Em tempos de crise, como criar oportunidades?

Fazendo uma breve volta ao passado e recuperando lições valiosas que ficaram esquecidas. A gente ensina os caminhos

Deise Garcia @deisegarcia e equipe de redação

IN-JE-TÁ-VE-IS. Se a primeira coisa que você pensa quando lê a palavra crise é esta, a reportagem a seguir é sob medida para você. Sim, nós ouvimos o mercado que, ao contrário do que muitos dizem, não é um “ser desconhecido”. O “mercado da estética” é o coletivo de cada profissional e cada empresa do setor. E a voz recorrente é a preocupação com o que virá – já que, verdade seja dita aqui, muita gente apostou nos injetáveis. Tanto profissionais quanto indústria, cientes do sucesso e das promessas desta categoria de produto e técnica, se voltaram para ela. Muitos até deixaram de lado expertise cultivada há anos para abrir os braços para a novidade que prometia rápido e elevado retorno financeiro, fidelização de clientela e voos altos de carreira.

O fato é que, com o até então temporário embargo de uso e com todos os questionamentos levantados, produtos ficaram parados nas prateleiras, depósitos ou na esteira de produção e serviços viram agendas ficarem vazias da noite para o dia. Como ainda não se sabe com certeza o que – e quando – algo mudará positivamente, a equipe NE fez um esforço de reportagem e separou muitas histórias de sucesso compartilhadas por gente do meio. A ideia é que com elas, você consiga recuperar seu negócio, se manter relevante e seguir brilhando na estética brasileira – não custa lembrar que nossa tecnologia de equipamentos e produtos e nossa técnica de serviços é alardeada pelo mundo todo.

As ações descritas a seguir foram compiladas das últimas edições da revista NEGÓCIO ESTÉTICA e organizadas a fim de terem sua aplicabilidade imediata. Portanto, mãos à obra porque capacidade e talento a gente já sabe que você tem de sobra.

  1. Criando promoções em grupo. Não é para ficar refém de promoção, mas para reativar clientes. Algo do tipo: traga uma amiga e ganhe uma drenagem dupla, indique uma pessoa e ganhe desconto no seu pacote, feche o pacote e ganhe sessões extras. E por aí vai.
  2. Tirando os equipamentos do depósito. Aquelas máquinas maravilhosas e multiuso que ficaram esquecidas na fase agulhas e seringas, podem e devem voltar à ativa. Ultrassom, por exemplo, é o tipo de aparelho que não sai de moda nunca.
  3. Reativando clientes antigos. O pós-venda é ferramenta essencial com clientes. Veja quem anda sumido ou foi deixado meio de lado porque só queria drenagens e afins, e retome contato oferecendo serviços.
  4. Promovendo antes e depois nas redes. Se há uma fórmula de divulgação de trabalho que voltou à moda é o antes e depois (ícone de marketing nos anos 1990 e 2000). Capriche nos seus tratamentos e publique os resultados (lembrando de sempre pedir que a cliente assine uma Licença de Uso de Imagem (Lui), disponível em diversos modelos na internet.
  5. Dando nova roupagem a protocolos. Nesta edição mesmo, ensinamos a valorizar o momento – na onda Ozempic, crie protocolos pós Ozempic (já que a perda de peso predispõe a flacidez e perda de viço). O importante é estar atenta (o) ao que acontece e criar conexões.
  6. Interagindo com internautas. Post, reels, stories, lives, não importa! Tem que aparecer nas redes e criar conexão com os internautas – sejam poucos ou muitos. Responder, comentar, mandar emojis, vale tudo para engajar.
  7. Incentivando equipe. Se você trabalha com equipe, tem que motivar todos para seguirem seus passos na retomada de clientes e movimento do seu negócio. Reuniões semanais de avaliação e ideias podem gerar múltiplos benefícios.
  8. Apostando em parcerias. Se você é empresa, pense em parcerias com profissionais da área; se você é profissional, pense em parcerias empresas. Descontos, brindes, serviços, cartão fidelidade, tudo é atrativo para o público.

Pensando em públicos de nicho. Além de criar protocolos/serviços/produtos com os temas do momento, foco em nichos crescentes também funciona. Dia da geração prateada, dia da geração alfa, dia dos influencers, enfim, rotinas que premiem e conversem com grupos específicos e suas necessidades.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

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