A palavra da vez em estética é Harmonização, muito pela demanda por naturalidade. E o conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo promover, através de recursos minimamente invasivos, a harmonia dos ângulos da face e dos lábios, traz esse toque natural ao rejuvenescimento. Esses procedimentos estão mundialmente consolidados.
O conceito de Harmonização Facial, a cada dia se desenvolve, projeta novas vertentes e crescimento na área da Estética. A evolução dos métodos de tratamento se faz necessária, a fim de trazer mais assertividade de prognóstico e ainda agregar maior valor ao tratamento em um mercado que se mostra cada vez mais disputado e que vai muito além da Estética, pois sua contribuição para a autoestima atinge diretamente a sensação de bem-estar e felicidade do paciente.
Com a evolução do segmento da Estética, grandes avanços tecnológicos nascem. Visando agilidade na recuperação dos pacientes, sem perder os resultados frente aos tratamentos de Harmonização Facial, surgiu a técnica da Intradermoterapia Pressurizada. A ideia principal é que menos é mais, é realçar o que o paciente tem de bonito.
Conceitos de base
Mesoterapia – ação de substâncias específicas sobre os tecidos derivados da mesoderme (tecido ósseo, vasos sanguíneos, sistema retículo endotelial e tecido conjuntivo).
Intradermoterapia – ação de substâncias específicas sobre o tecido conjuntivo.
Intradermoterapia pressurizada – ação de substâncias específicas sobre as camadas da pele e tecido subcutâneo, sem agulhas.
O que é Intradermotepia Pressurizada
É um dispositivo com sistema pneumático que permite a administração de substâncias específicas, sem a utilização de agulhas, através de jatos de pressão com alta velocidade.
O dispositivo de pressurização utiliza a fonte de energia que leva à propulsão do jato – trata-se, normalmente, de uma mola ou ar comprimido. Os injetores são acionados manualmente, de maneira que descomprimem a mola ou o ar, levando ao rápido aumento de pressão, que movimenta o pistão, e este propulsiona a formulação, através de um orifício com diâmetros de aproximadamente 200 μm.
Biossegurança Clínica
Como qualquer procedimento invasivo ou minimamente invasivo, para a realização da técnica de intradermoterapia pressurizada faz-se necessário o apontamento de algumas diretrizes específicas e de alto grau de importância para que o tratamento transcorra de forma satisfatória e com mínima incidência de intercorrências possíveis:
- Realização de anamnese específica,
- Produtos estéreis e com formulação compatível à técnica,
- Dispositivo de pressão e acessórios (seringa e adaptador) com registro na ANVISA,
- Utilização de EPIs e paramentação profissional adequada,
- Assepsia no local a ser tratado,
- Profilaxia pós-imediato,
- Orientações e cuidados após procedimento,
- Recomendação home care adequada.
INOCULAÇÃO PRESSURIZADA HIDRO LIPO PREEENCHEDORA
Ativos em destaque:
Ácido Hialurônico Reticulado Dermahyal (CLHA)
Ativo cosmético inovador com sistema de liberação do ácido hialurônico cross-linked (tecnologia que fornece a durabilidade do ácido ao organismo) associado aos benefícios das vitaminas B1 + B2 + B5 + B6 + B9 + B12, proporcionando intensa hidratação cutânea e efeito antiaging prolongado.
Pantotenato de cálcio: melhora a regeneração cutânea;
Riboflavina: envolvida na formação de numerosas oxido-redutases;
Niacina: promove regeneração cutânea;
Ácido pantotênico: proporciona hidratação à pele; Tiamina: proporciona melhora na aparência da pele;
Piridoxina: recupera a resistência e proteção dos tecidos.
Oligo HA
Através do efeito de preenchimento, aumenta a espessura epidermal, melhorando a sua textura e minimizando as rugas. Aumenta a expressão do gene P63, que mantém o potencial proliferativo das células progenitoras epidérmicas e participa da expressão de genes envolvidos na homeostase e integridade do tecido epitelial. Aumenta também a expressão do OLIGO HA receptor de superfície integrina beta-1, que tem a capacidade de associar-se com a integrina alfa 1 e integrina alfa 2 para formar complexos que funcionam como receptores de colágeno.
Volufiline
Efeito em adipócitos estímulo de proliferação, diferenciação e armazenamento de gordura.
A atividade do VOLUFILINE™ (concentração a 1% equivalente a sarsasapogenina 10μM) foi avaliada em culturas de pré-adipócitos e adipócitos (3T3-L1).
Diferenciação dos pré-adipócitos……………………………………………………………. +201%
Medida da atividade do marcador de diferenciação G3PDH
Proliferação dos adipócitos…………………………………………………………………… +32%
Armazenamento de gordura…………………………………………………………………….. +641%
Complexo Medcell
Mecanismo de ação:
- Biossíntese e regeneração de moléculas estruturais;
- Retardo da senescência celular;
- Estímulo da atividade mitocondrial;
- Aumenta a biorreceptividade de ingredientes;
- Garante a homeostase do manto hidrolipídico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Braz A, Sakuma T. Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face. Guanabara Editora. 1ª Edição. 2017.
- Souza Alexandre, Prevenção e manejo das complicações em Harmonização Facial. Napoleão editora. Volume 6. 1ª edição. 2020.
- Literatura DERMAHYAL®. Lemma.
- Literatura Oligo HA. Nutrifarm.
- Literatura Volufiline™. Pharma Special.