida e caíram definitivamente no gosto da brasileira. “Eu acho que a grande possibilidade do mercado são as novas tecnologias usadas nos adesivos, que prometem maior durabilidade e requerem mais controle no tempo de secagem, permitindo uma técnica mais segura, com menor tempo na execução e maior durabilidade no procedimento. Acho que essa é uma tendência muito forte do ponto de vista tecnológico”, fala Alexandre Simas, Coordenador do megaevento Lash Artist Brasil, que acontece dentro do Estética In. Aliás, falando em aumentar a duração dos lashes, a dica para a consumidora de maquiagem, de sombras em pós, por exemplo, é que ela troque por produtos cremosos. “Deixando cair menos pó sobre a extensão de cílios, a duração dela acaba sendo maior.”
Hit de 2023
Ele conta que uma outra tendência que chegou como novidade e vem ganhando as ruas é o efeito Foxy Eyes, os olhos de raposa, com cílios alongados somente no canto externo. “Esse estilo fica realmente muito especial, dando uma ideia de que a pessoa está levemente maquiada, e ganhou ainda mais força por causa das fashionistas, influencers e celebridades, trazendo aí um efeito incrível para grande maioria das mulheres”, continua ele. A lash designer, palestrante, empresária e influencer Thaís Giraldelli concorda: “A grande tendência para 2023 serão os cílios com efeito Fox Eyes, delineado. Estamos deixando a era do volume russo e mega volume para entrar na era do volume brasileiro e capping. As mulheres têm ousado e aderido a cílios com glitter, um toque de cor e até fios de ouro”.
Mais naturalidade
“Um olhar mais atraente e elegante, mas com muita naturalidade é a grande tendência de 2023”, diz Raquel Rocha, especialista em sobrancelhas e lash lifting do Easy Lips, do Rio de Janeiro. “Já existem, por exemplo, técnicas nas quais a aplicação de cílios fio a fio dá a impressão de estar apenas usando máscara. E o que é melhor: hoje os procedimentos são mais rápidos, alguns feitos em apenas 45 minutos.”
Viemos da era do volume russo, do mega volume, dos fios carregados e longos… “Mas o que tem sido mais pedido nos estúdios agora são os fios com aspecto mais natural, menores e mais espaçados. Os mais cheios e dramáticos têm sido deixados para momentos especiais, como festas e viagens”, conta Thaís.
Ainda de olho no que vem por aí, Alexandre também aposta em looks com mais naturalidade, incluindo cílios nas variações de marrom. “É uma técnica aplicada para híbridos, para egípcio, para efeito brasileiro ou até mesmo alguns volumes, mas que trazem na coloração marrom o efeito de naturalidade principalmente para as pessoas de pele muito clara. Indicado também para senhoras de cabelos grisalhos, trazendo um resultado de expressão para os olhos e para a face incrível, com muita naturalidade.”
Evoluções no setor
Simas analisa que vem perdendo força o volume russo e ganhando muito terreno o efeito dos fios tecnológicos. “Eles entregam bastante volume e expressão, com mais naturalidade. Então, acho que a gente tem uma troca da técnica aí e acredito que as pessoas aprenderam a usar os cílios a seu favor. Cada vez mais vemos as mulheres usufruindo da técnica pela praticidade, pela forma rápida com que ela se mantém pronta e expressiva, ganhando muito tempo na hora de se arrumar. Basta passar um filtro solar com cor, um blush, um batom, e ela está pronta. Tendo a sobrancelha bem delineada, ela precisa de pouca coisa!”, reflete Alexandre Simas.
Exportando talentos
Alexandre observa que vemos cada vez mais as mulheres que trabalham no setor de extensão de cílios estão criando as suas especialidades – algumas especializadas em efeitos naturais, outras em Foxy Eyes, outras mentoras se tornando grandes profissionais no mercado nacional e internacional. “Temos brasileiras despontando os serviços de extensão de cílios em vários lugares do mundo, criando suas próprias técnicas e tendências”. Hoje o Brasil é um exportador de talento, assim como é um país onde a educação no setor se torna cada vez mais forte. “Com toda certeza, os últimos cinco anos foram revolucionários para o mercado de beleza, em especial para o setor de cílios, que se organizou de forma muito profissional e hoje gera renda para dezenas, centenas, milhares de famílias – seja a extensionista que atenda EM domicílio, seja a que tem seu próprio estúdio, a que trabalha dentro de um espaço de beleza prestando esse serviço.” Com o mercado se organizando de forma forte, organizada e profissional, há cada vez menos espaços para as pessoas despreparadas, para um setor que exige muita qualificação e paixão pelo que se faz. “Teremos mais empresas nacionais investindo em importação de material de qualidade, profissionais brasileiras em destaque no exterior e profissionais cada vez mais capacitadas. Os eventos seguem intensos, mas é preciso selecioná-los para que invista seu dinheiro corretamente”, finaliza Thaís.
FRASES
“A grande tendência para 2023 serão os cílios com efeito Fox Eyes, delineado. Estamos deixando a era do volume russo e mega volume para entrar na era do volume brasileiro e capping. As mulheres têm ousado e aderido a cílios com glitter, um toque de cor e até fios de ouro”
Thaís Giraldelli, lash designer, palestrante, empresária e influencer
“Temos brasileiras despontando os serviços de extensão de cílios em vários lugares do mundo, criando suas próprias técnicas e tendências. Somos uma referência como profissionais nesta área que tem crescido tanto”
Alexandre Simas, Coordenador do Lash artist Brasil