5 dicas para construção de uma marca forte em clínicas e consultórios

Construir uma marca forte é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ao cuidar de sua identidade visual, clínicas, hospitais e consultórios podem influenciar e conquistar novos pacientes, fazendo com que uma marca bem definida seja um diferencial nesse setor onde a confiança é parte fundamental da percepção do público.

Destaco a importância da atenção para esse aspecto comumente negligenciado no estabelecimento de uma empresa na área da saúde. A marca de uma clínica ou consultório vai além de um logotipo ou um nome. Representa a promessa de cuidado, a experiência do paciente e os valores da instituição.

Pesquisa e definição da identidade

O primeiro passo para desenvolver uma marca forte é realizar um estudo aprofundado. Isso inclui entender o perfil do público-alvo, analisar a concorrência e identificar os valores e a missão da instituição. 

Além disso, definir a identidade da marca significa buscar autenticidade e refletir os princípios da clínica ou consultório. Conhecer profundamente o mercado e o público é o mais importante para criar uma marca que realmente reflita as necessidades e expectativas dos pacientes. 

Uma pesquisa da Universidade de Toronto (Canadá) apontou que as cores têm a capacidade de influenciar as emoções e comportamentos dos consumidores. O azul, por exemplo, pode ser associado à confiança e à segurança, enquanto o vermelho pode evocar emoções de excitação e energia. O mesmo peso em poder de influência vale para as fontes (padrões de letras e pontuações). Um portal especializado no tema, que reúne designers talentosos, divulgou uma análise mostrando que as fontes serifadas (aquelas que possuem um padrão de hastes e prolongamento no final) podem ser percebidas como mais confiáveis e tradicionais, enquanto fontes sem serifa são vistas como mais modernas e acessíveis.

É importante ressaltar que não há certo ou errado nesse cenário, mas sim a intenção do que se deseja transmitir com uma marca. Por isso, os gestores não devem perder os pilares do negócio de vista, moldando assim o visual de acordo com as prioridades do mesmo.

Desenvolvimento de elementos visuais e de comunicação

Os elementos visuais, como logotipos, paletas de cores e tipografias, são componentes essenciais na identidade da marca. Um design visual bem planejado transmite profissionalismo e confiabilidade. No entanto, é importante que esses elementos sejam desenvolvidos por profissionais de design gráfico com experiência no setor da saúde, garantindo que a marca tenha um impacto visual positivo e seja facilmente reconhecível. 

Além dos elementos visuais, a comunicação da marca deve ser clara e coerente. Isso inclui a maneira como a clínica, hospital ou consultório se apresenta nas redes sociais, no site, em materiais impressos e em qualquer outra plataforma de comunicação. A mensagem da marca deve ser consistente em todos os pontos de contato com o paciente, reforçando os valores e a qualidade do atendimento.

Cinco dicas para uma marca sólida

Neste processo de estabelecimento de uma nova marca, estes cinco princípios ajudam na construção e manutenção de uma identidade forte:

  • Realize uma pesquisa de mercado detalhada: conheça profundamente o  público-alvo e a concorrência para identificar oportunidades e definir a marca;
  • Defina a identidade: escolha um nome fácil de lembrar, crie um slogan que passe uma mensagem clara e certifique-se de que todos os elementos estejam alinhados com os valores da sua instituição;
  • Desenvolva elementos visuais profissionais: invista em um logotipo, paleta de cores e tipografia que transmitam profissionalismo e confiança;
  • Garanta uma comunicação consistente: mantenha a mensagem da marca clara e coerente em todas as plataformas de comunicação, desde o site até as redes sociais e os materiais impressos;
  • Faça uma análise contínua da marca: utilize pesquisas de satisfação e feedback dos pacientes para ajustar e atualizar a marca conforme necessário, mantendo-a relevante e competitiva.

A construção e a manutenção de uma identidade forte são processos contínuos que exigem dedicação e uma compreensão profunda do mercado. Investir na marca é investir na confiança e na lealdade dos pacientes, o que é fundamental para o sucesso de qualquer clínica ou consultório.Éber Feltrim @eberfeltrim é especialista em Gestão de Negócios para a Área da Saúde. Formado em Odontologia, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, passou a se dedicar à consultoria de negócios e ao marketing para a área da saúde fundando a SIS Consultoria @sis.consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

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