A nova era da estética masculina

Homens têm buscado cada vez mais tratamentos não invasivos. Por trás do aumento expressivo estão fatores como a maior exposição nas redes sociais e reuniões virtuais, o entendimento que se cuidar não é futilidade e, principalmente, a estética ter se moldado à filosofia masculina ao oferecer procedimentos rápidos, sem dor, sem downtime e sem entregar a ida ao esteticista

Shâmia Salem (@shamiasalem) e Caio Camargo (@camarcamargo)

Quem acha que ainda não vale investir em estratégias de marketing focadas em atrair o público masculino para a clínica de estética provavelmente desconhece este dado: a cada 2 minutos, um homem faz alguma intervenção estética no país, segundo cálculo de 2019 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Se precisar de mais números para se convencer de rever os planos de criar ações de comunicação e vendas que falem diretamente a este cliente, aqui está: entre as 10 tendências que vão definir o futuro próximo da estética está o novo masculino, no qual se encaixam os homens que estão cada vez mais à vontade cuidando da aparência e do corpo. Essa informação faz parte do recente Relatório de Tendências Globais do Futuro da Estética, feito pela Allergan, dona das marcas Botox, Coolsculpting, Juvederm e HarmonyCa, em parceria com a agência especializada em previsão de tendências Wunderman Thompson Intelligence. Vale destacar que esse material foi produzido a partir de um levantamento robusto de pesquisas do setor, estudos acadêmicos e atitudes do consumidor validadas por entrevistas com profissionais líderes de opinião em estética em todo o mundo – do Brasil, a consultora foi a dermatologista Lígia Colucci. De maneira resumida, esse relatório aponta as mudanças na indústria e nos comportamentos dos pacientes para que os profissionais da área possam atender melhor as demandas nas clínicas e consultórios. Falando em comportamento, olha só que interessante: levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) mostrou que os homens representam cerca de 35% dos pacientes que buscam procedimentos estéticos e cirurgias plásticas aqui no país, e cerca de 15% dos procedimentos não cirúrgicos em todo o mundo foram realizados em homens.

Por que eles querem se cuidar?

Inúmeros fatores têm levado os homens a perderem a vergonha e pegarem gosto em realizar tratamentos estéticos. O biomédico esteta e fisioterapeuta com doutorado em ciências da saúde João Tassinary diz que muito do incentivo vem da maior exposição nas redes sociais, do aumento da demanda por reuniões virtuais no trabalho, da maior expectativa de vida e de celebridades masculinas falando abertamente e sem vergonha que se cuidam. “Mas acho que nada tem sido tão estimulante e transformado o homem em um importante pilar do crescimento da estética no Brasil do que ele ter entendido que, tal como a mulher, ele pode se cuidar, que isso é legal, não tem nada a ver com futilidade e traz bem-estar físico e mental, além de melhora da autoestima”, completa o também professor.

Há que incluir nessa lista um outro importante fator: a de que a estética está tão avançada que há tratamentos desenvolvidos com filosofia masculina. Afinal, é sabido que homens não são pacientes, tratamento de rejuvenescimento tem que ter resultado rápido, não deixar a pele marcada, nem ser dolorido ou entregar que algo foi realizado.

Atendimento não é igual

Para quem acha que basta mudar a decoração para começar a tratar homens, a esteticista, fisioterapeuta dermatofuncional e doutora em ciência da saúde Vilma Natividade esclarece que o atendimento que é feito neles é diferente. “O profissional de estética precisa se atualizar. Afinal, a pele masculina é muito mais espessa, mais oleosa, têm poros mais dilatados do que a feminina, o que exige produtos e protocolos diferentes. A escolha das técnicas também têm que levar em consideração uma série de coisas que para a mulher é tranquilo de encarar, mas para o homem não. Por exemplo, um peeling que descama, aplicações demoradas, que exigem muito tempo na maca, procedimentos com mais de uma sessão e, consequentemente, mais idas à clínica. Outra questão essencial é a dor. Homem não suporta. Não que a mulher goste de sofrer, mas ela se adapta melhor. Então, é fundamental ter isso em mente ao indicar um método contra estrias ou gordura localizada, entre outros”, recomenda a esteticista.

