Nos últimos anos, temos acompanhado um crescimento exponencial do setor de Beleza e Estética no Brasil. De acordo com a pesquisa Aesthetic Medicine Market Size & Trends (2024-2030), da empresa de pesquisas Grand View Research, o mercado brasileiro está projetado para gerar uma receita de 9,8 bilhões de dólares até 2030, liderando o segmento na América Latina.
Esses números evidenciam o dinamismo do setor e a importância de sua constante evolução. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às tendências. Por isso, falar sobre Estética sem mencionar tecnologia tornou-se praticamente impossível. Isso demanda um esforço de profissionais e clínicas para se atualizarem constantemente nesse que é um dos segmentos mais promissores do universo do trabalho.
Vamos entender essa evolução e olhar para as tendências?
Hoje, o mercado já conta com diversos procedimentos que aliam tecnologia e estética para tratamentos mais eficazes e personalizados. Entre os destaques estão ultrassonografia microfocada e macrofocada (HIFU); técnicas que promovem efeito lifting e de rejuvenescimento sem necessidade de cirurgia; a radiofrequência fracionada e microagulhada, que melhora a textura da pele e combate a flacidez; e os lasers de última geração (picossegundos, pixel, CO₂ fracionado), que oferecem precisão e eficiência nos tratamentos.
O que todos eles têm em comum? A resposta está na precisão. Com os avanços tecnológicos, hoje é possível obter resultados mais exatos, com menor risco de efeitos colaterais. Isso levou ao surgimento de procedimentos estéticos menos invasivos, mais seguros e eficazes, fatores que aumentaram significativamente a procura por esses tratamentos.
Um grande exemplo é o uso do laser, que vem sendo amplamente adotado no mercado e apresenta resultados impressionantes, como menor tempo de recuperação e aspecto mais natural. Além disso, a Inteligência Artificial, cada vez mais presente em diversos setores, também ganha espaço na Estética, com avaliações feitas por profissionais da área que possibilitam a escolha do recurso mais preciso para cada paciente: os equipamentos de laser modernos conseguem atuar na profundidade do tecido sem a destruição de sua superfície, contribuindo para que quem receba o tratamento não precise se afastar de suas atividades, além de prevenir intercorrências indesejadas. Em suma, o mercado da Beleza está se transformando com os avanços tecnológicos com o objetivo de garantir resultados seguros e baseados em evidências, atendendo às expectativas dos pacientes e primando sempre pela união da Estética com a Saúde. Contudo, é fundamental lembrar que, apesar de todos os avanços, a responsabilidade deve vir sempre em primeiro lugar. Buscar capacitação profissional é fundamental para oferecer atendimento e acompanhamento focado na necessidade de cada paciente.