As bodas são de prata, mas a jornada é de ouro, o time é de platina e os produtos são de diamante! Com vocês, um pouco da vitoriosa e empolgante história da HTM Eletrônica @htmeletronica, uma das maiores empresas de equipamentos estéticos do Brasil. E quem nos conta tudo é Paulo Gustavo de Siqueira Lopes – Fundador e Diretor de Desenvolvimento Empresarial. Confira
Caio Camargo @camarcamargo
NE Vinte e cinco anos atrás, como se deu a entrada da HTM no segmento da Estética?
Paulo Gustavo de Siqueira Lopes O constante aprimoramento e desenvolvimento tecnológico da HTM, somado à crescente demanda do mercado de estética, até hoje em pleno crescimento, direcionaram a equipe de pesquisa e desenvolvimento, formada por engenheiros e profissionais da área clínica, a desenvolver tecnologias para os tratamentos estéticos. Como empresa 100% nacional que somos e em um dos países com maior mercado de estética do mundo, esse foi um caminho natural.
NE Sem trocadilhos, foi um impulso elétrico ou os sócios já conheciam o setor?
PG Pode-se dizer que ambos (risos). Os sócios fundadores já tinham conhecimento do mercado, das oportunidades em decorrência da carência e crescente demanda existentes. Desta forma, como acontece com os grandes empreendedores, podemos dizer que “um impulso elétrico” os estimulou a iniciarem o desenvolvimento de seus próprios aparelhos. As coisas foram dando certo, mediante muito esforço e trabalho a ponto de sair da garagem onde iniciaram até chegar aos 25 anos com a estrutura atual de 5 mil metros quadrados, na cidade de Amparo, no Estado de São Paulo. E que não vai parar por aí. Vem muito mais!
NE Empreender no Brasil nunca foi fácil. Quais foram as principais dificuldades no início? Pensaram em desistir?
Começando pela segunda parte da pergunta, desistir não era uma opção. Mas as dificuldades foram inúmeras e imensas. Desde o sacrifício do convívio familiar, devido ao tempo de dedicação ao trabalho, como principalmente as questões relacionadas a investimentos, encontrar fornecedores, capital etc. Além disso, nosso mercado é extremamente regulado e a HTM sempre pautou sua atuação em conformidade com a legislação vigente. Obter as licenças e seguir todas as normas, não é e nunca foi uma tarefa fácil, mas nunca abrimos mão de cumprir todas. Com o passar do tempo, a empresa foi agregando ao seu quadro profissionais competentes e capacitados em cada área de atuação para que um sistema de gestão da qualidade fosse estabelecido e seja seguido no dia a dia, além de constantemente aprimorado.
Qual foi o primeiro equipamento fabricado, que tecnologia ele envolvia?
Para a empresa iniciar, um aparelho seria pouco: iniciamos com 4 equipamentos com as seguintes tecnologias: ultrassom, diatermia por ondas curtas, laser e eletro-estimulador.
Ao longo deste quarto de século, os desafios de uma economia ora turbulenta, ora pujante trouxeram quais aprendizados?
Pés no chão, sem perder a ousadia. Sabemos que o sucesso só ocorre mediante alguns riscos, mas a responsabilidade para assumi-los sempre foi o que pautou nossa gestão.
O sistema de gestão já mencionado auxilia para que os riscos sejam mitigados mediante análises de riscos e oportunidades, visando antecipar-se seja para precaução seja para o momento de acelerar projetos e ações.
Quando se deu a virada de chave? Ou seja, quando o mercado passou a reconhecer a qualidade dos produtos HTM?
Foi uma construção constante, mas que a partir de 2008 tomou uma proporção maior. O redesign da marca, somado ao lançamento de novos aparelhos, Beauty Dermo, Steam e Stimulus-R. O design diferenciado, moderno e arrojado dos aparelhos fez com que a HTM passasse a ser desejada nas clínicas de estética.
Além disso, ampla rede de distribuição construída ao longo dos anos anteriores deixou a HTM pronta para a sua grande expansão, que aliada a qualidade dos aparelhos consolidou a marca no mercado.
Pode-se dizer que a cereja do bolo foi a contratação, como garota propaganda, da atriz global de maior evidência no momento, Paolla Oliveira.
Inovação é a palavra-chave difundida pela empresa. Qual o papel da Ciência e dos investimentos nela nesta missão?
Fundamental. Tanto que para isso a HTM dispõe de um corpo clínico científico, além de parcerias com institutos de pesquisa e universidades, no Brasil e exterior. Também na estrutura da HTM há cerca de 30 engenheiros que atuam nas mais diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento para que cada aparelho tenha comprovação técnica e clínica/científica. A ciência é a base para que possamos realizar todos os estudos e desenvolvimentos.
O objetivo é sempre liderar o segmento. Nesse sentido, qual é o produto campeão em vendas?
Atualmente a HTM consolidou-se como referência em diversas tecnologias. A radiofrequência da HTM, o Effect, é o mais vendido no mercado nacional. A linha de ultrassom também é composta pela família Sonic Compact, além do Hibridi e Vibria Maxx.
A luz intensa pulsada da HTM, o LIGHT PULSE, é a líder de mercado.
E não poderia deixar de mencionar o Ácrus, o laser de epilação mais vendido do Brasil. Estes aparelhos são de valores mais altos e geram receita relevante, porém há aparelhos que são báasicos e que todo profissional utiliza, seja no início de carreira ou, mesmo, com carreira já consolidada; aparelhos como a linha Beauty Steam, vapor de ozônio, e a alta frequência, o Beauty Face, são de volume significativo e que marcam a presença e participação da HTM no mercado da estética nacional.
Qual a importância que o Grupo atribui à Educação. Quais os investimentos neste campo para formar profissionais de qualidade?
É fundamental. Nosso mercado depende muito de formação, além da informação. Investimentos de grande porte são realizados para promover conhecimento. Estes investimentos ocorrem nos eventos, feiras e congressos em que a HTM participa, bem como constantemente dentro de universidades e em parceria com a rede de distribuição. São mais de 80 eventos realizados por ano entre palestras, meetings, workshops, congressos e feiras.
Os canais digitais da HTM são repletos de conteúdos de formação, além de realizarmos a cada bimestre em média a semana online de treinamento, que além de gratuita, gera certificado para os participantes.
A participação da HTM e feiras do setor é uma prioridade? Qual é o custo-benefício destas experiências?
Mais que ser uma prioridade, é importante marcar presença com nossas tecnologias em toda oportunidade de contato com nossos clientes. A quantidade de feiras e eventos vem sendo cada vez maior e, consequentemente, há uma necessidade de melhor avaliação, pois não há tempo e equipe para estar presente em todos. No entanto, sempre que possível apoiamos os nossos distribuidores para que levem nossa tecnologia e conhecimento aos clientes finais.
Quais os planos de internacionalização da marca?
A HTM já realiza exportação para diversos países da América Latina. Também há demanda para outras partes do mundo como Europa, Estados Unidos entre outros países. Sabemos que nossos aparelhos já alcançam algumas destas localidades onde ainda não temos operação de distribuição e pós-venda, mas a busca por novos mercados é uma atividade constante em nosso dia a dia.
Como se pode incrementar as vendas no mercado interno ainda mais?
O mercado brasileiro é grande e apresenta muita oportunidade de crescimento, seja por meio de novas tecnologias ou associações das tecnologias já existentes. Daí a importância da ciência e do corpo científico. Claro que a constante atividade de marketing e comercial, levam conhecimento e ajudam a criar o desejo por nossa marca e nossos produtos.
Com a experiência acumulada, o que se pode esperar da Estética nos próximos cinco anos?
Cada vez mais a profissionalização das categorias que atuam na estética, principalmente na área de pesquisa científica, e o avanço tecnológico, trarão novos recursos ao mercado e o impulsionarão a continuar em crescimento, até mesmo em momentos menos favoráveis da economia.
Qual é o portfólio atual da empresa? O que pretendem lançar em 2025?
A linha da HTM estará completa e será a maior do mercado com os lançamentos que ainda ocorrerão em 2024. Atualmente a HTM tem mais de 60 equipamentos em seu portfólio, divididos em aproximadamente 20 tecnologias diferentes, entre elas fototerapia como laser, luz intensa pulsada, criolipólise, radiofrequência, ultrassom etc. Os lançamentos para 2025, por questões estratégicas não divulgamos ainda, mas novamente a HTM trará muita tecnologia avançada para os profissionais do setor da estética, além dos outros mercados em que atuamos, como a reabilitação.
No balanço de ganhos e perdas, o que teriam feito diferente na HTM?
Em tudo que fazemos na vida, seja com êxito total ou abaixo do esperado, sempre colhemos os aprendizados e também haverá novas oportunidades. Saber que agimos com correção, dentro de nossos princípios e valores nos assegura que seja qual for o resultado alcançado, era o possível no momento. É sempre continuar aprendendo, trabalhando e seguindo em frente.
Recentemente, vocês firmaram um acordo com o Guarani, time de futebol de Campinas. Seus equipamentos têm ajudado na recuperação dos jogadores no pós-jogo. Quais são os detalhes desta experiência?
A reabilitação é a origem da empresa. As tecnologias utilizadas em estética, em muitos casos, são também utilizadas na reabilitação, porém em parâmetros diferentes. Além da parceria com o Guarani de Campinas, a HTM já teve parceria com o São Bento de Sorocaba, Novorizontino, ambos de São Paulo, com o Flamengo e ainda mantemos parceria com o Corinthians Isso gera visibilidade e nos projeta para outros clubes e áreas esportivas, como já ocorrido com o Vôlei Campinas. Os nossos aparelhos atuam não somente na recuperação de lesões de atletas, como também na atividade preventiva às lesões como na recuperação após as atividades, sejam elas de disputa e/ou treino. Junto das áreas de fisiologia destas equipes, os profissionais de fisioterapia são capazes de traçar planos de treinamento e recuperação específicos de cada atleta e os aparelhos da HTM têm papel fundamental neste processo.
Já pensam em expandir essa nova frente de trabalho para outras equipes de futebol ou mesmo em outros esportes?
Como mencionado anteriormente, já temos parcerias que já se encerraram e outras vigentes, como a com o Corinthians, envolvendo as equipes de Futsal, Basquete, Natação e Futebol de base.
O que diriam para quem decidiu investir na Estética agora? O que fazer no começo e, principalmente, como conseguir longevidade num mercado tão disputado?
Primeiramente, buscar qualificação acadêmica e adequação regulatória. Em seguida, na hora de escolher os equipamentos a utilizar em seus pacientes, verifique a história da marca a ser adquirida, a estrutura e qualidade de atendimento pós-venda e, principalmente, se a empresa está regularizada junto aos órgãos regulatórios do país.
Qual a receita para chegar líder do segmento nos próximos 25 anos?
Trabalhar, trabalhar e trabalhar sempre baseado dentro das regras de mercado, princípios regulatórios, técnicos e clínicos, buscando o aprimoramento constante de nossos produtos e visando uma relação de longo prazo com nossos parceiros e clientes, em que todos ganhem com isso. Respeitar a nossa essência, o ser humano. Seguir o nosso propósito: “Desenvolvemos soluções inovadoras para o bem-estar, com visão humanizada, inspirando pessoas a alcançar sonhos e prosperarem.”
FRASES
“Desenvolvemos soluções inovadoras para o bem-estar, com visão humanizada, inspirando pessoas a alcançar sonhos e prosperarem” “A HTM exporta para diversos países da América Latina. Também existe demanda para outras partes do mundo como Estados Unidos e Europa”