A Importância da drenagem linfática após cirurgias plásticas

Existem vários cuidados a serem tomados antes e depois de qualquer procedimento cirúrgico, e os cuidados com o pós-operatório ajudam na recuperação completa e no alcance dos resultados desejados. Os pacientes que seguem à risca as recomendações médicas possuem uma maior chance de uma recuperação mais rápida e de obter excelência nos resultados.

Em se tratando de cirurgias plásticas, um dos procedimentos mais importantes do pós-cirúrgico é a drenagem linfática. Na recuperação do paciente, a drenagem ajuda a reduzir o tempo de cicatrização e lesão, além de tratar edemas e possíveis dores provenientes do processo. Também é muito indicada como tratamento complementar para acelerar os resultados. A drenagem linfática visa eliminar os líquidos acumulados pelo organismo, reduzindo, assim, o inchaço do corpo. Além de melhorar a circulação sanguínea, aumentando a capacidade de o corpo absorver os hematomas.

Vale ressaltar também que a drenagem linfática, após o procedimento cirúrgico, ajuda a evitar o desenvolvimento de fibrose (resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico) e até mesmo tratá-la, principalmente em casos de abdominoplastia e lipoaspiração.

O procedimento engloba uma massagem que conduz o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos (pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas), onde será drenado. É feita de forma manual, com movimentos suaves e sem muita pressão, não sendo um processo dolorido. A indicação do número de sessões pode variar de acordo com cada paciente e suas necessidades, pois nenhum corpo é igual ao outro, e cada organismo reage de forma diferente, o que será definido após a avaliação do profissional conforme a demanda de cada paciente.

Apesar de se tratar de um procedimento essencial no pós-operatório de cirurgias plásticas, a drenagem linfática não é indicada para pacientes que possuem linfomas, tuberculose, infecções ou processos inflamatórios, insuficiência renal, hepática ou cardíaca, trombose venosa, problemas cardiovasculares e hipotireoidismo. Nesses casos, deve ser indicada somente com a liberação do médico responsável pela cirurgia.

Benefícios da drenagem linfática pós-cirurgia:

– Elimina o acúmulo de líquido do organismo;

– Ativa o metabolismo;

– Melhora a circulação sanguínea;

– Ativa o sistema imunológico;

– Diminui dores e desconfortos pós-operatórios;

– Alivia hematomas e inchaços;

– Previne e trata fibroses.

Dr. Hugo Sabath é cirurgião plástico e proprietário da Clínica Sabath (@clinicasabath). É membro da FILACP (Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica), membro titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica, da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética) e da IPRAS (International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery) e membro internacional da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *