Comandar um negócio é tarefa desafiadora, ainda mais para as mulheres que enfrentam, além das batalhas pertinentes ao dia a dia empresarial, o machismo. Mas os obstáculos não fazem com que desistam de seus projetos, ou se sintam acuadas ou intimidadas, ao contrário. Elas se munem de mais força e determinação, disciplina e foco e dão um show de competência na gestão! Aqui, nosso reconhecimento a todas em forma de 11 perfis de mulheres incríveis. Lembrando que, para nossa sorte, esta é apenas uma pequena seleção do imenso grupo feminino à frente de negócios. Que todas se sintam representadas, homenageadas e reconhecidas.
Carmen Cagnoni @carmencagnoni
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as mulheres empreendedoras somam mais de 10,1 milhões no mercado geral, sendo que 85,6% delas administram sozinhas o seu negócio. Esse número é mais de 34% do total de empreendedores no Brasil.
As mulheres ocupam somente 25% da liderança das grandes empresas (nível gerente e cargos acima) – e mulheres negras apenas 3%, segundo o Estudo Diversidade, Representatividade e Percepção realizado pela Kairós, consultoria especializada em sustentabilidade e diversidade
Michele Matias @micheleamatias
CEO Adoxy @adoxyoficial
“Eu aprendi que a determinação não é um talento, mas uma escolha intencional.”
Ela aprendeu cedo que a vida é feita de desafios a serem enfrentados. Com apenas 16 anos, perdeu os pais e ficou aos cuidados do irmão mais velho. Na época da faculdade, precisou trancar matrícula no curso de Fisioterapia, pois ganhava pouco, mas não desistiu até guardar dinheiro e retomar o curso universitário.
Depois de formada, começou a trabalhar em uma pequena clínica de estética em Petrópolis (RJ), onde morava, fazendo limpeza de pele, drenagem e massagem para redução de gordura. Com o bom atendimento, a agenda começou a lotar. Em 2011, conseguiu alugar um espaço próprio, com duas macas.
Naquela época, o tratamento da moda era lipocavitação, e ela queria oferecer essa possibilidade para suas clientes. Porém, o equipamento era muito caro. Determinada, entrou em contato com o fabricante argentino e propôs uma forma inovadora de parcelamento/pagamento. O fabricante aceitou e ela, feliz, passou a oferecer o protocolo.
Com o tempo, percebeu que outros donos de clínicas, assim como ela, também queriam o aparelho. Foi quando percebeu que havia um mercado a ser explorado.
No mesmo ano, Michele começou a revender os equipamentos argentinos. Não demorou para entender que o melhor negócio seria comercializar seus próprios aparelhos. Depois de um ano analisando custos e fabricantes, ela e o marido partiram para a empreitada, assumindo um grande empréstimo bancário para pagar a primeira encomenda – 30 aparelhos de criolipólise. O ano era 2014, e assim surgia a Adoxy.
Desde então, a empresa vem construindo um crescimento sólido e hoje produz aparelhos vendidos em todo o Brasil e também exportados para outros países.
Michele é mãe de três filhos, sendo que a primogênita nasceu em meio aos desafios do início do empreendedorismo. Ela reconhece que por vezes precisou se virar em duas, três, quatro, para dar conta de tudo… Conseguiu! E assim continua a escrever sua vitoriosa história pessoal e profissional.
Marilene Coelho @marilenemendescoelho
CEO Bel Col Cosméticos @belcolcosmeticos
“O desafio como gestor é se reinventar dia a dia, só assim é possível acompanhar o crescimento desse mercado tão dinâmico e de forte concorrência.”
Ela é formada em Química, e na década de 1990 trabalhava no setor comercial de uma indústria que fornecia matéria-prima para o segmento de cosméticos. Tudo ia bem, até que ficou desempregada e precisou buscar novos caminhos.
A saída foi investir em algo que ela conhecia, mas ainda pouco explorado pela indústria cosmética: os fluidos de colágeno. Estudos já apontavam as qualidades dessas substâncias e Marilene resolveu apostar no seu enorme potencial. Foi assim que, em 1993, a Bio Col passou a importar matéria-prima da Espanha e a revender os chamados Fluidos de Colágeno 1, 2, 3 e 4, abrangendo diferentes tipos de pele e necessidades. A comercialização iniciou no sistema porta a porta, para consumidor final. Decorridos 30 dias, ela já entendia a importância de focar no segmento que estava crescendo no Brasil: o da estética. Passou a visitar diversas clínicas e a participar de congressos e feiras do setor.
Em 1999, o nome da empresa foi alterado para Bel (Beleza) Col (Colágeno) e passou a fornecer produtos para uso profissional em todo o Brasil. Com qualidade reconhecida, a empresa cresceu e passou a produzir novos itens para tratamento do rosto e do corpo, bem como a oferecer produtos para uso home care, que visavam a complementação/manutenção dos atendimentos realizados em cabine.
Três décadas depois de ter transformado sua história de vida, Marilene construiu um legado importante com a Bel Col, cuja fábrica fica em Barueri (SP), conta com distribuidores espalhados por todo o Brasil, e exporta para diversos países: sua filha e seu genro também se dedicam ao crescimento da empresa – e da família.
A Bel Col também conta com sede no Canadá, na cidade de Ontario, e adquiriu a marca Visso Natural de produtos naturais e veganos, também para uso em clínicas, spas e home care.
Dra. Joyce Rodrigues @drajoyce_rodrigues
CEO Grupo Mezzo @mezzodermocosmeticos
“Desistir não é uma opção quando se tem um propósito – cada um pode criar a sua própria sorte.”
Há 15 anos se iniciou uma história de sucesso, com Joyce, farmacêutica bioquímica e especialista em Cosmetologia, assumindo a Mezzo Dermocosméticos para uma jornada de crescimento, que expandiu as áreas de atuação, criou um grupo com três marcas e atingiu a marca de R$ 100 milhões em volume de vendas anual com um crescimento constante de 20% ao ano desde 2019.
Porém, claro, nem tudo foram flores ao longo do caminho. De família humilde, Joyce Rodrigues deparou-se muitas vezes, e desde muito cedo, com obstáculos que pareciam insuperáveis e que a faziam pensar se seus maiores sonhos eram inalcançáveis. Apesar de tudo, ela sempre se apegava a uma única certeza: desistir não era uma opção. Ao acreditar em seu propósito, superou uma realidade de pobreza e poucas oportunidades e tornou-se uma empresária de sucesso, referência para milhares de pessoas.
Foi por meio da determinação e da garra que ela mudou sua vida e superou uma realidade de pouquíssimas oportunidades. É criadora da plataforma Estética10x, que visa reforçar o segmento de estética e o empreendedorismo feminino e já impactou mais de 30 mil mulheres. Foi premiada oito vezes na área de Estética, além de ser reconhecida pela sua atuação em projetos sociais, como o Anjos do Sol, que atua na prevenção do câncer de pele levando conhecimento às escolas; e com os projetos conduzidos no Instituto Joyce Rodrigues.
Como empresária, Joyce atingiu a marca de 11 lojas próprias, conta com mais de 100 funcionários envolvidos nos processos e 90% dos cargos de liderança são encabeçados por mulheres. Também é autora de dois livros, Tudo às Claras: um mergulho no Melasma, e Crie sua própria sorte.
Para tantas conquistas, ela sempre ouviu os seus instintos, sempre teve um propósito de vida e desde muito criança planejou e escalou degraus para alcançá-los. Joyce conduz seu caminho inspirando outras mulheres através de sua história, cheia de exemplos e estratégias para driblar as dificuldades.
Mãe de dois filhos, casada, ama ter a casa cheia, adora estar entre pessoas, amigos e está sempre à disposição de quem a procura. Adora festas, shows e maratonar séries quando tem tempo livre. Tem um lifestyle totalmente saudável, incluindo meditação e treinos físicos diários.
Dra. Fernanda Sanches @dra.fernandasanches
CEO Cosmobeauty @cosmobeautyoficial e Biomarine @biomarineoficial
“Reconheço todos os dias o poder e a influência das mulheres nesse mercado, tanto como consumidoras quanto como empreendedoras.”
Ela é farmacêutica bioquímica e especialista em Cosmetologia. Cursou pós-graduação em Homeopatia, diversos cursos de extensão em manipulação de cosméticos e MBA em Marketing e Vendas.
Foi no ano 2000, que Fernanda começou a empreender no mundo da beleza e lançou duas marcas, a Cosmobeauty — focada em produtos para profissionais da estética e cujo nome provém da junção de Cosmo (universo) e Beauty (beleza) — e a Biomarine, voltada para o público geral.
Fernanda Sanches seguiu à risca o mantra “sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”, para se tornar uma das principais empreendedoras do segmento de produtos para estética e beleza no Brasil.
Antes, aos 15 anos começou a trabalhar como recepcionista em grandes eventos, como Salão do Automóvel e Couromoda, entre outras feiras empresariais, que exigiam a preocupação de estar sempre com a pele perfeita e o corpo saudável. Por ser uma pessoa muito curiosa, passou a pesquisar como eram feitos os cosméticos, maquiagens e perfumes e decidiu estudar sobre o tema. E já se foram mais de 24 anos com suas empresas investindo em lançamentos de última geração, que colocam as marcas como referência em tratamentos estéticos em todo território nacional, premiadas diversas vezes.
Para ela, é fundamental reconhecer o poder e a influência das mulheres quando se trata desse segmento, tanto como consumidoras ávidas por produtos que as façam se sentir bem, quanto como empreendedoras que buscam inovar e criar soluções para as necessidades do público feminino.
Ao longo de mais de duas décadas, Fernanda tem o privilégio de testemunhar e contribuir para a constante inovação do setor, e investe no papel fundamental das mulheres no sucesso da empresa, pois, para ela, uma liderança de verdade sabe que o sucesso não é feito sozinho.
Presente há mais de 24 anos no mercado, a Cosmobeauty apresenta de forma constante ao mercado de beleza lançamentos na área da Cosmetologia e tratamentos profissionais estéticos. Buscando constantemente inovações tecnológicas com desenvolvimento de produtos de alta performance, segue sua expansão, visando oferecer atendimento integral com protocolos personalizados e produtos home care para aperfeiçoar os tratamentos profissionais realizados.
Recentemente, anunciou o lançamento da Cosmopharma, nova marca dedicada aos injetáveis com a proposta de redefinir os padrões da indústria do setor.
Dra. Fernanda Chauvin @dra.fernandachauvin
CEO Ellementti Dermocosméticos @ellementtidermocosmeticos
“O meu trabalho é moldado por paixão e dedicação. Quero ver muitas mais mulheres orgulhosas de suas jornadas e de quem são.”
Tudo começou em 1993, com a Pro Vitae Farmácia Magistral, lançada pela farmacêutica e bioquímica. A farmácia de manipulação, onde atuava com ativos naturais e de eficiência comprovada, foi base para a criação da Ellementti Dermocosméticos, em 2008.
Sempre estudando e se especializando na área, além de CEO da empresa, Fernanda é também diretora científica: concluiu pós-graduação em Cosmetologia e Homeopatia na Universidade de São Paulo, fez especialização em Dermatocosmética na Universiteit Brussel, na Bélgica, e detém a certificação como membro da International Association for Apllied Corneotheraphy (associação de incremento à colaboração e troca de informações entre dermatologistas, farmacêuticos, químicos e outros profissionais da área estética visando o avanço da investigação científica no campo da corneoterapia, sendo a primeira brasileira a fazer parte da instituição).
Com sua visão inovadora e paixão pelos cuidados com a pele, Fernanda dedicou sua vida profissional a criar produtos inovadores e formulações diferenciadas, sempre mesclando seu lado científico e de pesquisa com o olhar empreendedor. Assim, há mais de 30 anos ela trabalha para transformar a pele com saúde, equilíbrio e respeito.
Ela está à frente de uma equipe de 50 mulheres, todas dedicadas a impulsionar milhares de profissionais de estética, em sua maioria mulheres, também, que são empreendedoras, mães, filhas, esposas, amigas, irmãs, que transformam a vida de tantas pessoas.
Na constante busca pela inovação, Fernanda trouxe com a Ellementti uma série de novidades ao mercado, entre elas: em 2017, o conceito da corneoterapia (abordagem individualizada para o cuidado e o tratamento da pele seguindo um caminho lógico que investiga e define as causas e condições antes de selecionar intervenções apropriadas e aplicações terapêuticas), que passou a ser um dos pilares da empresa, norteando o desenvolvimento de produtos. Em 2018, foi a primeira empresa brasileira a falar sobre o conceito expossomes (fatores ambientais e de estilo de vida impactando a saúde da pele). Em 2022, lançou uma linha de neuropsicosméticos, que conecta pele e cérebro.
Adélia Mendonça @adeliamendonca_
CEO Adélia Mendonça @adeliamendoncaoficial
Quando começou a carreira de esteticista cosmetóloga, há 40 anos, ela gosta de “dizer brincando” que “tudo era mato na estética no Brasil”. Por isso, buscou especialização profissional na Europa. O interesse pela estética veio com o empenho no autocuidado, pois ela buscou soluções para os próprios problemas de pele – em especial, a acne. Na busca incessante, estudou e participou de cursos, palestras, congressos e workshops no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. E continua nesse processo de aprimoramento, participando de inúmeros eventos relacionados à beleza e à saúde da pele.
A França foi notadamente um ponto de referência na sua carreira. Estudar detalhadamente a pele clara europeia, os produtos ali fabricados, as concentrações de ativos, foi inspiração para mais estudos e pesquisas. Apaixonou-se pela Cosmetologia e esse amor, aliado ao encantamento pelas descobertas, despertou em Adélia a necessidade de criar uma linha de produtos direcionada para peles miscigenadas com vários fototipos e que considerasse o clima tropical do Brasil.
Em sua clínica de estética, durante os atendimentos individualizados, observou o desempenho de ativos, e testou porcentagens adequadas aos resultados eficazes, nos mais variados fototipos e disfunções cutâneas. Em 1996, montou um laboratório e contratou profissionais com o objetivo de elaborar suas próprias formulações, totalmente diferenciadas, resultantes da combinação de uma gama de substâncias em altas concentrações.
Assim, surgiram os produtos da linha Adélia Mendonça. Hoje, a marca Adélia Mendonça Cosmiatria Científica Avançada é especializada em Cosmiatria facial, corporal, capilar e íntima, com parque fabril próprio, equipe de farmacêuticos industriais e investe em alta tecnologia de estudos clínicos para desenvolvimentos de produtos de alta performance, que se dividem em linhas profissionais e home care.
Além da fundadora e CEO, a marca conta com as duas filhas de Adélia na liderança –– Joielle Mendonça, na área de pesquisa; e Jacqueline Mendonça, em operações de negócios.
Com sua energia vibrante, perseverança, e alegria de viver, Adélia Mendonça faz parte da história da conquista de reconhecimento da qualidade da estética no Brasil.
Luzia Costa @luziacosta
CEO Sóbrancelhas @sobrancelhasoficial
“Apesar dos inúmeros desafios, as mulheres empreendedoras têm demonstrado resiliência e criatividade para superá-los.”
Luzia fundou a empresa em 2013, na cidade de Taubaté (SP), e a marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e a beleza do rosto com o modelo de quiosques. A Sóbrancelhas possui serviços e técnicas de estética facial, como extensão de cílios, aplicação de henna, design de sobrancelhas e visagismo, micropigmentação, limpeza de pele, depilação egípcia e outros.
Atualmente, a Sóbrancelhas é considerada uma das maiores redes de estética facial da América Latina e conta com mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil, além de estar presente na Argentina, na Bolívia e em Portugal.
Em 2023, a empresária levou a Sóbrancelhas para Orlando (EUA), com o conceito de quiosque, modelo de negócio no qual a rede é pioneira. Além da licença concedida para a profissional brasileira pelo Conselho Nacional dos Profissionais de Beleza (CNPB), ela também foi certificada como instrutora técnica nos Estados Unidos pela Wonderful Beauty, escola de beleza reconhecida pelo governo americano, que possui parceria com a Sóbrancelhas.
A história de Luiza parece ter transcorrido em mar sereno, porém, ela enfrentou muitos desafios. Casada, mãe de dois filhos, com mais de duas décadas de atuação no mercado empreendedor, Luzia iniciou sua jornada vendendo desde lanches e pirulitos até tomates secos. Teve uma pizzaria, ofereceu massagens em uma tenda à beira-mar, realizou atendimentos domiciliares e estabeleceu sua escola especializada em cursos de beleza e estética, até chegar ao notável sucesso da Sóbrancelhas, que conta com a marca de aproximadamente 13 milhões de clientes atendidos.
Com sua história de garra e muito sucesso, Luzia Costa passou a ser CEO do Grupo Cetro, que detém as marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras. A empresária coleciona prêmios, como Prêmio Grandes Mulheres, na Categoria de Médias Empresas, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios e pelo Facebook; Destaque Empresarial 2018 & Revelação na área de Empreendedorismo Social; Prêmio Empresário do Ano Top of Quality Gold Internacional; Certificado de Franquia Internacional 2019, 2020 e 2021; Melhores Franquias 2022, entre outros.
Magali Leite @magalileite_
CEO Espaçolaser @espacolaser
“Com muita experiência, mostrei que estava pronta!”
Antes de assumir o cargo de CEO, Magali era CFO (diretora financeira) da rede de depilação. Ela também é presidente do IBEF-SP, instituto que reúne líderes do mercado financeiro. Nascida no Rio de Janeiro, começou os estudos técnicos com secretariado, depois iniciou faculdade de economia e desistiu por não gostar, fez letras e depois retornou para o curso de economia. Mesmo sem modelos próximos de sucesso na área corporativa, estudou, persistiu, teve disciplina e buscou seu espaço desde cedo.
Hoje, é uma das cinco mulheres que lideram empresas listadas na B3 (bolsa de valores do mercado de capitais brasileiros). E é a primeira mulher à frente da empresa, que tem cerca de seis mil funcionários, sendo 96% do quadro preenchido por mulheres. Magali foi eleita CEO em junho de 2023, pelo conselho da companhia, após ter liderado um processo de reestruturação financeira.
Com carreira construída no mercado financeiro, ela aprendeu a transitar com firmeza em um cenário dominado por homens – e, muitas vezes, foi a única mulher presente em uma sala de reuniões, por exemplo. Atualmente, o painel melhorou, mas ainda está longe da equidade. Como presidente do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), por exemplo, lida com mais de 1000 associados, sendo cerca de 400 mulheres. O Instituto ajuda a impulsionar as carreiras das mulheres e hoje ela vê essa sua atuação como valor e propósito de vida.
Com mais de 30 anos de carreira construída, ela é graduada em Ciências Contábeis, pós-graduação em Análise Econômica, cursou MBA em Gestão Empresarial; Executive Program Strategy & Organization pela Stanford; e M&A Executive Program pela Universidade de Chicago.
A Espaçolaser lidera o setor de depilação a laser no Brasil, com mais de 850 unidades na América Latina, abrangendo todos os estados brasileiros, Argentina, Chile, Paraguai e Colômbia, a empresa é pioneira na democratização do acesso a esse tipo de serviço estético – já foram realizados mais de 80 milhões de procedimentos em diversos tipos de pele ao longo de 20 anos de história. Reconhecida como Great Place to Work desde 2019 e signatária WEP’s (Princípios de Empoderamento das Mulheres) pela ONU Mulheres.
Ana Paula Freitas Ferro @anapaulafreitasferro
CEO Emporium da Beleza @emporiumdabeleza.oficial
“A CEO já foi estagiária; o negócio já foi uma ideia. Não dá para escolher só o resultado. É preciso escolher viver o processo.”
Ela está há quase duas décadas no mercado de estética. Fundou seu primeiro negócio em 2005, entrando no modelo franchising, 13 anos depois. A sua primeira colaboradora foi sua própria mãe, Meire Guilhermina, que a ajudava a conciliar a rotina atarefada ocasionada pela dupla jornada trabalhista, onde atuava meio período em uma agência bancária e no restante do tempo, se dedicava a desenvolver um centro de estética avançada.
No início, a Emporium da Beleza era um salão de estética que oferecia serviços como pedicure, manicure e procedimentos capilares. Pioneira no franchising, atualmente, a franquia possui cerca de 80 unidades em funcionamento distribuídas pelo território brasileiro e no exterior, com sede em Portugal. Atuando na área da saúde, beleza e bem-estar, oferece procedimentos de tratamentos faciais e corporais, assim como de depilação a laser e emagrecimento. Ana Paula gosta de ressaltar que o foco da empresa é proporcionar bons protocolos a preços justos.
A Emporium da Beleza, além de possuir certificado oficial de Great Place to Work, também é uma franquia reconhecida pela ABF, a Associação Brasileira de Franchising. Somente no ano passado, foram atendidas mais de seis milhões de pessoas em seus modelos de negócios: Face Clinic, Slim e Premium.
Além de empreendedora e CEO, Ana Paula também é mãe dos gêmeos Ana Clara e José Pedro, de 9 anos. Buscando apoiar aspirações de outras mulheres, usando de seu conhecimento e sua relevância no mercado, amadrinhou a marca Repitikos, franquia de moda circular infantil, que visa incentivar um estilo de vida mais ecológico e sustentável.
Dra. Priscila Palazzo @drapriscilapalazzo
CEO Estética Priscila Palazzo @p_palazzo
“A minha missão é transformar vidas.”
Paulistana, mãe de três filhos, formada em Fisioterapia e pós-graduada em Dermatofuncional, ela integra a Academia Brasileira de Estética. Pioneira em criolipólise com associações, ao longo de sua trajetória profissional ela trabalhou com renomados cirurgiões plásticos e foi observando todos os detalhes nesse convívio, que percebeu que poderia oferecer, através da estética, bons resultados sem o uso de intervenções cirúrgicas.
Desde esse insight, Priscila passou a se dedicar ao aprimoramento de suas técnicas e ao desenvolvimento de métodos exclusivos – hoje, reconhecidos e procurados por clientes de todo o país.
Ela começou atendendo em um pequeno espaço próprio no bairro de Moema, na capital paulista, e hoje a Estética Priscila Palazzo tem sete unidades abertas e mais de 300 clínicas licenciadas localizadas em várias cidades brasileiras.
A Estética Priscila Palazzo tem mais de 30 protocolos exclusivos desenvolvidos e conta com os seguintes diferenciais: estética de alta performance, tratamentos personalizados, equipamentos exclusivos, linha de produtos e premiações internacionais. O foco de atuação é resgatar a autoestima e bem-estar das pessoas através da redução de gordura localizada, flacidez, celulites e estrias. Na lista de clientes há famosos como Eliana, Juju Salimeni, Graciele Lacerda, Luan Santana.
Com mais de 33 mil resultados comprovados, ela vem revolucionando o mercado da estética desde 2013. Recentemente, Priscila pôde mostrar seu trabalho em rede nacional, como especialista do quadro Beleza Renovada no programa Chega Mais, exibido pelo SBT.
Lucy Onodera @lucyonodera
CEO Rede Onodera @onodera.estetica
“Por trás de uma grande história existem mulheres que se dedicaram para fazer da Onodera uma franquia de sucesso.”
A rede de clínicas de estética Onodera surgiu em 1981, época na qual Edna Onodera teve a ideia de aproveitar os dias sem treinos da escola de judô do marido para oferecer aulas de jazz, sessões de massagem, limpeza de pele e até alguns procedimentos de estética e bem-estar. O que era um “experimento” se mostrou aposta de valor e cresceu rapidamente se tornando um negócio.
Com a expansão, os filhos passaram a vivenciar a rotina da empresa e Lucy ajudava a mãe em tarefas variadas, de administrativas à manutenção predial. Hoje, ela é CEO da rede com mais de 50 unidades localizadas em 10 estados brasileiros e em Portugal.
Lucy aprendeu a amar o negócio da família e resolveu cursar Administração para dominar os processos com sabedoria. Ela participou de toda a evolução do projeto do modelo de franquias e de sua implementação.
A empresa familiar é administrada por ela e pelos irmãos – estes cuidam das áreas operacional, de distribuição e financeira. A CEO analisa que há prós e contras nesse sistema de gestão familiar, mas o lado positivo é que a cultura da empresa está enraizada em cada um deles.
Decorridos 43 anos da construção de uma história de sucesso, com mais de 12 milhões de atendimentos realizados ao longo dos anos, Lucy continua a levar a missão da Onodera a patamares ainda mais altos: elevar a autoestima e a beleza das mulheres, por meio de tratamentos avançados e atendimento personalizado. Coordenando a área de franquias, ela trabalha encorajando todos a crescerem juntamente com a marca consolidada.
A história não pode ser contada sem ela: Cristiana Arcangeli
É muito importante reconhecermos as mulheres que batalharam muito e quebraram paradigmas para que outras viessem e tivessem oportunidade de mostrar o seu valor. Se ainda hoje o machismo está presente em muitas empresas e “escondido” nos pensamentos ocultos de muitos homens, imagine há décadas.
Por isso, a trajetória de Cris Arcangeli, uma das primeiras empresárias brasileiras a atuar na área de beleza e estética, inclui o reconhecimento da ação de uma das mulheres que mais influenciaram e contribuíram para o desenvolvimento do mercado de beleza e bem-estar no país.
Formada em Odontologia, durante cinco anos ela trabalhou como dentista e desde aquela época já pesquisava novas formas de tratamento para seus pacientes, buscando processos e métodos capazes de lhes proporcionar mais conforto durante o atendimento.
Com um olhar inovador, em 1986 foi atraída para o segmento da beleza e fundou a Phytoervas, empresa de produtos capilares formulados sem sal e com ativos naturais. Muitas outras inovações foram incorporadas aos seus produtos, incluindo embalagens e nomenclaturas.
O sucesso de vendas foi enorme e deu origem a dois eventos de moda que marcaram o cenário nacional: Phytoervas Fashion e Phytoervas Fashion Awards, ambos conquistando grande destaque durante oito anos, lançando mais de 60 novos estilistas nesse período.
Ela também criou uma distribuidora de cosméticos internacionais, em 1990, a PH Arcangeli, primeira distribuidora de cosméticos importados do Brasil, trazendo para cá marcas como Carolina Herrera, Chanel e Clinique, ampliando sua rede de negócios com países da Europa e com os Estados Unidos. Nasceu assim a Phytá, primeira perfumaria que seguia os moldes internacionais, sediada em São Paulo.
Em 1994, após vender a Phytoervas, fundou a Éh Cosméticos – que em virtude do rápido sucesso foi comprada pelo grupo Hypermarcas (atualmente, Hypera Pharma, detentora de inúmeras marcas no segmento farmacêutico e de skincare, como Mantercop) apenas 18 meses depois do início do negócio.
Cris Arcangeli também é a criadora da beauty’In®, empresa da qual é CEO, atualmente (entre outros negócios): trata-se de uma marca de alimentos funcionais pioneira mundial na categoria dos aliméticos®, que nasceu da crença de que a verdadeira beleza vem de dentro. A beauty’In® foi a primeira marca a misturar colágeno e ingredientes cosméticos em diversos tipos de alimentos e bebidas. Essa inovação disruptiva recebeu reconhecimento nacional e internacional, incluindo o prêmio de bebida mais inovadora do ano nos Estados Unidos, pela Beverage Innovation Magazine.
No portfólio, o carro-chefe é o beautydrink®, bebida em oito sabores diferentes, cada um para uma necessidade, com vitaminas, minerais e extratos de frutas; beautycandy®, balas de colágeno com vitaminas; beautybar®, barrinha com sete cereais orgânicos, vitaminas, colágeno e minerais.
Ela também se dedica a fomentar o empreendedorismo, especialmente o feminino, que na visão dela tem se mostrado importante ferramenta de transformação social. Premiada dezenas de vezes por sua atuação, em 2004 ela recebeu o Prêmio de Mulher Mais Influente do País; e em 2006, foi empossada na Academia Brasileira de Marketing, na cadeira 21.