MINHAS REDES, MINHA VIDA

Trajetórias de respeito

Em meio a tantos perfis online, é importante também se inspirar em referências que têm uma longa e respeitada trajetória na área da estética. Este é o caso da HTM, que há 25 anos produz equipamentos para estética e fisioterapia; e da premiada esteticista, cosmetóloga e biomédica esteta Cláudia Schwingel. Aqui, elas contam como divulgam seus trabalhos e sua marca e compartilham conhecimentos em suas redes sociais, que são avaliadas pela relações públicas especializada em comunicação estratégica Tatiana Fanti

Shâmia Salem @shamiasalem

AS REDES DE @CLAUDIASCH_ESTETICA

… na visão da própria biomédica esteta

  • Papel das redes – Tenhoperfil online há muito tempo, desde a época do Orkut. Por isso, sempre acompanhei as mudanças, evoluí junto e aderi às novas plataformas que surgiram, criando perfis nas mais relevantes. Acho isso essencial, principalmente na nossa vida profissional. Tanto que outro dia, durante uma conversa com uma amiga, comentamos que, por conta das redes sociais, a gente nem precisa mais de cartão de visitas, porque a sua apresentação acontece na internet. É ali que a gente se mostra, se conecta com o público que queremos atingir e atrair – e isso vale tanto para pacientes, já que realizo atendimentos em consultório, quanto para profissionais da área que querem se atualizar e especializar, porque também dou aulas e palestras em congressos de estética dentro e fora do Brasil.
  • Posts de sucesso – As postagens que me dão mais retorno são, sem dúvida, as que têm vídeos meus. Isso acontece porque os seguidores têm curiosidade de ver como o dono da rede social fala, se movimenta, realiza procedimentos… Também são bem recebidos, trazem bastante interação e engajamento os posts de trends, que, além de divertidos, mostram que estamos antenadas.
  • Dicas para pensar em conteúdos – Comodou muitas aulas e palestras,meus maiores seguidores são profissionais da área da estética. Como consequência, boa parte das publicações que faço são voltadas para eles. Dentro desse universo, vario nos temas, para surpreender e manter o interesse. Assim, em vez de divulgar apenas meus cursos e aulas, faço conteúdos sobre tecnologias, produtos, protocolos, procedimentos e até sobre minha vida pessoal, pouca coisa, claro. Com isso, acabo atraindo também pessoas que simpatizam e dizem que gostariam de fazer tratamentos comigo, ampliando, por tabela, minha base de pacientes. 
  • Estratégias que fizeram as redes bombarem – Uma novidade que lancei e deu um retorno considerável foi o quadro “Doutora Cláudia responde”, em que convido as pessoas a mandarem dúvidas relacionadas à estética. Para mostrar comprometimento e respeito à audiência, me organizo para responder as questões uma vez por semana. Esse cuidado estimulou as pessoas a interagirem ainda mais nesses vídeos, gerando discussões bastante positivas e ampliando a rede de seguidores.
  • Redes que te inspiram – Estou sempre atenta às publicações de três perfis em especial: da escola Equilibre Cursos de Aperfeiçoamento em Estética (@equilibre.cursosfb), da doutora Rhayssa Ribeiro (@rhayssarribeiro), fisioterapeuta e graduanda em biomedicina, e do doutor Bruno Caíque (@drbrunocaique), farmacêutico esteta, especialista em beleza regenerativa e criador do Peeling 9 Ácidos.

(legenda para a foto da Cláudia)

Cláudia Schwingel é esteticista, cosmetóloga e biomédica esteta, possui sete certificações internacionais e foi premiada duas vezes como Melhor Profissional da Estética pelo Estética Business Awards, uma em 2022 e outra em 2023.

AS REDES DE @CLAUDIASCH_ESTÉTICA SOB A ANÁLISE DE TATIANA FANTI, RELAÇÕES PÚBLICAS ESPECIALIZADA EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E FUNDADORA DA PRIMA DONNA (@PRIMADONNACOMVC)

  • Post bem-sucedido – Posts de antes e depois com fotos reais sempre ganham pontos positivos – com quem trabalha em comunicação e com o potencial paciente, que quer ver o resultado de verdade. Hoje é muito comum que, por praticidade, ainda se trabalhe com imagens fornecidas pelas empresas das tecnologias em estética, o problema é que sabemos que elas são retocadas; e, mesmo sendo mínimos, retoques são sempre retoques. Por isso afirmo que a doutora Cláudia acertou em cheio quando trouxe a foto de um resultado real e na legenda explicou qual foi o procedimento (preenchimento, no caso deste post) e ainda fez a chamada para ação. Nota 10! (ilustrar com https://www.instagram.com/p/DDhKpN_pWOw/)
  • É bom, mas poderia ficar melhor – Aqui, a doutora Cláudia tinha uma chance de ouro de atrair mais engajamento para o post. É que tanto a chamada quanto a foto usada chamam bastante a atenção (imagens que tragam o profissional sempre dão mais engajamento do que as fotos de bancos de dados. Não esqueça que redes sociais são – como diz o próprio nome – sociais, então, o conteúdo que carrega essa pessoalidade geralmente é o que mais faz sucesso), mas a legenda não é tão aprofundada. Veja que a chamada do post diz “Tudo que você precisa saber sobre ácido hialurônico” e a legenda desse “tudo” tem apenas seis linhas, sendo que duas delas são dedicadas à “chamada para a ação” que, nesse caso, era para agendar uma avaliação. O post tinha bastante potencial, poderia ser um carrossel explicando de fato tudo o que a pessoa precisa saber sobre o procedimento ou ser transforada em um reels, o que aumentaria o alcance. Um exemplo de boa ideia de conteúdo que não foi tão bem utilizada como poderia. (ilustrar com https://www.instagram.com/p/DGvOvlix1bf/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==)
  • Dicas de sucesso

— Em um perfil profissional, o conteúdo sempre precisa ser claro para que quem entra pela primeira vez entenda rapidamente do que ele trata – no caso da doutora Cláudia, já que ela é uma biomédica que trabalha na área da estética.

— Essa clareza também vale para a bio, que deve trazer informações importantes e que deixam a pessoa segura sobre a atuação séria do dono do perfil. No caso da doutora, ela destaca seu número de registro profissional, algo que pode até parecer pequeno, mas que dá segurança para quem pretende aprender com ela ou ser sua paciente. Isso vale para a descrição dos prêmios e certificação internacional. Tudo muito direto ao ponto, o que ainda vale como alerta para quem gosta daquelas bios poéticas, do tipo “Trago a sua autoestima de volta em um procedimento”. Nem toda bio precisa desse “romantismo”; precisa entender quem é o seu público-alvo e o que ele busca de fato.

— Em relação aos destaques, a sugestão é deixar apenas o que pode ajudar a atrair mais seguidores. Lembrando que “destaques” servem para que possamos rapidamente conhecer a pessoa ou o produto que ela vende, o que explica porque eles devem ser assertivos, diretos e instigarem a pessoa a buscar mais informações a respeito ou ir direto para um contato de agendamento, por exemplo.

— Capriche nas legendas, até porque hoje já conseguimos reconhecer textos escritos por inteligência artificial (IA). A aplicação de emojis em frases é algo bem característico da IA, e ver isso em várias legendas acende a luz de alerta para um conteúdo que não é autoral. Vale esclarecer que usar a IA não é condenável, pelo contrário, ela pode ser uma aliada, mas é preciso gerar depois um texto que seja autoral para que o perfil não perca a sua autenticidade. Fora que, para muitas pessoas, um perfil construído apenas com IA pode colocar em jogo a reputação da profissional.

AS REDES DA @HTMELETRONICA

… na visão do gerente de marketing da empresa, Luís Gustavo Andena

  • Papel das redes – A HTM Eletrônica marca presença nas redes sociais desde o lançamento destas plataformas no Brasil. Sempre estamos atentos às tendências do mercado e aos formatos mais eficazes para nos comunicarmos com o público de forma estratégica, atual e relevante. Mais do que canais de divulgação, as redes funcionam para a nossa empresa como espaços de troca, escuta ativa e construção de relacionamento. Por meio delas, conseguimos traduzir nossos valores, posicionar a HTM como referência em tecnologia e entregar conteúdos que realmente fazem sentido para o dia a dia dos profissionais da saúde, estética e reabilitação.
  • O poder da constância das postagens – Somos bastante ativos nas redes porque entendemos que estar presente no ambiente digital não é apenas uma questão de visibilidade, mas uma forma de gerar valor. Por isso, nossa estratégia vai além da promoção de produtos: buscamos responder dúvidas, compartilhar conhecimento e mostrar, com transparência, o que move a nossa empresa. Acreditamos em uma comunicação acessível, didática e com propósito.
  • Estratégias para atrair mais seguidores – Na HTM procuramos solucionar os problemas e as dúvidas dos profissionais através das redes sociais. Mais do que comunicar tecnologias e ações, focamos em entregar um conteúdo de valor que gere conexão e ajude quem atua na área. Além disso, buscamos mostrar a companhia em sua essência, como uma empresa humanizada, tecnológica e que está sempre aberta e atenta para ouvir o profissional. Toda a estratégia de comunicação sobressai com esses pilares.
  • Posts que fazem mais sucesso – Hoje, os vídeos têm um papel essencial na nossa performance digital, pois facilitam a comunicação e aumentam a identificação com nosso público.
  • Estratégias das publicações – Um dos maiores cuidados que temos nas postagens é o de usar uma linguagem objetiva e didática. Essa escolha acontece porque conhecemos a realidade dos profissionais: o tempo é curto e o conteúdo precisa ser claro e aplicável. Mesmo falando de tecnologia, buscamos simplificar sem perder a profundidade, tornando a comunicação mais acessível, acolhedora e próxima. Essa abordagem reforça nosso compromisso em ser úteis, humanos e parceiros no dia a dia do profissional.
  • Bastidores da produção de posts – Nosso planejamento digital é conduzido por um time multidisciplinar e estratégico, que atua em sintonia com todas as frentes de marketing da marca — como eventos, lançamentos, parcerias e relacionamento com o cliente. Isso garante que cada ponto de contato com a HTM, seja online ou offline, reforce a nossa identidade como uma empresa inovadora, colaborativa e comprometida com o sucesso dos profissionais que nos acompanham.

Há 25 anos no mercado, a HTM Eletrônica é referência na produção de equipamentos eletromédicos para estética e fisioterapia.

AS REDES DA @HTMELETRONICA SOB A ANÁLISE DA ESPECIALISTA TATIANA FANTI

  • Post bem-sucedido – Este é um super exemplo de post institucional. Ele explica sobre a empresa e de uma maneira bastante diferente: fala como a HTM está presente na vida de profissionais iniciantes e também na trajetória dos que já são renomados ou têm carreira mais sólida. No geral, as marcas de tecnologias conversam mais com os profissionais já consolidados (muitas vezes em decorrência do custo dos aparelhos), e falar também com quem está começando e oferecer soluções foi uma escolha inteligente da HTM. O formato carrossel permite explorar melhor o tema sem legendas enormes, e a forma como ele foi construído, com imagens junto dos textos, não torna o post cansativo, mas interessante. Ponto positivo; e apenas uma observação: esta é uma das postagens que poderiam ser fixadas na primeira linha do feed do perfil.
  • É bom, mas poderia ficar melhor – A ideia deste post é ótima e a captação das imagens também. Mas a trilha sonora peca ao ficar mais alta que a narração do vídeo. Fica difícil identificar se é uma pessoa que está falando ou se foi criado com inteligência artificial, e isso geralmente acontece quando a narração parece ser monótona quando comparada à trilha sonora escolhida. O intuito do post era vender a tecnologia da máquina e o texto escolhido está realmente bacana, no entanto, o conteúdo sofre a interferência do som alto e da fala robótica – o que pode refletir em baixo engajamento. Outro ponto importante que poderia ter sido trabalho é uma chamada para a ação: entre em contato, salve o vídeo, encaminhe… O ícone de compartilhar (o aviãozinho) sempre funciona melhor quando vem acompanhado de um pedido, especialmente porque tem gente que não sabe o significado deste ícone. Uma pena, porque a produção da captação de imagens foi ótima!

Dicas de sucesso

— Cuide para deixar a proposta da marca muito clara em seu Instagram – no caso da HTM, fornecer tecnologia para estética e fisioterapia. Na bio, a empresa destaca seu tempo de atuação no mercado, algo que chancela o trabalho da marca (se tem 25 anos, sinal de que faz um bom trabalho e se mantém no mercado).

— Invista em conteúdos em collab, ou seja, em parceria com clientes, que são uma aposta inteligente porque geram conteúdos que chamamos de prova social (ou seja, a marca sendo usada por clientes) e aumentam o alcance do perfil.

— Atente para a identidade visual estar sempre presente, seja com a logo sendo mais apresentada, seja com o jogo de cores da identidade visual… não esqueça que um perfil em qualquer rede social é uma representação virtual do que é (ou do que seria) o seu espaço físico.

— Sobre o link da bio, cuidado quando ele leva à uma “árvore de links”, que deve ser facilmente acessada para dar para a pessoa a liberdade de ir até o conteúdo que ela quer acessar com mais rapidez. Uma empresa pode estar perdendo acesso por essa dificuldade em seu link na bio! — Hoje, o Instagram permite fixar três posts em sua primeira linha no feed. É interessante usar este espaço para publicações estratégicas, que apresentam a empresa e falam um pouco mais a respeito de seus produtos e serviços. Isso vale para os destaques, espaços estratégicos que podem ser usados para contar melhor a respeito da marca e de suas so

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

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