Fazendo uma breve volta ao passado e recuperando lições valiosas que ficaram esquecidas. A gente ensina os caminhos
Deise Garcia @deisegarcia e equipe de redação
IN-JE-TÁ-VE-IS. Se a primeira coisa que você pensa quando lê a palavra crise é esta, a reportagem a seguir é sob medida para você. Sim, nós ouvimos o mercado que, ao contrário do que muitos dizem, não é um “ser desconhecido”. O “mercado da estética” é o coletivo de cada profissional e cada empresa do setor. E a voz recorrente é a preocupação com o que virá – já que, verdade seja dita aqui, muita gente apostou nos injetáveis. Tanto profissionais quanto indústria, cientes do sucesso e das promessas desta categoria de produto e técnica, se voltaram para ela. Muitos até deixaram de lado expertise cultivada há anos para abrir os braços para a novidade que prometia rápido e elevado retorno financeiro, fidelização de clientela e voos altos de carreira.
O fato é que, com o até então temporário embargo de uso e com todos os questionamentos levantados, produtos ficaram parados nas prateleiras, depósitos ou na esteira de produção e serviços viram agendas ficarem vazias da noite para o dia. Como ainda não se sabe com certeza o que – e quando – algo mudará positivamente, a equipe NE fez um esforço de reportagem e separou muitas histórias de sucesso compartilhadas por gente do meio. A ideia é que com elas, você consiga recuperar seu negócio, se manter relevante e seguir brilhando na estética brasileira – não custa lembrar que nossa tecnologia de equipamentos e produtos e nossa técnica de serviços é alardeada pelo mundo todo.
As ações descritas a seguir foram compiladas das últimas edições da revista NEGÓCIO ESTÉTICA e organizadas a fim de terem sua aplicabilidade imediata. Portanto, mãos à obra porque capacidade e talento a gente já sabe que você tem de sobra.
- Criando promoções em grupo. Não é para ficar refém de promoção, mas para reativar clientes. Algo do tipo: traga uma amiga e ganhe uma drenagem dupla, indique uma pessoa e ganhe desconto no seu pacote, feche o pacote e ganhe sessões extras. E por aí vai.
- Tirando os equipamentos do depósito. Aquelas máquinas maravilhosas e multiuso que ficaram esquecidas na fase agulhas e seringas, podem e devem voltar à ativa. Ultrassom, por exemplo, é o tipo de aparelho que não sai de moda nunca.
- Reativando clientes antigos. O pós-venda é ferramenta essencial com clientes. Veja quem anda sumido ou foi deixado meio de lado porque só queria drenagens e afins, e retome contato oferecendo serviços.
- Promovendo antes e depois nas redes. Se há uma fórmula de divulgação de trabalho que voltou à moda é o antes e depois (ícone de marketing nos anos 1990 e 2000). Capriche nos seus tratamentos e publique os resultados (lembrando de sempre pedir que a cliente assine uma Licença de Uso de Imagem (Lui), disponível em diversos modelos na internet.
- Dando nova roupagem a protocolos. Nesta edição mesmo, ensinamos a valorizar o momento – na onda Ozempic, crie protocolos pós Ozempic (já que a perda de peso predispõe a flacidez e perda de viço). O importante é estar atenta (o) ao que acontece e criar conexões.
- Interagindo com internautas. Post, reels, stories, lives, não importa! Tem que aparecer nas redes e criar conexão com os internautas – sejam poucos ou muitos. Responder, comentar, mandar emojis, vale tudo para engajar.
- Incentivando equipe. Se você trabalha com equipe, tem que motivar todos para seguirem seus passos na retomada de clientes e movimento do seu negócio. Reuniões semanais de avaliação e ideias podem gerar múltiplos benefícios.
- Apostando em parcerias. Se você é empresa, pense em parcerias com profissionais da área; se você é profissional, pense em parcerias empresas. Descontos, brindes, serviços, cartão fidelidade, tudo é atrativo para o público.
Pensando em públicos de nicho. Além de criar protocolos/serviços/produtos com os temas do momento, foco em nichos crescentes também funciona. Dia da geração prateada, dia da geração alfa, dia dos influencers, enfim, rotinas que premiem e conversem com grupos específicos e suas necessidades.