Terapias nutricionais injetáveis e estética: que relação é essa?

Também chamada (erroneamente) de soroterapia, a prática traz inúmeros benefícios para a saúde a ponto da pele, do cabelo, das unhas e das curvas também serem favorecidas. Porém, não se trata de um tratamento estético, como muitos acreditam. Para entender melhor essa terapia que está sendo super falada, acompanhe a entrevista que NEGÓCIO ESTÉTICA fez com exclusividade com duas especialistas no assunto

Shâmia Salem @shamiasalem

Há quem chame de suplementos injetáveis ou de suplementos parenterais. Porém, a fama pegou mesmo no nome terapias nutricionais injetáveis, procedimento geralmente reservado para situações específicas e – atenção! – que não substitui a importância da alimentação oral sempre que possível. Na prática, o termo se refere ao fornecimento de nutrientes por meio de uma solução que pode conter proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e antioxidantes diretamente em vias que não passam pelo sistema digestório, como o meio subcutâneo, intramuscular e a corrente sanguínea. “Essa abordagem é geralmente utilizada em situações em que o sistema digestivo não pode absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos, seja devido a condições que prejudicam o aporte ou a absorção. Alguns exemplos de situações em que as terapias nutricionais injetáveis podem ser aplicadas incluem a desnutrição grave, disfunções gastrointestinais, incapacidade de ingestão oral e procedimentos cirúrgicos que exigem abstinência alimentar, entre outras. Daí a necessidade de sua administração ser uma intervenção médica especializada, que requer monitoramento cuidadoso por uma equipe de profissionais de saúde capacitados”, esclarece a nutróloga Marcella Garcez, mestre em ciências da saúde, pesquisadora em suplementos alimentares no serviço de nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), onde também é docente do curso nacional de nutrologia.

Concorda com ela a endocrinologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Izabela da Fonseca, que completa: “As terapias nutricionais injetáveis têm sido uma nova modalidade de tratamento na área de saúde”. Na entrevista a seguir, as duas especialistas esclarecem pontos essenciais para entender mais sobre essa terapia e sua relação com a estética.

NE – Por que essas terapias nutricionais injetáveis estão tão em alta?

DRA. MARCELLA – Os suplementos injetáveis, inadequadamente conhecidos como soroterapias, ganharam popularidade em alguns círculos, muitas vezes associadas puramente a objetivos estéticos e de bem-estar. Isso aconteceu por diversos fatores, entre eles por ser tratar de uma forma de administração mais rápida e eficiente do que a absorção oral, atrativa para aqueles que desejam uma suplementação assertiva e eficaz; e a possibilidade de promover a saúde, aumentar a energia, melhorar a hidratação e fortalecer o sistema imunológico. Outras explicações incluem o fato de que certos suplementos injetáveis foram impulsionados por celebridades e influenciadores que os promovem nas redes sociais, o que aumenta o interesse do público em geral; e que em alguns casos essas terapias são promovidas com alegações questionáveis de benefícios estéticos, como melhoria da saúde da pele, cabelo e unhas, bem como efeitos antienvelhecimento. Porém, como não são livres de riscos, efeitos colaterais e complicações, recomenda-se que as pessoas interessadas em suplementos injetáveis busquem sempre orientação especializada antes de prosseguir, para avaliar sua necessidade real com base em sua saúde individual e histórico médico.

NE – Quais tipos de terapias nutricionais injetáveis existem e qual a diferença entre elas?

DRA MARCELLA – As terapias nutricionais injetáveis podem incluir diferentes tipos de infusões, e cada uma podendo conter uma combinação específica de nutrientes, dependendo das necessidades do paciente. Regra geral, os tipos mais comuns trazem vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, ácidos graxos e antioxidantes. É importante destacar que a administração de suplementos injetáveis deve ser realizada sob prescrição e supervisão médica e a escolha do tipo de terapia depende das necessidades de saúde individuais. Além disso, a eficácia dessas terapias para objetivos específicos, como estética e bem-estar, é um tópico de discussão e pesquisa contínua na comunidade médica.

NE – Para quem e em quais casos as terapias nutricionais injetáveis são indicadas?

DRA. MARCELLA – Os suplementos injetáveis são indicados em situações específicas em que a ingestão oral de nutrientes é inadequada ou impossível. Em casos como a desnutrição severa devido a condições médicas, como câncer, doenças gastrointestinais ou cirurgias que afetam a capacidade de absorver nutrientes pelo trato digestório. Também para pacientes que não podem ingerir alimentos oralmente devido a distúrbios neurológicos, lesões na boca ou garganta ou outras condições que comprometem a capacidade de comer, além de portadores de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa, que podem ter dificuldade em absorver nutrientes devido à inflamação. Há ainda aqueles que passaram por operações extensas, em que a alimentação oral imediata pode não ser possível, portadores de doenças crônicas que têm necessidades nutrológicas específicas, pessoas com dietas estritas e restritas, entre outros. Dito isso, é importante salientar que a decisão de utilizar suplementos injetáveis deve ser feita exclusivamente após avaliação e prescrição médica, pois os nutrientes injetáveis geralmente encontram-se em altas concentrações. Diante disso, eles atuam como medicamentos e, assim como todos os medicamentos, oferecem riscos, efeitos colaterais e contraindicações. Por isso deve ser levada em consideração a condição médica específica, a história clínica e as necessidades nutrológicas individuais de cada paciente; e, somente desta maneira, é possível obter os efeitos e resultados esperados, de forma segura.

DRA. IZABELA – Um bom exemplo de indicação das terapias nutricionais injetáveis é no caso em que a pessoa tem anemia por deficiência de ferro e não conseguimos suplementar oralmente por alguma questão disabsortiva do trato gastrointestinal. Ao receber a reposição diluída no soro por via venosa o paciente tem uma melhor absorção independentemente de sua condição gastrointestinal. Isso vale para a suplementação de vitamina B12, feita por via intramuscular, em que um comprimido demoraria para atingir os níveis de concentrações ideais no organismo. Em situações assim, podem ser realizadas as terapias nutricionais injetáveis uma ou duas vezes por semana, sempre respeitando tempo de depósito do nutriente e acompanhando esse paciente, fazendo dosagens sanguíneas para ver como que ele está reagindo e checando a necessidade de novas administrações.

NE – O profissional de estética participa de alguma maneira do tratamento das terapias nutricionais injetáveis?

DRA. MARCELLA – Esse envolvimento pode variar com base na legislação de cada país. Aqui no Brasil o uso das terapias injetáveis endovenosas é considerado uma prática médica exclusiva, por causa dos riscos, efeitos colaterais e contraindicações. Os médicos que prescrevem suplementos injetáveis geralmente trabalham em equipes multidisciplinares com outros profissionais de saúde capacitados, como enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas.

NE – É possível combinar terapias nutricionais injetáveis com tratamentos estéticos?

DRA. MARCELLA – Em termos de integração com procedimentos estéticos, médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos podem ter em suas equipes outros profissionais considerados como parte de um protocolo mais amplo, com o objetivo de melhorar a saúde geral da pele, cabelo ou unhas. No entanto, o médico responsável pela prescrição dos suplementos injetáveis é também responsável pela coordenação entre profissionais de saúde e esteticistas, fundamental para garantir uma abordagem integrada e segura. Entre as indicações de suplementos injetáveis para fins estéticos podemos citar os protocolos contra gordura localizada, o apoio à saúde da pele e a síntese de colágeno, além de apoiar a saúde de anexos cutâneos como cabelo e unhas.

DRA. IZABELA – Os profissionais que estão aptos a fazer esse tipo de tratamento e que podem administrar substâncias injetáveis por seu conselho de classe geralmente são médicos, enfermeiros, farmacêuticos e biomédicos.

NE – Quais as contraindicações das terapias nutricionais injetáveis?

DRA. MARCELLA – Há algumas, entre elasquando o trato gastrointestinal está funcional e capaz de absorver nutrientes de forma adequada ou se o paciente é alérgico ou sensível a qualquer componente da solução. Além disso, portadores de insuficiência cardíaca podem ter dificuldades em lidar com o volume adicional de líquido associado ao suplemento; e alguns distúrbios metabólicos podem tornar a administração injetável de certos nutrientes perigosa. Em casos de infecções sistêmicas, a administração parenteral pode aumentar o risco de complicações e alguns casos de doenças hepáticas pedem que a administração de suplementos injetáveis administração seja feita com precaução. Por isso é que a indicação de utilizar suplementos injetáveis deve ser baseada em uma avaliação médica completa, levando em consideração a condição específica do paciente, seu histórico médico e a presença de contraindicações.

NE – Como é escolhida a combinação de nutrientes para cada pessoa? E, depois do plano traçado, como essa combinação é preparada? Vai para uma farmácia de manipulação ou existem boosters já prontos?

DRA. MARCELLA – A escolha da combinação de nutrientes injetáveis é uma decisão personalizada que leva em consideração a condição médica específica do paciente, suas necessidades nutrológicas, o estado de saúde geral, exames laboratoriais e outros fatores individuais. Seja isso com o objetivo de deficiências, apoiar a recuperação pós-cirúrgica ou melhorar a saúde da pele, entre outros.

DRA. IZABELA – A combinação prescrita de nutrientes pode ocorrer de diferentes maneiras. Em alguns casos, especialmente em terapias nutrológicas personalizadas, as soluções são embaladas em laboratórios de manipulação de injetáveis. Em outras situações, podem ser usadas mesclas pré-determinadas comercialmente disponíveis.

NE – Como as terapias nutricionais injetáveis são aplicadas?

DRA. IZABELA – Geralmente a aplicação é feita por via intramuscular ou intravenosa, mas a via subcutânea também pode ser utilizada. Em comum, todas elas permitem que os nutrientes sejam absorvidos de forma rápida e eficaz, contornando o sistema digestório. Essa abordagem é utilizada para garantir uma entrega direta e controlada dos nutrientes, especialmente em situações em que a absorção digestiva é comprometida.

DRA. MARCELLA – A escolha do método de administração pode depender da composição, do volume e das características específicas do tratamento.  Mas, para ter uma ideia, a administração intramuscular é comumente utilizada em casos de suplementos específicos, como vitamina B12, nutrientes lipofílicos, alguns minerais e antioxidantes; enquanto a intravenosa é realizada em um ambiente clínico e envolve a inserção de uma agulha em uma veia, seguida pela conexão a um equipo que fornece a solução.

NE – Quantas aplicações são indicadas e qual o intervalo entre elas?

DRA. MARCELLA – A frequência e o número de aplicações variam significativamente, dependendo dos objetivos do tratamento, da composição específica da solução, das necessidades individuais do paciente, de sua condição médica específica, seu estado nutrológico, suas deficiências e sua resposta à terapia.

NE – Quais efeitos esperar das terapias nutricionais injetáveis?

DRA. MARCELLA – As respostas aos tratamentos podem variar significativamente dependendo da condição médica do paciente, das deficiências nutrológicas específicas e dos objetivos do tratamento. Mas, entre os benefícios esperados estão a melhoria do estado nutrológico, apoio à recuperação pós-cirúrgica, suporte à saúde da pele, do cabelo e das unhas, aumento da energia e vitalidade, suporte à saúde intestinal e melhoria da função gastrointestinal.

DRA. IZABELA – A duração desses efeitos, prolongada ou temporária, também depende do estado do paciente e da continuidade da terapia. Por tudo isso a supervisão do profissional é crucial para avaliar a eficácia da terapia, ajustar o tratamento conforme necessário e garantir a segurança do paciente.

FRASES

“Entre os benefícios esperados estão a melhoria do estado nutrológico, apoio à recuperação pós-cirúrgica, suporte à saúde da pele, do cabelo e das unhas, aumento da energia e vitalidade, suporte à saúde intestinal e melhoria da função gastrointestinal”

Dra. Marcella Garcez

“Geralmente a aplicação é feita por via intramuscular ou intravenosa, mas a via subcutânea também pode ser utilizada. Em comum, todas elas permitem que os nutrientes sejam absorvidos de forma rápida e eficaz, contornando o sistema digestório” Dra. Izabela da Fonseca

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *