O setor da Estética é dinâmico e bastante ágil no que tange às inovações, quer sejam técnicas ou tecnológicas. Neste sentido, tais inovações vêm auxiliando em um ciclo virtuoso maior, que evolui a passos largos: é o setor da Medicina da Longevidade.
Na medida em que descobrimos maiores informações acerca do metabolismo humano, da epigenética, do valor da alimentação saudável, da Medicina Esportiva e também das técnicas de Estética, vamos observando um crescimento gradativo na longevidade do indivíduo.
A própria evolução da ciência médica em geral e das pesquisas acerca do papel da Física Quântica e das energias eletromagnéticas que sustentamos, vem se traduzindo também em longevidade para o ser humano.
Para os profissionais da Estética chega uma responsabilidade: a de contribuir com esta importante questão do envelhecimento saudável e bem conduzido, de modo a trazer satisfação e felicidade, mais que um processo de queda longa da vitalidade como um todo apenas monitorado por técnicas paliativas.
Desde as técnicas estéticas que buscam restaurar e proteger a pele do contínuo processo de envelhecimento até a tecnologia de suplementação, tudo concorre para que o profissional da Estética se torne mais um parceiro da classe médica que atua no setor, como cirurgiões plásticos e dermatologistas, ou médicos que atuam no ramo da longevidade saudável de forma geral, com o objetivo único de buscar evoluir e trazer o melhor tratamento e opções para o paciente desejoso de realizar sua caminhada na longevidade com saúde e satisfação pessoal.
Nos próximos anos, veremos um salto tecnológico sem precedentes no que tange especialmente às associações entre procedimentos cirúrgicos e estéticos, bem como no papel da Física Quântica e da energia eletromagnética como fator de terapia e cura, além dos resultados advindos de pesquisas genéticas.
Dito isto, cabe ao profissional da Estética e às empresas do setor manter e aprimorar as pesquisas em parceria com profissionais da Medicina para que, unificando experiências e contribuindo com novos insights e soluções, seja possível atingir o maior objetivo de todos, que é o atendimento completo e ético do paciente.
E não custa relembrar uma regra de ouro que todos devemos seguir: somente faça para os outros, aquilo que gostaria que fizessem para você. Este é o código moral do sucesso! Dr. Remi Goulart @dr.remigoulartjr é cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e de importantes associações internacionais, como American Society of Plastic Surgeons (ASPS), International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS).