A Cosmetologia avançada proporciona soluções efetivas para a harmonização glútea com a finalidade de remodelar e até aumentar o volume dos glúteos para corrigir assimetrias, irregularidades, incluindo a depressão trocantérica. É preciso estar por dentro das inovações cosmetológicas para realizar o tratamento seguro, que inclui técnicas manuais que solucionam queixas de clientes que frequentam o ambiente estético. A Cosmetologia também pode ser forte aliada na melhora da qualidade e da saúde da pele, com o foco de prolongar os benefícios de técnicas invasivas.
A existência de diferentes formatos de glúteos é uma realidade que devemos levar em consideração ao realizar tratamentos de harmonização dessa região. Esses formatos são determinados pela predisposição genética e pelo biótipo corporal.
É importante identificar corretamente o formato do glúteo de cada indivíduo, pois isso nos permite compreender as possíveis disfunções presentes nessa região. Ao identificar disfunções, como flacidez, assimetria ou falta de volume, podemos traçar um plano de tratamento adequado, que atenda às necessidades de cada cliente.
É fundamental dosar a expectativa do mesmo, pois nem sempre é possível alcançar resultados extremos ou idênticos aos de outras pessoas. Cada corpo é único e reage de maneira diferente aos procedimentos estéticos.
Portanto, ao realizar a harmonização de glúteo é fundamental considerar a individualidade de cada paciente, respeitando suas características físicas e genéticas. Dessa forma, podemos obter resultados satisfatórios e duradouros, proporcionando uma aparência mais harmoniosa e natural aos glúteos.
O domínio da anatomia da região é indispensável para quem deseja atuar nos procedimentos voltados à harmonização glútea, pois essa região é composta por diversas estruturas, o que torna uma cirurgia de gluteoplastia, por exemplo, bem traumática e com tempo de recuperação grande.
Nos últimos anos, surgiram diversas opções invasivas e não invasivas, com o objetivo de tornar a região mais harmônica. As técnicas mais comuns são subcision, aplicação de bioestimuladores de colágeno, ácido hialurônico e combinações com equipamentos de alta tecnologia. No universo da Cosmetologia surgiram ativos cosméticos de última geração que proporcionam benefícios nitidamente percebidos e que podem até prolongar ou proporcionar mais qualidade e saúde para a pele antes e depois de procedimentos injetáveis.
No geral, o tratamento de harmonização glútea com a Cosmetologia avançada irá associar o uso de ativos que estimulam a produção de colágeno e elastina, e que organizam as fibras de sustentação, além de colaborarem com a adipogênese visando trazer o volume desejado para melhorar o contorno e proporcionar o aumento glúteo de modo a melhorar a aparência da região, tratando as disfunções e melhorando o aspecto da celulite. Um ativo inovador que gera esses efeitos é a amora preta que tem uma proposta multifuncional na harmonização de glúteos.
Essa proposta prevê o uso de manobras manuais combinadas aos ativos cosmetológicos. O uso do ácido hialurônico (AH) tópico também é fundamental para aumentar a hidratação. O mais comum é combinar moléculas diferentes de AH para melhorar a performance tópica e assim atuar nutrindo, tonificando e remodelando sem necessidade de intervenções invasivas.
A recomendação de uso de aplicação tópica em tratamento homecare é imprescindível para prolongar os resultados obtidos em cabine. Cicelina Campos @cicelinacampos é graduada em Fisioterapia, pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional, com MBA em Cosmetologia Estética e Ciências da Pele, é, consultora em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Serviços, mestre em Bioengenharia.