Em entrevista exclusiva à Negócio Estética, o Presidente executivo e fundador da IBRAMED, José Ricardo de Souza, relembra as dores e delícias de ser pioneiro e visionário. Às portas de completar três décadas, o que não faltam são histórias…
Caio Camargo @camarcamargo
NE Há trinta anos, a Estética brasileira era incipiente, apenas engatinhava. Então, o que motivou essa escolha pela área?
José Ricardo de Souza Há 30 anos, a estética ainda não era muito difundida como é hoje, nós começamos na fisioterapia, reabilitação e no decorrer do tempo fomos ingressando na estética. Podemos ver o crescimento da estética ano a ano, era um crescimento absurdo, chegou a crescer dois dígitos por ano, enquanto em outros segmentos víamos um crescimento mais modesto, então víamos que, em algum momento, iria chegar nos patamares que chegaram hoje.
NE Quais os principais desafios do início?
JRS Foram muitos os desafios, ainda mais quando você vai começar alguma coisa. Para nós, foi a falta de dinheiro, tínhamos pouco recurso no começo e a gente foi devagar galgando espaço e fazendo o que podia. Conhecimento técnico da área, do negócio, nós tínhamos, sabíamos o que precisaria ser feito e, o que impedia de nos desenvolvermos um pouco mais rápido, era a questão financeira e, com o tempo, fomos conquistando espaço e isso melhorou para nós, investimos mais e chegamos aonde chegamos hoje.
Sempre tive muita persistência, muita luta, houve momentos de muita dificuldade, que até pensamos “será que vale a pena?”, mas a persistência, a Fé em acreditar em seu negócio, acreditar que aquilo vai dar certo foi um grande diferencial que fez a gente chegar até onde chegamos. Não arredamos o pé, mesmo com toda a dificuldade que enfrentamos. Como eu falo para os outros, além de acreditar na força nossa, Deus sempre me acompanhou na minha empreitada.
NE Muitos ministros da Fazenda e planos econômicos depois, os senhores concluem que empreendedor no Brasil SOFRE?
JRS Sofre, eu tive oportunidade de conhecer vários países e, pelas andanças pelo mundo, levando a tecnologia IBRAMED pelo mundo inteiro, conheci como funciona o negócio em cada país desses que visitei e eu vejo que é um pouco mais fácil, menos burocrático. Aqui no Brasil, a burocracia incomoda muito, as taxas que são cobradas das empresas são muito altas em comparação ao mundo e quem trabalha com tecnologia no Brasil, padece mais, pois depende muito de fora. Isso é uma grande dificuldade, espero que o Brasil possa melhorar.
NE Desde o começo a ideia foi sempre privilegiar a pesquisa e tecnologia?
JRS Sempre, é a nossa base. Investimos muito e continuadamente em ciência e tecnologia e temos o pioneirismo em vários produtos, procedimentos e conceitos que colocamos no mercado. A IBRAMED não é uma empresa que pega e coloca no mercado o que já existe, nós desenvolvemos coisas novas, novos procedimentos, novas técnicas e isso faz com que a gente se diferencie muito no mercado.
Nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento sempre usa a ciência como base de tudo e também entende a necessidade dos profissionais e assim desenvolve produtos inovadores que são versáteis, tecnológicos e proporcionam ótimos resultados. Um exemplo recente disso é a Cryotecar, que une 6 terapias em um único equipamento eletromédico, e é pioneiro em radiofrequência e criofrequência fracionada ablativa e não invasiva, o primeiro a tercriotecarterapiano mundo, entre outros diferenciais únicos.
NE Quais os principais incentivos para conseguir mão de obra qualificada?
JRS A IBRAMED exige uma qualificação profissional muito boa, pois trabalhamos com alta tecnologia, então nós temos um centro de desenvolvimento de pesquisa, nos quais os profissionais precisam ser altamente qualificados; em nosso departamento hoje são todos doutores e mestres, como também a engenharia e todos os departamentos, que precisamos dos melhores.