BOX

Outra pele

A enfermeira esteta da SkinNews, Vera Aquino, afirma que vários trabalhos científicos comprovam e descrevem as diferenças entre a pele do homem e da mulher. A seguir, ela cita algumas dessas variações:

  • Hidratação: devido aos hormônios femininos, a mulher jovem tem a pele naturalmente mais hidratada do que o homem jovem, porém, com o fotoenvelhecimento essa situação se inverte e eles sofrem menos com a desidratação;
  • Espessura: a pele deles é mais grossa em algumas regiões, como a do pescoço, da área das mandíbulas e das bochechas e do corpo em geral, especialmente no abdome;
  • Oleosidade: existe diferença na produção de sebo entre os homens e as mulheres. Eles produzem mais, e também têm poros mais dilatados;
  • pH: o das mulheres geralmente varia entre 5 e pouquinho e 6, enquanto nos homens é mais ampla e oscila entre 5.4 até 6.4;
  • Elasticidade: é maior nelas do que neles;
  • Rugas: eles tendem a apresentar mais rugas na testa, principalmente nos músculos corrugados (região da sobrancelha) e frontal. “Vale ressaltar que essas informações podem variar de acordo com a etnia, a genética e o estilo de vida do paciente. Outro dado importante a levar em consideração é que estudos relatam que nos últimos anos as mulheres têm tomado menos sol e usado mais protetor solar, por isso têm apresentado rugas mais finas. Já os homens quando tomam sol não aplicam filtro”, destaca Vera Aquino.

BOX

Fale com eles

O professor João Tassinary acredita que não é necessário transformar a clínica de estética para atender também o público masculino, mas que algumas pequenas mudanças podem ser benéficas para o paciente e para o profissional, entre elas:

  • Investir em uma maca maior e mais resistente;
  • Na divulgação, deixar claro que os tratamentos e serviços também são indicados para eles, que são novos na estética e não entendem muito bem como os protocolos funcionam;
  • Redobrar a atenção com a agenda e com as orientações de home care, já que homens raramente se atrasam e dificilmente não aderem ao skincare indicado;
  • Reflita sobre a possibilidade de incluir no menu de cuidados os tratamentos capilares, já que a queda é parte do processo natural de envelhecimento e um problema que incomoda demais o homem. Isso pode ajudar a fidelizá-lo como cliente.

FRASES

“Com esse novo movimento da estética masculina, as clínicas de estética também precisam ter uma ficha de anamnese adaptada para o homem. Até como forma deles se sentirem bem acolhidos ao invés de invadindo o espaço delas.”

Vilma Natividade, esteticista, fisioterapeuta dermatofuncional e doutora em ciência da saúde

“Homens têm feito muita lipo HD. O cuidado pós-operatório não muda em relação à mulher, já que eles também têm fibrose, edema, sangram. Porém, eles dão mais trabalho porque sentem mais dor, e isso deve ser considerado durante a realização dos protocolos.”

Vilma Natividade, esteticista, fisioterapeuta dermatofuncional e doutora em ciência da saúde

BOX: MASCULINO E BELO!

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos, Abihpec, constata que somos hoje o maior mercado de beleza para homens. No Reino Unido, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Kantar, o consumo específico desses produtos pelo sexo masculino cresceu 7% em 2022.  Foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza. O consumo só tende a aumentar ao redor do globo. As redes sociais e a mídia desempenham um papel significativo nessa mudança de paradigma. A presença de homens nas redes sociais expondo suas rotinas de skincare agora se transformaram em rotina. Bem além de limpeza básica e hidratação. Surgiram, por exemplo, as hashtags #GRMWmen (Get Ready Withme) e # menskincare. O movimento ganha ainda mais visibilidade inclusive entre astros do cinema: Brad Pitt lançou, no fim do ano passado, uma linha de produtos cosméticos masculinos, a Le Domaine, feita a partir de antioxidantes retirados da uva. À revista Vogue, Pitt confessa: “faço uma limpeza pela manhã, uso um sérum e um creme para manhã; à noite outra pequena limpeza, um sérum e o creme noturno. A segmentação desse mercado pede, acima de tudo, praticidade. Que tal associar a rotina de skincare com a escovação dos dentes? Segundo os especialistas, esse hábito dos homens veio para ficar.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *