A união de conhecimento científico com domínio de técnicas permite ao profissional da Estética fazer da tecnologia sua aliada para oferecer tratamentos e condutas seguras e cada vez mais impactantes nos resultados oferecidos. Viva o futuro em cinco versões.
Carmen Cagnoni @carmencagnoni
A área da Saúde Estética e da Cosmética vive uma revolução impulsionada pelo progresso científico e tecnológico constante, com transformações remodelando não apenas o desenvolvimento de produtos e a aplicação de tratamentos, como também a maneira como os profissionais se relacionam com as inovações do mercado, que se tornam, cada vez mais, parte essencial da prática clínica e do cuidado com o cliente/paciente.
Com a tecnologia contribuindo para a conquista da beleza saudável, que se traduz naturalmente em pele viçosa, corpo equilibrado e bem-estar integral, manter-se atualizado sobre os movimentos constantes da indústria farmacêutica e cosmética é primordial para oferecer protocolos eficazes, seguros e personalizados. “A inovação tecnológica tem transformado o conceito de beleza, trazendo um olhar mais integrado e funcional. Hoje, os cosméticos não apenas promovem melhorias estéticas visíveis, mas atuam em sinergia com os processos fisiológicos da pele e do organismo, o que resulta em uma beleza verdadeiramente saudável, sustentável e duradoura, pondera Maria Eugenia Ayres @meugenia.farma, graduada em Farmácia Industrial, pós-graduada em Farmacologia Clínica e gestora farmacêutica da Biotec Dermocosméticos @biotecmagistral.
Para a farmacêutica, ativos biomiméticos, que mimetizam as funções naturais da pele, como proteção e regeneração celular; tecnologias de vetorização, como os silanóis, que garantem maior estabilidade, penetração e eficácia dos ativos; neurocosméticos, que interagem com os receptores cutâneos, promovendo bem-estar emocional e sensorial; e o conceito in & out, que associa ativos orais e tópicos em um mesmo protocolo, são alguns destaques do momento.
Essas inovações vêm sendo incorporadas por clínicas estéticas, spas, salões e até hospitais, que apostam em soluções como inteligência artificial, biotecnologia, cosmetogenômica e dispositivos de análise da pele para personalizar ainda mais os tratamentos. Ao mesmo tempo, a fabricação de cosméticos também evolui com foco em sustentabilidade, formulações inteligentes e produção responsável, com o uso de tecnologia de ponta permitindo a criação de ingredientes cada vez mais específicos e eficazes, alinhando desempenho e segurança. “Os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, e o mercado cosmético não é exceção. Essa evolução tem possibilitado a descoberta e aplicação de ingredientes cada vez mais específicos, além da adoção de métodos de produção mais modernos e eficientes. Como resultado, surgem formulações inovadoras, como micro e nanoemulsões, que oferecem maior estabilidade, absorção e eficácia nos tratamentos”, analisa Cléber Barros @cleberbarrosoficial, cientista cosmético, graduado em Química, e pós-graduado em Cosmetologia Avançada e em Comportamento do Consumidor. “A tecnologia também desempenha um papel fundamental nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), permitindo uma compreensão mais aprofundada dos processos biológicos humanos e dos mecanismos de ação das substâncias cosméticas. Esse conhecimento é essencial para a criação de produtos com maior desempenho e segurança”, complementa.
Entre grandes apostas do setor, Negócio Estética selecionou cinco ponto-chaves que empregam alta tecnologia a fim de promover resultados efetivos.
1
Cosmético com efeito de microagulhamento – Microagulhamento Biológico
O microagulhamento é uma técnica bastante utilizada para estimular a produção de colágeno, melhorar a textura e manter a elasticidade da pele. “O tratamento utiliza um dispositivo com microagulhas para criar pequenas perfurações na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina. É indicado para tratar cicatrizes de acne, rugas finas, estrias e poros dilatados, além de promover uma melhora geral na textura e na firmeza da pele. Para potencializar resultados, pode ser combinado com ativos como ácido hialurônico ou vitaminas”, constata Gisele Costa @dra.gisele.costa, esteticista e cosmetóloga, graduanda a em Farmácia e especialista técnica de Estética e Cosmetologia da Eh Medical @medicalbr.
Agora, efeito similar pode ser obtido por meio de cosméticos tecnológicos. “Mais conhecido como microagulhamento biológico, esse procedimento é uma técnica de tratamento estético que combina os benefícios do microagulhamento tradicional com o de espículas de origem natural (espiculite), geralmente derivadas de esponjas marinhas. Essas espículas são pequenas agulhas microscópicas biológicas que ajudam a estimular a pele de forma mecânica e biológica, promovendo a renovação celular”, esclarece Yuri Cavaleiro @yuri.cavaleiro, mestre em Ciências, biólogo, professor e speaker da Sinclair Brasil HOF @sinclair_brasil.
Ao contrário do microagulhamento tradicional com agulhas metálicas, essa abordagem utiliza microestruturas que criam microcanais na epiderme, favorecendo a renovação celular e potencializando a absorção transdérmica de ativos cosméticos. Entre os principais benefícios estão: neocolagênese e neoelastogênese; aumento da permeabilidade cutânea; renovação celular acelerada e versatilidade de aplicação, pois pode ser indicado para o tratamento de rugas finas, linhas de expressão, cicatrizes (incluindo de acne), estrias, hiperpigmentações e textura irregular da pele.
O Porcelain Glow Ultra Glass Skin Effect, lançamento da Ada Tina @adatinaitaly, por exemplo, segundo a marca, é o primeiro sérum com microagulhas invisíveis do mercado brasileiro capaz de entregar resultados de três tratamentos estéticos: microagulhamento, clareamento a laser e bioestimulação de colágeno. “Ele conta com ainovadora tecnologia Deep Microcrystal Needles, trazendo microagulhas invisíveis que penetram na pele para promover uma microestimulação até nas camadas mais profundas,favorecendo a produção de colágeno e ativando intensamente a renovação celular de maneira indolor e sem os efeitos adversos dos procedimentos tradicionais”, detalha o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo @mauriziopupo, especialista em Cosmetologia e CEO da Ada Tina.
Além do efeito de microagulhamento, o produto também é capaz de promover resultados de clareamento a laser e bioestimulação de colágeno graças à sua composição rica em vitamina C, niacinamida e peptídeos de retinol. “As microagulhas abrem canais para que essas substâncias consigam penetrar muito mais profundamente na pele. Essa ação produz o exclusivo Ultra Glass Skin Effect, atuando como um laser clareador cosmético para reduzir manchas, uniformizar o tom da pele e torná-la mais luminosa e radiante sem causar irritação ou sensibilidade à luz solar”, destaca o especialista. “A ação sinérgica da vitamina C, da niacinamida e dos peptídeos de retinol ainda promove bioestímulo intenso de colágeno, conferindo mais firmeza e densidade à pele e um poderoso efeito lifting”, complementa.
A linha Mezzo Micro Body é o lançamento da Mezzo Dermocosméticos @mezzodermocosmeticos com a inovadora tecnologia de microagulhas biológicas, obtida através de esponjas marinhas, que estimulam a pele, criando inúmeros microcanais, permitindo que ingredientes ativos e nutrientes sejam melhor absorvidos. O novo conceito em microagulhamento de uso tópico é diferenciado e adaptável para cada pessoa e age na redução da degradação de proteínas ao diminuir a expressão de importantes genes mediadores inflamatórios, dessa forma, colabora para manutenção da massa muscular e do colágeno, uma das proteínas da beleza. Assim, atua tanto na diminuição do processo de envelhecimento como também no tratamento das suas consequências. É um programa de tratamento tópico, não invasivo, personalizável e com quatro itens. “O lançamento pode ser usado em todos os tipos de pele e corpos, mas tem indicação especial para os usuários de soluções emagrecedoras, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Isso porque ao perder peso de forma abrupta, a pele do corpo inteiro também é afetada, tanto em estrutura como em saúde. As consequências são o derretimento facial, bumbum caído, flacidez nas pernas e até a flacidez muscular, por conta da degradação de proteínas”, explica a Dra. Joyce Rodrigues, cientista cosmetóloga e CEO do Grupo Mezzo.
