12 tratamentos que salvam o pescoço

Deixado sempre em segundo plano, ele deveria entrar na lista de prioridades da beleza. Entenda por que e melhore seu poder de indicação de protocolos de tratamento para suas clientes. Além de valorizar o que for realizado no rosto, é uma área que, bem trabalhada, gera resultados visuais bem impactantes

Mônica Kato @mokato

De que vale um rosto maravilhoso e bem-cuidado se o pescoço não o acompanha? Simplesmente não combina. Enquanto a pele da face aparece linda, lisa, sem manchas, com linhas de expressão equilibradas, a pele do pescoço surge flácida, enrugada, manchada… Ou seja, de pouco vale ter investido tanto em produtos cosméticos e tratamentos estéticos para o rosto se o visual do pescoço não anda junto.

E acredite, isso é mais comum do que se imagina. “De cada dez pessoas que querem tratar o rosto, apenas três se lembram do pescoço”, afirma Juliana Palo, dermatologista e mestre em Ciência Aplicada à Qualificação Médica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), de São Paulo (SP). A médica conta que os pacientes só dão atenção a essa área quando as rugas e a flacidez já estão em nível avançado, e sua aparência está bem distante da apresentação do rosto.

Mas por que será que mesmo sendo tão importante para um aspecto harmonioso, o pescoço é tão desprezado? Para Ana Carolina Parreira, bacharel em Estética e Cosmetologia e pós-graduada em Saúde da Mulher, do Rio de Janeiro (RJ), trata-se de uma questão de hábito. “As pessoas se preocupam muito com o rosto, mas nem o protetor solar puxam para o pescoço e o colo”, diz. É como se essas regiões fossem imunes à passagem do tempo.

Acontece que elas não são. Da mesma forma que a pele do rosto sofre com a exposição ao sol, com os malefícios da poluição e com outros fatores que aceleram seu envelhecimento (confira mais abaixo), a do pescoço também é suscetível aos mesmos efeitos. Felizmente, a ciência – e os profissionais ligados aos cuidados estéticos vêm se esforçando para jogar luz na necessidade de dar atenção a ele.

O trio de especialistas europeus Dalvi Humzah, Antonello Tateo e Gabriel Siquier, por exemplo, publicou um estudo mostrando uma abordagem multimodal, utilizando a toxina botulínica tipo A e complexos cooperativos híbridos estáveis de ácido hialurônico combinados para tratar a área. O resultado foi uma melhora significativa do envelhecimento do pescoço, reduzindo a flacidez da pele e aumentando a elasticidade e a consistência dos tecidos moles superficiais.

Assim como eles, cientistas ligados à academia e a áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos e equipamentos para tratar rosto e corpo trabalham constantemente para criar protocolos que buscam atender também o pescoço.

Não é à toa

Sim, a ciência está aí para ajudar. Mas todo mundo precisa fazer a sua parte. Porque o pescoço, assim como o restante do nosso organismo, reage à passagem do tempo. Juliana Palo elenca os principais fatores responsáveis por interferir na aparência dessa região:

  • Envelhecimento intrínseco: todos nós somos “programados” para envelhecer. Esse processo traz o afinamento da pele, a perda de colágeno e rugas.
  • Estilo de vida: há uma série de fatores ligados ao envelhecimento da pele, entre eles, o tabagismo, a exposição à radiação ultravioleta e à luz visível; dietas hipercalóricas; estresse e privação de sono. Quanto mais uma pessoa se expõe a essas situações, mais acelera o envelhecimento.
  • Baixa ingestão de proteínas: elas são matéria-prima para a produção de colágeno. O baixo consumo desse nutriente apressa o progresso do envelhecer e da flacidez, porque a pessoa consome mais colágeno do que consegue produzir.
  • Prática de atividade física de alta intensidade: isso acelera a flacidez e atinge o músculo platisma, localizado no pescoço, em função do esforço durante os exercícios. As consequências são rugas horizontais e o desabamento não apenas do pescoço, mas também do terço inferior da face.
  • Postura inadequada: quem usa computador com postura errada e aqueles que ficam várias horas com a cabeça abaixada olhando para o celular ou o tablet – isso ganhou até nome, a síndrome do tech neck (pescoço tecnológico, em tradução livre) –, podem sofrer com o surgimento da papada e rugas horizontais no pescoço, conhecidas como queixo duplo, além de rigidez na região.

Uma coisa só
Embora o tempo, cedo ou tarde, vá trazer seus efeitos em relação ao processo de envelhecer, muitos concordam que quanto mais tarde, melhor. Mas para que ele demore a chegar, é preciso alguma dedicação – porque o que se quer é envelhecer, sim, porém, numa melhor versão de si mesmo, respeitando as marcas que vamos ganhando, e cuidando para que elas estejam em harmonia no visual.

Quando o assunto é o pescoço, o primeiro passo é gerar consciência de que “ele existe”. “Sempre reforço para minhas pacientes a importância de visualizar e cuidar do ‘Y’ facial, ou seja, o rosto como um todo e o pescoço. E não dá para deixar de lado a região do colo também. É sempre bom pensar que pescoço e colo são uma extensão do rosto, é tudo uma coisa só”, ensina a esteticista Ana Carolina Parreira.

Da mesma forma que os cuidados da face incluem os passos básicos como limpar, tonificar, hidratar, aplicar cosméticos e filtro solar, no pescoço vale o mesmo. De novo: sempre explique que toda a área precisa ser vista como uma “peça” única.

Para Juliana Palo, a atenção ao pescoço é bem importante, na medida em que o rosto tem estruturas muito diferentes dessa parte do corpo. “Do ponto de vista regenerativo, a face tem mais folículos pilosos e mais coxins de gordura (onde estão as células-tronco) – que são importantes para a resposta aos tratamentos. Já no pescoço, essas estruturas são menos presentes, por essa razão, ele costuma precisar de mais sessões de tratamentos estéticos para estímulo de colágeno e reestruturação da pele. Tudo isso reforça o valor da prevenção”, conclui a dermatologista.

Ana Carolina Parreira aponta, ainda, que para reagir a todo o potencial dos produtos e tratamentos cosméticos, é fundamental que a pele esteja adequadamente preparada: “Uma boa limpeza de pele, feita regularmente, deixa-a ‘no ponto certo’ para receber os cuidados da rotina de skincare e os que mais vierem”, defende.

A seguir, fique por dentro dos principais tratamentos para a beleza do pescoço. Quem dá as dicas são as especialistas Juliana Palo e Ana Carolina Parreira.

BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO
O que é:
procedimento injetável que estimula a produção de colágeno e trata flacidez de pele.

Efeito esperado: melhora da flacidez após três meses.

Para quem é indicado: para pessoas com pele fina e com sinais de flacidez como o bigode chinês.

Onde é realizado: em consultório.

Preparo: pode ser feito com anestésico.

Quanto tempo dura a sessão: cerca de 20 minutos.

Recuperação: é recomendada massagem no local tratado duas vezes ao dia por três dias. Pode haver um leve inchaço.
Quantas sessões são recomendadas:  em geral, uma por ano.

Com que periodicidade precisa refazer uma vez ao ano

BIORREMODELADOR

O que é: produto capaz de restaurar a estrutura dos tecidos sem volumizar. Profhilo, da Aeskins, é um biorremodelador tecidual à base de ácido hialurônico. Tem capacidade de penetrar em todas as camadas da pele, atuando como um “adubo”. Células “velhas” voltam a funcionar, promovendo um rejuvenescimento natural.

Efeito esperado: pele com mais viço, melhora da flacidez, reposicionamento dos tecidos, efeito de lifting sutil.

Para quem é indicado: para pessoas que querem rejuvenescer naturalmente, sem modificações extremas, e que desejam o efeito de glass skin (termo que surgiu na Coreia do Sul que remete à aparência saudável, luminosa e sem imperfeições, como um vidro polido) na pele. Também é indicado para potencializar todos os outros tratamentos que serão feitos na sequência, já que ativa células que já não funcionavam.

Onde é realizado: em consultório sem necessidade de complementar tratamento em casa.

Preparo: anestésico tópico.

Quanto tempo dura a sessão: 10 minutos.

Recuperação: o local de aplicação fica com alguns nódulos que duram cerca de 24 horas e desaparecem espontaneamente. O paciente já consegue ver uma pele com mais viço e rejuvenescida em cerca de cinco dias após o procedimento.
Quantas sessões são recomendadas:  inicialmente são recomendadas duas sessões com intervalo mensal.
Com que periodicidade precisa refazer: em geral, uma sessão a cada seis meses.

FIOS DE PDO
O que é: são fios feitos de uma substância chamada polidioxanona. Ela é degradada pela pele e, durante esse processo, estimula a produção de colágeno.

Efeito esperado: melhora de flacidez e rugas finas.

Para quem é indicado: para pálpebras, rugas de “código de barras”, rugas finas do pescoço e colo.

Onde é realizado: em consultório, não é necessário cuidado posterior em casa.

Preparo: pode ser feito com anestesia local.

Quanto tempo dura a sessão: cerca de 20 minutos.

Recuperação: pode haver hematomas no local de aplicação e, neste caso, compressas de gelo são indicadas.
Quantas sessões são recomendadas: geralmente, uma por ano.
Com que periodicidade precisa refazer: anual.

TOXINA BOTULÍNICA
O que é:
a toxina botulínica injetada na pele se liga a receptores, reduzindo a comunicação entre o estímulo nervoso e o músculo, relaxando a musculatura. Isso suaviza rugas de expressão e melhora o contorno de face e pescoço.

