Em tempos nos quais a experiência do cliente se tornou algo indispensável para o sucesso nos negócios, uma ferramenta muito útil entra na moda: o marketing sensorial. Conheça em detalhes esta área que, como o nome sugere, utiliza os cinco sentidos para alavancar vendas, criar laços com a clientela e fazer do atendimento algo inesquecível
Caio Camargo @camarcamargo
As ferramentas de marketing só aumentam a cada dia, pois a utilização da IA (Inteligência Artificial) potencializa o processo criativo. Mas sempre é tempo de revisitar os sentidos básicos que nos acompanham desde sempre:
. tato
. olfato
. paladar
. visão
. audição
Esse quinteto simples, mas poderoso é o responsável por estimular os clientes nos sentidos mais especiais, conquistando atenção, interesse e gerando negócios. Nos meios acadêmicos estas ações receberam o pomposo nome de marketing sensorial. Mas, os antigos comerciantes, precursores do sucesso, diriam que, ao estimular os cinco sentidos, você estará apenas mimando a clientela. E ela sempre encontrará motivos para voltar.
Atualmente, você já percebeu que o objetivo é criar a atmosfera perfeita de vendas, desenvolvendo uma espécie de exclusividade, dando asas à imaginação. O olfato, paladar e audição, por exemplo, não estarão ligados diretamente à sua clínica, centro estético ou local de atendimento, mas servem para despertar a necessidade de realizar um procedimento, ou fazer uma compra a partir de estímulos. Esse movimento positivo provoca bem-estar, impulsividade, desejo.
O marketing sensorial é praticado até mesmo de forma involuntária. Pense em uma clínica estética que oferece não só água e café, mas um grão gourmet, uma bebida mais elaborada como capuchino ou frapé, ou ainda algum tipo de lanche para o cliente. A sensação de espera – algo sempre negativo – é amenizada pelo sentido do paladar. Há aqui a transformação em algo agradável e prático.
A visão é um dos sentidos mais poderosos que temos para reconhecer uma marca. A identidade visual serve para uniformizar o branding, com cores, fontes, formas. Isso fará com que você seja lembrado de uma forma especial. Sempre é bom lembrar do cuidado com a vitrine, ou gôndola se houver um ponto de venda no estabelecimento.
O tato pode parecer um pouco mais difícil de ser explorado. Mas, na clínica, por exemplo, significa oferecer um contato real com os produtos que são trabalhados. Uma pequena amostra da textura, da consistência, do cheiro, com explicações pertinentes fará sempre a diferença. Em relação aos móveis privilegie a ergonomia, o conforto, o aconchego. E aqui, vale lembrar que a cosmeticidade de produtos conta muito, ou seja, este ponto é algo que começa na hora de opção de compra dos produtos utilizados em procedimentos.
A audição costuma ser uma ótima ferramenta do marketing sensorial para a associação subjetiva. Quem aí não se lembra das músicas de elevador? Elas serviam para desanuviar o ambiente para aqueles que se sentiam desconfortáveis. Para usar o mesmo estímulo, que tal criar playlists pensando no seu público para a sala de espera? Analise o target da clientela e leve em conta aspectos como volume da música e disposição das caixas de som para proporcionar uma experiência única.
Por último, talvez o mais significativo, vem o olfato. Para desvendarmos esse sentido, contamos com a ajuda de uma das maiores especialistas no mercado de perfumaria nacional: Renata Ashcar @renataashcar, autora do Guia dos Perfumes, obra referência no tema e já em sua décima edição.
“Eu acho que o olfato é uma importante ferramenta para fidelizar o cliente, pois trata-se do nosso sentido mais primário: quando você sente um cheiro ele te conecta diretamente com a emoção. Mas os cuidados com uma assinatura olfativa devem ser redobrados porque a criação deste cheiro deve envolver elementos que tenham peso, representatividade na marca. E assim possam trazer esses valores por meio dessas nuances, desses aromas”, diz Renata.
O empreendedor deve se preocupar ainda com a exclusividade. Isso criará uma identidade olfativa única. Fuja da banalidade, dos caminhos já existentes e procure na elaboração da fragrância elementos que façam parte, que representem seu negócio. Os colaboradores também devem receber um treinamento especial que enfatize o registro da assinatura olfativa.
Renata Ashcar enfatiza que a jornada positiva do consumidor geralmente garante mais vendas. “Nós acompanhamos ao longo da história, algumas marcas no Brasil, que o cheiro começa como uma assinatura no ambiente e acaba virando uma fragrância que é comercializada em home spray ou até perfume. As pessoas ficam encantadas, algo que acaba transmitindo toda esta atmosfera”, conclui.
De forma mais ampla, o marketing sensorial vai ajudar o empreendedor a criar vínculos emocionais com o consumidor, explorar produtos além do óbvio, estimular o desejo de compra, fidelizar e encantar a clientela e desenvolver uma identidade inovadora e única.
FRASE
“O olfato é uma importante ferramenta para fidelizar o cliente, pois trata-se do nosso sentido mais primário: quando você sente um cheiro ele te conecta diretamente com a emoção. Mas os cuidados com uma assinatura olfativa devem ser redobrados porque a criação deste cheiro deve envolver elementos que tenham peso, representatividade na marca” Renata Ashcar, autoridade mundial em perfumaria e essências