A Tulípia @tulipiacosmeticos também investiu na categoria e lançou Black Secret Micro Spikes, integrante da Linha Black Secret, especialmente desenvolvida para profissionais da Estética. Trata-se de um peeling com textura em gel-creme e cuidado home care. Com um ativo nunca antes visto no Brasil, o Micro Spikes Peeling oferece uma ação similar ao microagulhamento, mas com a conveniência e a suavidade de um sérum. A junção de ativos torna o produto completo, agindo diretamente na uniformização do tom de pele e rejuvenescimento, como Micro Spikes, nano ácido tranexâmico, vitamina E, Pullulan, Drone Copper e ácido poliglutâmico. Entre os benefícios estão esfoliação suave e eficiente, pele regenerada e revitalizada, uniformização do tom e da textura da pele.
Já a Cosmobeauty @cosmobeautyoficial trouxe a tecnologia para ser utilizada apenas pelos profissionais da Estética em consultório. O Hyalu Micro Fusion Hyalucode, que se autointitula ‘creme com efeito de agulhas’, é um bioestimulador composto de microespículas ativas oriundas de esponjas do mar, que promove estímulos preenchedores e efeito micropeeling. Com tecnologia MicroDermic-Active, atua por meio da fusão dessas microagulhas marinhas, agindo como bioestimuladores funcionais potencializando a ação dos ativos, além da indução do colágeno. Ele tem ação de preenchimento em camadas, clareamento e regulação da tonalidade cutânea, proteção e fortalecimento da pele e redução de poros dilatados.
2
Nova geração de canetas emagrecedoras com redução de efeitos colaterais
Medicamentos como Ozempic e Wegovy (formulados com semaglutida) ganham cada vez mais adeptos para o tratamento da obesidade. O problema está no fato de que, apesar de eficazes, essas substâncias podem gerar efeitos colaterais importantes. Para alguns pacientes, o uso pode desencadear enjoo, náusea, vômito, diarreia ou constipação, entre outros. Isso pode ocorrer, muitas vezes devido ao uso sem acompanhamento médico ou de doses incorretas.
A boa notícia é que pesquisadores não param de estudar, avaliar, analisar essas drogas chamadas de análogas de GLP-1, que são capazes de mimetizar a ação desse hormônio (responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue e atuar no cérebro para reduzir o apetite), com resultados favorecendo o desenvolvimento de novas drogas com menos efeitos colaterais. Mesmo em face à boa notícia, existem algumas estratégias que precisam ser adotadas para que os usuários desses medicamentos tirem melhor proveito da ação com segurança, eficácia e conforto na ingestão. “A principal medida para evitar os efeitos colaterais é buscar acompanhamento médico para que as doses sejam devidamente ajustadas. Para o paciente conseguir bem-estar e qualidade de vida ao longo do tratamento, o médico deve fazer a progressão da dose de acordo com o efeito colateral e sempre prescrever um medicamento SOS. Na dieta, a principal maneira de amenizar efeitos adversos é diminuir bastante a ingestão de alimentos gordurosos, comer pequenas porções em intervalos menores e aumentar a ingestão de líquidos, principalmente de água. As náuseas devem ser aliviadas com medicações específicas para enjoo”, avalia a Dra. Deborah Beranger @deborahberanger, endocrinologista com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia e em Terapia Intensiva, e com participação em cursos de extensão em Obesidade, Transtornos Alimentares e Transgêneros na Harvard Medical School (EUA).
Em relação à diminuição dos relatos de efeitos colaterais, o Mounjaro (tirzepatida) tem mostrado desempenho mais favorável. Vale ressaltar que tanto a semaglutida quanto a tirzepatida são análogos do GLP-1 e, além de ajudarem no controle da glicose, o que as torna úteis também no tratamento do diabetes tipo 2, promovem a lentificação do esvaziamento gástrico e agem diretamente no hipotálamo, reduzindo o apetite. A tirzepatida atua ainda em outro hormônio, o GIP (desempenha um papel importante na regulação da glicose no sangue e na sensibilidade à insulina), o que potencializa a perda de peso com menos efeitos colaterais. “A tirzepatida é uma medicação que pode, sim, causar efeitos colaterais como outra qualquer, como dor ou distensão abdominal e náusea. Porém, na prática, observamos menor número de casos em comparação aos outros ativos. Mas a recomendação continua similar: o Mounjaro tem que ser utilizado com cautela e sempre acompanhado de um profissional da área, embora seja uma medicação com baixo efeito colateral”, alerta a endocrinologista.
3
Gloss labial com efeito de preenchimento
“Refletindo um desejo crescente por beleza natural e autocuidado sem exageros, a quiet beaut, ou beleza silenciosa ou discreta, é um movimento que veio para ficar. Essa tendência prioriza procedimentos não invasivos que aprimoram a aparência sem alterar drasticamente os traços, valorizando a individualidade e a suavidade. Em vez de intervenções radicais, como cirurgias plásticas ou preenchimentos em excesso, o foco está em tecnologias avançadas e injetáveis sutis, que oferecem resultados progressivos e discretos. “Quiet Beauty celebra a individualidade e o autocuidado consciente. Mais do que esconder ou transformar, o objetivo é ressaltar e potencializar o que existe, celebrando a naturalidade e a elegância”, analisa Gisele Costa. Na esfera dessa tendência, cosméticos capazes de simular efeito instantâneo estão em alta, como o gloss plump, tipo de cosmético que promove hidratação e efeito de preenchimento, graças à ação de ativos que estimulam a circulação sanguínea, fazendo com que os lábios pareçam mais cheios.
“O gloss labial com ação preenchedora combina ativos que promovem hidratação, estímulo ao colágeno e vasodilatação leve, como Hyaxel®, uma forma de ácido hialurônico de baixo peso molecular vetorizado pelo silanol, que promove hidratação profunda e melhora do volume labial; Friogel, um éster de mentol e do ácido lático, com propriedade refrescante e efeito duradouro; niacina (vitamina B3) e extratos de capsicum (pimenta), que aumentam a circulação local, proporcionando leve edema e rubor; óleos vegetais e manteigas, que promovem conforto, brilho e nutrição. Essa combinação promove volume imediato e, com o uso contínuo, melhora a textura e a definição dos lábios”, explica a farmacêutica Maria Eugenia Ayres.
Ela esclarece que o gloss preenchedor geralmente associa dois tipos de resultado: efeito imediato e sensorial causado por ativos como Friogel, niacina ou extratos picantes, que aumentam a vascularização e geram volume aparente por poucas horas; e efeito de longo prazo obtido com o uso contínuo de peptídeos e ácido hialurônico, que promovem aumento do volume e definição labial progressiva. Essa associação permite a percepção de ação imediata ao mesmo tempo em que os ativos continuam atuando por período maior e em nível mais profundo.
A Ellementti Dermocosméticos @ellementtidermocosmeticos conta com Lipfiller, preenchimento like para os lábios que age para auxiliar a restaurar as linhas de expressão da região. A fórmula traz pink pepper, extrato de pimenta-rosa que estimula a microcirculação local, induzindo a um aumento natural imediato do volume labial e intensificando o tom natural da boca através do aporte de nutrientes e fluidos para a região. Em sua fórmula ainda há peptídeos bioativos que atuam na síntese de componentes da matriz extracelular e estimulam a produção de colágeno e elastina para lábios mais firmes e definidos, redução das linhas verticais na região e maior definição no contorno labial. Assim como os ativos Multi HA, uma combinação de ácido hialurônico em diferentes pesos moleculares que garante efeito preenchedor e hidratação imediata e prolongada; e o Epiderfil, que forma um filme protetor na superfície dos lábios, mantendo a hidratação e potencializando o efeito volumizador por mais tempo, além de proteger contra agressores externos. “As pessoas estão buscando saúde em associação à beleza, a tendência do mercado é que os produtos ofereçam cada vez mais performance e multibenefícios com caráter de tratamento, e o lip care também vai nesse movimento”, revela a Dra. Fernanda Chauvin, dermatocosmética, beauty expert e CEO do Grupo F. Chauvin. “A ideia é preencher a região tratando a pele ao mesmo tempo em que proporciona o tão desejado efeito de aumento de lábios, preenchendo a boca e auxiliando a restauração das linhas do contorno”, completa.
