A Bio-ortoterapia (Bio-orto) aplicada à Estética é uma ferramenta terapêutica complementar, que faz uso principalmente de géis minerais para neutralizar o excesso de radicais livres no corpo, promovendo o equilíbrio do organismo, evitando o envelhecimento precoce e reduzindo o processo inflamatório, conhecido nos dias atuais como um dos fatores responsáveis pelo sobrepeso, pela retenção hídrica, por hipercromias e outras disfunções estéticas.
Qual a importância de uma profissional de Estética dominar a Bio-orto para aplica-la à Estética? A Estética está em plena evolução, anualmente surgem novos ativos e tecnologias a serviço do bem-estar e da beleza, e a Bio-orto é uma ferramenta imprescindível, principalmente na preparação do tecido, que chamamos de equilíbrio do terreno biológico. A profissional de estética, ao preparar a pele antes dos seus procedimentos, vai potencializar os seus resultados.
Como funciona
A utilização dos géis doadores de elétrons atua por neutralizar o excesso de radicais livres que estão no organismo. Os radicais livres são átomos com elétrons não pareados na ultima camada orbital, moléculas extremamente reativas que conseguem desequilibrar eletronicamente as células, causando o envelhecimento precoce.
O que é envelhecimento precoce?
É a degradação acelerada da pele e demais tecidos que compõe o corpo, que pode ocorrer em pessoas jovens, a partir do estresse oxidativo, causado pelo excesso de radicais livres.
O que é estresse oxidativo?
O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres e anti-radicais livres. Os radicais livres ocorrem naturalmente no organismo a partir do processo de respiração celular, conhecido como metabolismo do oxigênio.
O que são anti-radicais livres?
São átomos e moléculas que doam elétrons para os radicais livres, neutralizando seu efeito oxidativo em cascata, que causa o envelhecimento precoce. A profissional de estética que domina a aplicação da Bio-orto na Estética é uma profissional apta a prevenir o envelhecimento precoce, responsável, por exemplo, pela flacidez tecidual em homens e mulheres jovens.
Porque o corpo produz radicais livres?
Os radicais livres em equilíbrio são importantes principalmente para o bom funcionamento do sistema imunológico. O problema é a produção exagerada, que ocorre principalmente como efeito de uma vida corrida, alimentação inadequada, falta da prática regular de exercícios físicos e poucas horas de sono.
Se o excesso dos radicais livres, também conhecidos como oxidantes celulares, não for neutralizado ou inibido pode comprometer os resultados estéticos. Por isso é muito importante a profissional de Estética neutralizar o excesso de radicais livres, antes, durante e pós-procedimentos estéticos. A maioria desses procedimentos buscam aumentar o metabolismo celular, e o aumento do metabolismo pode aumentar a produção e a liberação de radicais livres.
Metais pesados podem afetar os resultados estéticos?
Os metais pesados são substâncias químicas sem funções biológicas, que podem causar varias disfunções orgânicas. Na Estética, metais pesados, como níquel, mercúrio, cádmio e chumbo, causam desequilíbrios cutâneos e podem afetar os resultados dos procedimentos estéticos.
A profissional da Estética que utiliza a Bio-oorto protege e sabe instruir suas clientes para evitar, principalmente, essa contaminação por metais pesados, consegue ajudar as suas clientes a prevenir, por exemplo, hipercromias, alergias, e envelhecimento cutâneo causado pela contaminação por metais pesados.