Como construir uma marca pessoal – e lucrar com isso

A lógica da também chamada personal branding é que deixamos uma marca, entregamos valor e fazemos uma promessa ao mundo – o que reforça a importância de pensar sobre a forma como você se apresenta, sobre o que escreve, fotos que posta, a maneira que interage com as pessoas virtual e pessoalmente. Essas ações transmitem e vendem a mensagem sobre quem é você; e, para que ela seja passada da forma ideal, confira estratégias que ajudam, inclusive, a atrair oportunidades de sucesso

Shâmia Salem @shamiasalem

Vamos começar com dois esclarecimentos fundamentais. O primeiro é que marca pessoal, também chamado de personal branding, não é ‘coisa’ de quem trabalha com internet ou sonha se transformar em um esteticista-influencer. Segundo, mesmo que você nunca tenha pensado sobre o assunto ou feito algo a respeito, saiba que a sua marca pessoal já existe. E, abra o olho, porque se você não se posicionar, será posicionado de qualquer forma – inclusive de uma maneira errada e que pode não ter nada a ver com quem você realmente é. Isso porque de maneira consciente ou inconsciente estamos sempre sendo julgados por quem está ao nosso redor e, com isso, somos rotulados – algo que foi potencializado com as redes sociais, sempre que a gente usa esses canais para desabafar, publicar uma foto, divulgar um novo protocolo estético, passar uma informação ou expressar opiniões. Tudo isso é material para que a sua marca pessoal vá sendo desenhada. Portanto, a grande sacada é gerenciar essa impressão que os outros têm de você para, daí, sim, fazer com que o seu personal branding trabalhe a seu favor e renda efeitos positivos.

Dito isso, imagina que incrível seria poder escolher exatamente o rótulo que você gostaria de ter. Pois dá! E é aí que entra a gestão da sua marca pessoal.

A marca é você, e vice-versa

Jeff Bezos, CEO da Amazon e a terceira pessoa mais rica do mundo, resume que personal branding é aquilo que as pessoas falam de você quando você não está perto. Dá para complementar essa explicação com o olhar do Sebrae, que esclarece ainda que a marca reflete um conjunto de percepções que captam quando você fala, age, se posiciona ou demonstra suas ideias e valores. Assim, mais do que refletir o que pensam a respeito do seu serviço, a sua marca determina o que o seu negócio vale, pois ela revela o que as pessoas pensam de você.

Assustador? Não, uma grande oportunidade! Pense que boa parte dos empreendedores brasileiros são mulheres, e que as que trabalham na área da estética são o cartão de visitas de sua própria marca, já que a marca de seu espaço está atrelada à própria imagem dessa empresária. Diante disso, a estratégia é transferir sua marca pessoal feminina para seu negócio.

Precisa mesmo de personal branding?

Se essa dúvida ainda ronda a sua mente, veja o que diz Fabio Ritter, doutorando em visagismo e professor da universidade Anhembi Morumbi nos cursos de estética e cosmética com ênfase em visagismo e terapia capilar: “Ter uma marca pessoal é crucial para se destacar no competitivo mercado de estética atual. E isso vai além de ser simplesmente reconhecido como ‘a esteticista fulana de tal’. Uma marca pessoal forte cria uma conexão emocional com seus clientes, estabelecendo confiança e lealdade. Ela destaca sua singularidade, valores e abordagem única, diferenciando-o dos concorrentes. Imagine que, como esteticista, você se especializou, por exemplo, em terapias capilares. Em vez de ser reconhecido como ‘esteticista xis’, você pode criar uma marca pessoal como ‘Persona Estética e Terapias Capilares’. Essa marca não apenas indica seus serviços estéticos, como também a terapia capilar. A ideia de personalização em cada atendimento destaca sua especialização, mas também cria uma conexão emocional com os clientes que buscam cuidados personalizados para seus cabelos”. Bem mais atraente e desejável, não acha?

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Estratégias para criar sua personal branding

Tenha sempre em mente que marca pessoal não é o que você tem, é o que você é. Ou seja, a sua história, a sua experiência, o seu conhecimento. Daí a importância de se atentar aos seguintes pontos para construir sua marca, segundo indicações do professor Fabio Ritter:

  • Defina sua identidade: determine claramente quem você é como profissional. Isso inclui seus valores, estilo e a experiência que deseja oferecer aos clientes.
  • Tenha consistência:mantenha uma imagem consistente em todos os pontos de contato, desde sua presença on-line até o ambiente físico do seu negócio, pense como o atual visagismo (comunicação através da imagem) pode lhe auxiliar nesta composição imagética profissional.
  • Aposte em conteúdo relevante: compartilhe conhecimento e dicas relacionadas à estética e cosmética para posicionar-se como uma autoridade no assunto.
  • Pratique networking: construa relacionamentos sólidos com outros profissionais do setor e participe de eventos e atividades relacionadas à sua área.
  • Invista em conhecimento: procure se manter constantemente atualizado fazendo cursos que enriqueçam seu conhecimento e experiência na sua área de atuação.
  • Mantenha a autenticidade: uma marca pessoal de sucesso não é construída do seu imaginário; ela é extraída de quem você é por dentro.

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Como lucrar com sua marca pessoal

Assim como acontece com as grandes marcas, investir na sua marca pessoal é fortalecer o valor percebido, aumentar sua visibilidade para o mercado e se diferenciar da concorrência. É uma forma de ampliar suas oportunidades de fechar novos negócios, aumentar o preço do seu serviço e atrair mais clientes. Ou seja, dá para rentabilizar sua personal branding; e o professor Fabio Ritter dá algumas boas ideias de como fazer isso:

  • Ofereça serviços exclusivos: desenvolva serviços personalizados que agreguem valor e diferenciem você no mercado.
  • Crie produtos personalizados: desenvolva sua linha de produtos de cuidados com a pele, cabelo ou maquiagem com sua marca.
  • Workshops e cursos: compartilhe seu conhecimento oferecendo workshops, cursos ou consultorias pagas.
  • Marketing eficaz: utilize estratégias de marketing digital, como redes sociais e marketing de conteúdo, para promover sua marca pessoal e alcançar um público mais amplo.

FRASES EM DESTAQUE

Personal branding ou marca pessoal não é ‘coisa’ apenas de quem trabalha com internet ou sonha se transformar em um esteticista-influencer Uma marca pessoal forte cria uma conexão emocional com seus clientes, estabelecendo confiança e lealdade. Ela destaca sua singularidade, valores e abordagem única, diferenciando-o dos concorrentes

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