Um diferencial da IBRAMED é que oferecemos diversas oportunidades de estudos, nós temos uma escola aqui dentro da empresa, que tem como objetivo desenvolver o nosso profissional de acordo com as necessidades e isso vem dando bons resultados. Temos diversos casos de colaboradores que começaram na produção, descobriram uma área de interesse, estudaram, tiveram promoções e novas oportunidades. Por aqui, nós incentivamos e valorizamos o profissional que está sempre estudando, que busca se aprimorar e se atualizar.
NE Qual o grau de preocupação da Ibramed com a responsabilidade socioambiental?
JRS Toda a responsabilidade, somos cobrados disso, temos órgãos que fiscalizam como ANVISA, CETESB, Ministério da Saúde, INMETRO que, de certa forma, cobram de nós a questão ambiental, então tudo o que fazemos, como na nossa expansão, na qual estamos dobrando o nosso espaço, sempre estamos pensando nas questões socioambientais, procurando moldar a empresa para atender tudo o que está sendo contemplado no mercado para se adequar.
NE A Ibramed atua há mais de dez anos nos Estados Unidos. Como foi desbravar este mercado?
JRS Foi um trabalho muito meticuloso, bem elaborado, pois é um mercado muito exigente, já trabalhamos há todo esse tempo lá, mas procuramos desenvolver ainda mais. As exigências lá são um pouco maiores, temos que tomar o máximo de cuidado, como fazemos no mercado brasileiro. Já estamos fazendo parcerias com universidades, estamos desenvolvendo alguns níveis de pesquisas com alguns institutos de pesquisa e universidades norte-americanas e isso vai mostrar também a essência da IBRAMED, como ela é no Brasil. Não estamos indo lá puramente com foco comercial, estamos levando o que temos em nosso país, que é a nossa inspiração para a área da ciência. Temos orgulho em representar o Brasil com a nossa tecnologia e mostrando um pouco mais do profissional brasileiro.
NE Que outros países são prioritários para a marca?
JRS Trabalhamos com cerca de 30 países, todos são importantes para nós. Cada país tem a sua característica de mercado e peculiaridade e buscamos atender cada um em sua necessidade. Para nós, não existe uma preferência, procuramos desenvolver de forma igual e levar a tecnologia brasileira para o mundo. Temos bons negócios no Oriente Médio, Ásia, América do Sul, Estados Unidos, entre outros.
NE Quantos equipamentos compõem o portfólio da empresa?
JRS Em nossa linha temos mais de 45 equipamentos eletromédicos que atendem as áreas de fisioterapia, reabilitação, estética e medicina estética. Cada um pensado e desenvolvido com base na ciência e utilizando alta tecnologia. O nosso objetivo é sempre levar inovação ao mercado, trazer praticidade aos profissionais e dar a ferramenta certa para que eles alcancem resultados surpreendentes e continuem transformando vidas.
NE Qual o último lançamento que merece destaque?
JRS No mês de abril lançamos o Cryotecar, que trabalha 6 modalidades terapêuticas no mesmo equipamento, que são elas: Criofrequência, Criotecarterapia, Radiofrequência, Tecarterapia, Radiofrequência e Criofrequência Fracionada ablativa e não invasiva. Além de ser um equipamento versátil, possui grandes diferenciais como: 1200W de potência total e 150W de RMS, único equipamento com 3 ponteiras fracionadas autoclaváveis, primeiro equipamento de Criotecarterapia do mundo, pioneiro em radiofrequência fracionada e não invasiva, aplicadores corporais e faciais monopolar e bipolar, ponteiras para estética íntima autoclaváveis e que permitem o uso de preservativo e muito mais.
Além do Cryotecar, outros equipamentos que merecem destaque são o Myra, Endolaser Power Wave da IBRAMED que possui 46W de potência, sendo o mais potente do mercado, com dois comprimentos de onda e o Syrius Yag, um Laser de Alta Potência Q-SWITCHED, que permite a realização de remoção de tatuagens e tratamentos para rejuvenescimento facial.
NE Em 2024 haverá mais novidades? Quais?
JRS 2024 é um ano que promete muitas coisas maravilhosas, celebrações e muitas novidades para o mercado. Podemos dizer que ainda teremos mais lançamentos incríveis durante o ano, adianto que serão em torno de 10 novos equipamentos.
Além disso, vamos celebrar os 30 anos de IBRAMED, é um marco na nossa história, é um momento muito gratificante e importante, pois comemorar 30 anos de existência de uma empresa e se tratando de tudo o que passamos nas dificuldades que tivemos, é gratificante. Tanto pelo o que conseguimos nesse tempo quanto por onde nós estamos, hoje a IBRAMED está para o mundo, faz 15 anos que estou participando da feira médica de Dusseldorf e 14 anos da Arab Health, que acontece em Dubai, então isso vem nos agraciar e comemorar essa data com muita satisfação, alegria e orgulho. Chegar aonde chegamos, isso não é fácil, Deus sabe quanta luta que teve nesse processo.
NE Como incentivar noções de ética, inovação e respeito entre os colaboradores?
JRS Acredito que o principal seja dando o exemplo das coisas boas, do que é fazer o bem e o bem-feito, e cobrar isso do pessoal. Nosso lema é questão de respeito, carregamos isso no peito e isso traz tudo, ética, índole. É nesse caminho. Tentamos mostrar o caminho certo. Buscamos também fazer ações internas que desenvolvam valores e, com frequência, nos unimos para fazer ações beneficentes e que proporcionem o bem para outras pessoas.
NE O que podemos esperar como parte das celebrações das 3 décadas?
JRS Bom, posso adiantar que durante o ano teremos diversas surpresas, vamos celebrar todas as nossas conquistas e aprendizados. Estamos celebrando as nossas Bodas de Pérola, e acredito que ela represente bem o caminho até aqui, pois ao longo desses anos também formamos joias preciosas e, como a pérola, transformamos uma dificuldade, fragilidade, em algo valioso, raro e símbolo de beleza. Queremos renovar os nossos votos e compromisso com o mercado, amando, cuidando e respeitando. Todos os dias continuaremos cuidando de quem cuida das pessoas, pois, isso, é questão de respeito!
NE Como vocês enxergam o profissional de estética brasileiro – já chegamos lá ou temos muito a fazer?
JRS São bons profissionais, aquele que quer procurar conhecer mais sobre aquilo que está fazendo, ir mais a fundo na parte científica daquilo que está trabalhando, com certeza terá sucesso.
O que eu vejo às vezes é que falta mais cientificidade no nosso segmento, não por causa dos profissionais, mas acho que temos que pesquisar um pouco mais, a nível de resultado, buscar resultados comprovados para fortalecer ainda mais o nosso segmento.
A IBRAMED desde o início faz isso, criamos um departamento voltado para pesquisa, criamos o CEFAI, que é uma escola de pós-graduação, elaborada para formarmos bons profissionais e levar a essência do conhecimento para eles, é um trabalho que estamos fazendo para pesquisar. Vimos que tem muita coisa para ser feita ainda, para ser pesquisada, comprovada, é um trabalho incessante que a IBRAMED faz.
NE Cópias são inevitáveis. Como vocês se sentem sendo pioneiros e desbravadores neste segmento?
JRS Muito gratificante ser pioneiro, a IBRAMED sempre procurou ser pioneira no que ela faz, isso faz parte da história, do conceito de trabalho, buscar diferencial, não ser mais do mesmo. Pioneirismo é a essência da IBRAMED e sempre foi.
NE Qual o legado que vocês desejam deixar para as gerações futuras?
JRS Quero deixar para gerações futuras que vale a pena persistir, lutar pelo seu propósito. Batalhem, busquem com força o que você quer para a sua vida. Eu, com muita luta, força, trabalho, dedicação e com muita colaboração, consegui construir um império, pois se não tivesse o pessoal e família que andaram do meu lado me apoiando, dificilmente teríamos chegado até aqui, então acreditem, vocês conseguem.
FRASES
“Eu quero deixar essa empresa funcionando bem, aberta para o mundo, levando muito conhecimento. Quero deixar uma empresa que proporciona conhecimento para quem quiser” “Trabalhamos com cerca de 30 países, todos são importantes para nós. Cada país tem a sua característica de mercado e peculiaridade e buscamos atender cada um em sua necessidade”