A Adcos @adcosprofissional, por exemplo, disponibiliza o Sérum Volumizador ea Máscara Rejuvenescedora. O Sérum promove volumização instantânea com o efeito plump, que causa um leve formigamento na boca, redefinindo o contorno labial; além de tornar os lábios mais macios e saudáveis com uma hidratação imediata. Já a Máscara foi criada para ser usada à noite. Com textura macia, trata os lábios durante o sono, e o uso contínuo do produto oferece lábios mais hidratados, firmes e rejuvenescidos.
A linha Microlips, da Biodermis Cosméticos @biodermiscosmeticos, proporciona nutrição labial, modela e redesenha o contorno da boca devido a um peptídeo volumizador e dois ácidos hialurônico de alto e baixíssimo peso molecular que
hidrata profundamente por 24 horas. A linha é composta de Esfoliante Labial com grânulos e extratos que ajudam na remoção de células mortas, estimulam a renovação celular para melhor permeação dos ativos; Sérum para auxiliar na hidratação e revitalização dos lábios; Red Velvet, pigmento orgânico, vegano com partículas maiores que proporciona viço e cor momentânea; e Gloss que auxilia no volume, rejuvenescimento e na hidratação dos lábios.
Outra opção é Smart Lips Care Gloss Volumizador, da Smart Gr @smartgrbr, que proporciona lábios volumosos, hidratados e com aparência saudável. Com uma fórmula exclusiva, ele promove sensação de aquecimento suave, estimulando a microcirculação, uniformizando o contorno dos lábios e conferindo um efeito gloss sofisticado. O produto hidrata, regenera e suaviza linhas finas.
Princípio ativo vivo Lactobacillus crispatus para prevenção de envelhecimento cutâneo
A microbiota da pele é um ecossistema formado por micro-organismos benéficos que convivem em equilíbrio com as células cutâneas. Esse microbioma tem papel fundamental na proteção contra patógenos, modulação da inflamação, regulação do pH e fortalecimento da barreira cutânea. Fatores como envelhecimento, poluição, estresse, uso de cosméticos agressivos ou medicamentos podem levar ao desequilíbrio desse sistema e levar à condição chamada disbiose. “Ela está associada ao aumento da inflamação crônica, maior sensibilidade, ressecamento, aparecimento precoce de rugas e perda da luminosidade natural da pele”, constata a farmacêutica Maria Eugenia Ayres.
Para restaurar esse equilíbrio, a Cosmetologia tem avançado no uso de ativos como probióticos (microrganismos vivos), prebióticos (nutrientes seletivos para as bactérias boas) e, principalmente, pós-bióticos (moléculas bioativas derivadas da ação de microrganismos – mesmo quando esses não estão mais vivos – capazes de promoverem diversos benefícios à pele, como acalmar, reparar e uniformizar). Um exemplo clássico de atuação probiótica é o Lactobacillus crispatus, que favorece a integridade da barreira cutânea, reduz a inflamação, inibe patógenos e reforça a defesa natural da pele. Sua presença contribui para uma pele mais uniforme, resistente e menos suscetível ao envelhecimento precoce”, pontua Maria Eugenia.
Com o avanço nesse campo de estudo surgiram os chamados supermetabióticos, moléculas purificadas e concentradas oriundas de fermentações controladas, que oferecem ações mais direcionadas e profundas que os pós-bióticos tradicionais. Eles atuam em diversas vias biológicas da pele, promovendo respostas imunomoduladoras, calmantes e regeneradoras com elevada precisão.
Dois exemplos relevantes desses ativos são Optimealth® 10W, que reforça a microbiota da pele sensível, reduz a vermelhidão e melhora o bem-estar; e Aquafort V®, um supermetabiótico com ação anti-sarcopênica facial. “Essa ação é especialmente relevante no contexto atual, em que muitas pessoas fazem uso de canetas emagrecedoras (análogos de GLP-1), que promovem a perda de gordura, mas também comprometem o volume e a firmeza facial. O Aquafort V® ajuda a preservar o contorno do rosto, promovendo o estímulo ao tônus da pele e atuando na recuperação da sustentação facial, diferencial importante em protocolos estéticos modernos”, avalia a farmacêutica.
5
Teste genético avançado para tratamentos personalizados
A Epigenética tem transformado a área da Saúde, da Estética e do Bem-estar ao evidenciar como fatores ambientais e o estilo de vida influenciam a expressão genética. Essa compreensão permite uma abordagem mais personalizada em diagnósticos e tratamentos, com protocolos mais eficazes e alinhados às necessidades específicas de cada indivíduo. “Quando se fala em envelhecimento, muitos ainda acreditam que tudo está escrito nos genes. Mas a ciência moderna mostra que não é bem assim. Estudos indicam que, quando se trata da pele, apenas 20 a 30% do envelhecimento está relacionado à genética. Os outros 70 a 80% são influenciados pela radiação solar (principalmente), por outros fatores externos como poluição, além do estresse, tabagismo e consumo de álcool, ou seja, fatores sobre os quais é possível intervir. Contudo, a Epigenética, a expressão de genes de acordo com fatores ambientais e comportamentais, tem desafiado ainda mais essa proporção, trazendo uma nova perspectiva: o envelhecimento cutâneo pode, sim, ser modulado”, pondera a Dra. Tainah de Almeida @dra.tainahalmeida, médica dermatologista especialista em rejuvenescimento.
Nesse contexto, a Epigenética se destaca como aliada estratégica na individualização do cuidado, proporcionando recursos para otimizar a saúde cutânea e promover resultados duradouros, tanto na Estética quanto na Medicina preventiva.
Uma das inovações que se apoia nesse avanço científico é o BioSkin,da Biogenetika @biogenetika, um teste genético completo voltado à avaliação da saúde da pele, pois como órgão dinâmico, ela é influenciada por uma complexa interação de processos biológicos e a predisposição genética tem papel determinante em sua estrutura, função e envelhecimento. Com base em genômica avançada, o BioSkin possibilita identificar marcadores específicos, que permitem avaliar aspectos fundamentais como elasticidade, hidratação, inflamação, capacidade antioxidante e predisposição a condições como acne, celulite, varizes, distúrbios inflamatórios e fotoenvelhecimento.
Essa análise detalhada oferece uma visão aprofundada dos mecanismos que regulam a saúde da pele, viabilizando condutas clínicas mais precisas e eficazes. A partir do conhecimento genético individual, é possível elaborar planos de cuidado que promovam não apenas melhora estética, mas também longevidade cutânea e bem-estar integral.
Por meio do teste é possível obter relatórios baseados em evidências, com pontos claros para aplicação na prática clínica, com ações preventivas e mais assertivas, como modulação nutricional específica, estratégias antioxidantes direcionadas e cuidados dermatológicos personalizados. A Easy Diagnostics, empresa do Grupo Fismatek @fismatek, também trouxe ao mercado da Estética e da Saúde uma solução inovadora em diagnósticos epigenéticos, permitindo uma leitura precisa de mais de 800 biomarcadores a partir de apenas cinco fios de cabelo, com entrega de relatório completo em 15 minutos. Também baseado na ciência da Epigenética, o exame identifica necessidades nutricionais e desequilíbrios em sistemas como o metabólico, imunológico, intestinal e cardiovascular, além de avaliar vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos e interferências ambientais. A proposta é oferecer uma experiência de atendimento personalizada e baseada em dados, promovendo bem-estar, fidelização e resultados clínicos superiores para os pacientes.