A cirurgia pode ser realizada em diversas idades, porém, conforme explica o Dr. Pedro Ruiz, oftalmologista e especialista em blefaroplastia, é preciso atenção. Ele comenta, abaixo, quais tipos de pacientes precisam tomar mais cuidado.
Pacientes com diabetes descontrolada
É necessário que o paciente esteja com uma glicemia controlada antes do procedimento para que o processo de cicatrização seja eficaz, evitando o desconforto.
Fumantes
O paciente precisa evitar o tabagismo antes e pós-operatório, devido a nicotina e toxinas presentes no cigarro provocarem infecções respiratórias que podem levar o aumento da pressão arterial causando sangramentos e aberturas dos pontos.
Pacientes com doenças cardiológicas ou com marcapasso
É importante que o paciente esteja com seus medicamentos e pressão arterial controlados antes da cirurgia, para uma recuperação eficaz.
E para aqueles que usam marcapasso, durante o procedimento é utilizado um aparelho para queimar os vasos e o paciente precisa reprogramar o marcapasso logo após. “Todo o procedimento é realizado por uma equipe médica, desde a avaliação inicial até o pós-operatório. Os pacientes são submetidos a exames pré-operatórios para entendermos como está sua saúde e quais cuidados serão necessários para a cirurgia,” conclui Dr. Pedro Ruiz.