O comportamento das celebridades e o uso excessivo das redes sociais criam uma sensação falsa de que procedimentos estéticos trazem resultados milagrosos, rápidos e iguais para todos. Isso porque eles estão sempre testando algum aparelho ou fórmula nova em procedimentos estéticos e compartilhando fragmentos da sua rotina nas redes sociais. Para quem assiste, cria-se a ilusão de que os cuidados com a beleza são muito simples, rápidos, mágicos e, pior, que funcionam da mesma forma, com os mesmos resultados, para todo mundo.
Essa exposição excessiva de procedimentos estéticos nas redes sociais afeta a autoestima das pessoas e muitas começam a desejar uma mudança que não é saudável, se comparando com os outros e querendo resultados inatingíveis.
Por isso, é preciso conversar muito bem com o paciente, entender seus desejos e indicar o tratamento que fará mais sentido de acordo com seus traços. Existe um exagero na quantidade de procedimentos e de produtos usados em alguns casos. É claro que precisamos respeitar o gosto do paciente, mas, como médica, prefiro tratamentos que valorizem a naturalidade e que mantenham os traços de cada um. Acredito que dá para envelhecer de maneira natural e tranquila, sem mudanças agressivas e sem comparações geradoras de frustrações.
Assim, listo quatro fatos sobre procedimentos estéticos que muitas pessoas ignoram, por isso são muito importantes serem apresentados aos possíveis pacientes logo no início do atendimento:
1- Resultado pós-procedimento não é o resultado final: imediatamente após o procedimento, a pele está inchada, com hematomas e muitas vezes as pessoas se assustam com o que veem, mas é preciso lembrar que o resultado final aparece entre 15 a 21 dias e, em alguns procedimentos, pode até demorar mais. Os bioestimuladores de colágeno, por exemplo, podem levar um mês ou mais até atingirem seu ápice de efeito
2- A recomendação é evitar comparações e valorizar a beleza natural: o procedimento não tem o objetivo e nem a capacidade de transformar alguém em outra pessoa. O tratamento estético feito por especialistas visa sempre melhorar aquilo que incomoda, respeitando os desejos do paciente, mas sempre com segurança e ética.
3- Hematomas ou intercorrências podem acontecer: cada organismo é único e alguns hematomas podem aparecer porque o rosto tem muitos vasos, por isso “os roxinhos” podem surgir, mas logo desaparecem. Algumas intercorrências também podem ocorrer e, por isso, é importante realizar o procedimento com um médico, profissional capacitado para resolver qualquer obstáculo.
4- Nem todo procedimento é reversível, mas a maioria sim: normalmente, os procedimentos feitos em consultório têm um efeito com validade determinada e se o paciente não gostar do resultado poderá esperar o efeito passar ou revertê-lo com o uso de produtos específicos, como é o caso da hialuronidase, enzima que anula os preenchimentos feitos com ácido hialurônico.
Dra. Julyanna do Valle @dra.julyannadermato é dermatologista e tricologista. É formada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com Residência Médica em Dermatologia pelo HC/UFG. Estudou Tricologia na Universidade de Mogi das Cruzes-GO.