O Mapeamento Facial é uma técnica de estudo do rosto, também conhecida como Visagismo, na qual são levadas em consideração as características faciais de cada indivíduo, o formato natural das sobrancelhas, bem como um passo a passo bem definido com a linha e o paquímetro para execução do mapeamento facial, sem o uso de regras, mas, sim, utilizando as próprias características de cada indivíduo para a execução da base do design de sobrancelhas ou micropigmentação.
Segundo Philip Hallawell, um dos maiores precursores do Visagismo no Brasil e no mundo, a técnica é um conceito que só pode ser aplicado com conhecimento profundo da linguagem visual, sabendo analisar tanto as características físicas (formas de rostos, tons de peles e feições) quanto a personalidade, e liberando a criatividade sem se prender a fórmulas ou regras. Ao longo do tempo, o Visagismo foi se desenvolvendo não só pelo conceito ser cada vez mais difundido, mas também pelo aprimoramento das técnicas de beleza, oferecendo além de qualidade no trabalho, um resultado harmônico para a cliente e segurança para o (a) designer na realização do procedimento.
Após sete anos de atuação no mercado, e tendo realizado mais de 15 mil procedimentos de design de sobrancelhas e micropigmentação, desenvolvi um método próprio, MPB, em um processo de criação que surgiu da necessidade de entregar um resultado capaz de seguir o rosto e as características de cada cliente, oferecendo um atendimento personalizado, com alto nível de qualidade e harmonioso.
O Método é dividido em três principais pilares:
Pilar 1: Características faciais do indivíduo – análise dos principais pontos do rosto de cada indivíduo.
Pilar 2: Respeito ao formato natural das sobrancelhas – os principais pontos são levados em consideração no mapeamento facial.
Pilar 3: Passo a passo bem definido – são os passos utilizados para identificação dos principais pontos e criação do mapeamento facial.
No primeiro pilar, são levados em consideração as características faciais do rosto de cada indivíduo, que são:
- Arco do cupido: região localizada na parte do lábio superior, considerada no mapeamento facial como uma área central do rosto a ser levada como referência e como uma das principais características marcantes do rosto.
- Meio do nariz: considerada como uma das principais regiões centrais do rosto de cada indivíduo, utilizada para dar norte ao eixo central do mapeamento.
- Curvatura da aba do nariz: ponto de referência para o encontro do início da sobrancelha do indivíduo.
- Bico da viúva: ponto de referência secundário para definição do eixo central da sobrancelha.
- Início dos pelos da sobrancelha: é uma base referencial, onde leva-se em consideração o máximo possível dos pelos, para definição do início da sobrancelha.
- Tragus: ponto de referência utilizado para definição do ponto alto da sobrancelha.
- Canto externo dos olhos: ponto de referência para definição do ponto final da sobrancelha.
O segundo pilar considera as características naturais das sobrancelhas de cada indivíduo, que são:
- Altura da sobrancelha: é a delimitação da parte superior natural dos pelos de uma sobrancelha.
- Espessura da sobrancelha: é o diâmetro da parte inferior e superior da sobrancelha, que forma a espessura inicial natural da sobrancelha.
- Pelos iniciais: ponto de referência utilizado juntamente à curvatura da aba do nariz para definição do início da sobrancelha.
O terceiro pilar leva em consideração o passo a passo bem definido da marcação, seguindo as características faciais de cada indivíduo.
No Método Biel Portella (MBP) foram definidos os sete principais pontos que são:
- Passo 1: marcação do eixo central da sobrancelha;
- Passo 2: marcação do ponto final da sobrancelha;
- Passo 3: marcação da espessura da sobrancelha;
- Passo 4: marcação da altura da sobrancelha;
- Passo 5: marcação do início da sobrancelha;
- Passo 6: marcação do ponto alto da sobrancelha;
- Passo 7: marcação do ponto baixo da sobrancelha.
Ao final da realização da marcação dos principais pontos, é realizado o ligamento dos pontos, formando o mapeamento facial perfeito, de acordo com as principais características do indivíduo.
Para a realização desta técnica, são utilizados os seguintes materiais:
Linha de pipa: material utilizado para realização da marcação das linhas de forma firme e precisa.
Paquímetro: material utilizado para fazer a mediação e conferência das medidas, garantindo o mapeamento da harmonia. Não é utilizado para regras, somente para medição das medidas.
Lápis dermatográfico: material utilizado para pigmentar a linha de pipa e para realizar a marcação do mapeamento. Além disso, também é utilizado para reforçar pontos que possam ter ficado mais fracos.
Caneta em gel: material utilizado apenas para a definição de pequenos pontos auxiliares para a marcação. No método, não é permitido utilizar para a marcação ou criação do desenho da sobrancelha.
Desta forma…
…o mapeamento facial, Método Biel Portella, possibilita um resultado preciso, harmônico, natural, que respeita as características de cada indivíduo. Por este motivo, os resultados de cada design, e de cada micropigmentação que utiliza este método como base, possibilitam um alto grau de satisfação tanto para o (a) designer ou micropigmentador (a) que utiliza o método quanto para a cliente, que sairá do atendimento sabendo que possui um design único e personalizado, que não será encontrado em mais ninguém, pois foram utilizados seus traços faciais para a criação do mesmo.
Biel Portella @bielportella é considerado um dos maiores nomes do mercado de Micropigmentação e design de sobrancelhas. Palestrante, mentor e empresário, é criador de método próprio para a conquista de resultados extraordinários com sobrancelhas, e seu propósito de vida é espalhar conhecimento e formar profissionais referência na área.