Efeito esperado: suavização de linhas de expressão e melhora do contorno facial e da aparência do pescoço.

Para quem é indicado: idealmente a recomendação é preventiva, antes que rugas fixas sejam formadas e, a partir dos 25 anos, para melhorar contorno do pescoço.

Onde é realizado: em consultório.

Preparo: anestésico tópico.

Quanto tempo dura a sessão: 20 minutos.

Recuperação: é recomendado não pressionar a região tratada por uma hora.
Quantas sessões são recomendadas: uma sessão a cada quatro ou seis meses.
Com que periodicidade precisa refazer: após quatro ou seis meses da última.

RADIOFREQUÊNCIA MICROAGULHADA
O que é:
aparelho que emite energia por meio de microagulhas que são inseridas na pele. Algumas marcas desse equipamento são Morpheus, Endymed, Sylfirmx e Secret Duo.

Efeito esperado: melhora da elasticidade, melhora do aspecto superficial e de linhas finas.

Para quem é indicado: pacientes com flacidez moderada, geralmente a partir dos 35 anos.

Onde é realizado em consultório, sem necessidade de complementar cuidados em casa.

Preparo: pode ser realizada com anestésico tópico combinado com bloqueio anestésico.

Quanto tempo dura a sessão: 1 hora.

Recuperação: evitar exposição ao sol até a recuperação completa da pele.
Quantas sessões são recomendadas: uma sessão.
Com que periodicidade precisa refazer: a cada 6 meses.

RADIOFREQUÊNCIA

O que é: tecnologia que estimula o colágeno superficial por meio do calor, sem resposta inflamatória exacerbada. São aplicados transdutores na pele que emitem ondas de calor, estimulando o funcionamento dos fibroblastos, a célula produtora de colágeno. NuEra Tight e Oligio X são alguns dos equipamentos utilizado.

Efeito esperado: tratamento de flacidez e pele mais lisa.

Para quem é indicado: pacientes com flacidez leve a moderada. Usuários de próteses metálicas e grávidas têm contraindicação.

Onde é realizado: em consultório, sem necessidade de cuidados em casa.

Preparo: não há.

Quanto tempo dura a sessão: 1 hora.

Recuperação: apele melhora imediatamente, não há nenhuma recomendação pois não há tempo de recuperação.
Quantas sessões são recomendadas: NuEra, cerca de seis sessões; Oligio X, uma sessão.
Com que periodicidade precisa refazer:  a cada quatro meses.

ULTRASSOM MICROFOCADO

O que é: tecnologia que estimula colágeno à base de energia. O ultrassom microfocado provoca pontos de coagulação que estimulam a produção de colágeno por resposta inflamatória local. Algumas marcas do equipamento são Ultraformer MPT e Liftera.

Efeito esperado: lifting imediato, que melhora ao longo dos meses.

Para quem é indicado: para quem tem flacidez moderada.

Onde é realizado: em consultório, sem necessidade de complementar com cuidados em casa.

Preparo: pode ser feito com anestésico tópico.

Quanto tempo dura a sessão: 1 hora.

Recuperação: leve inchaço por alguns dias, que melhora espontaneamente.
Quantas sessões são recomendadas: uma por ano.
Com que periodicidade precisa refazer: anual.

LASER

O que é: tratamento por energia que melhora superfície de pele e estimula o colágeno superficial. Há diferentes tipos. O mais indicado para a região do pescoço é o laser Chrome, que é não-ablativo (promove lesão térmica controlada nas camadas mais profundas da pele, sem prejudicar a epiderme) capaz de rejuvenescer sem danificar a superfície. Isso é importante, porque essa área tem recuperação mais difícil quando usados lasers ablativos (que trabalham na superfície da pele causando microagressões que geram resposta inflamatória e recuperação para produção de colágeno).

Efeito esperado: melhora de manchas e da textura da pele.

Para quem é indicado: flacidez leve e manchas.

Onde é realizado: em consultório.

Preparo: não há.

Quanto tempo dura a sessão: 30 minutos.

Recuperação: evitar exposição ao sol até recuperação completa da pele.
Quantas sessões são recomendadas: varia dependendo do tipo de laser. No caso do Chrome, pode ser feita sessão única.

Com que periodicidade precisa refazer: a cada quatro meses.

CRIOLIPÓLISE

O que é: tecnologia não invasiva que atua na eliminação gradual das células de gordura e na flacidez, no local desejado, por meio de resfriamento controlado.

Efeito esperado: redução da papada em até 60 dias

Para quem é indicado: pacientes com queixa de gordura localizada e flacidez.

Onde é realizado: em consultório, sem necessidade de complementar com cuidados em casa.

Preparo: revitalização facial para hidratação do tecido. Pele íntegra, sem lesões, três dias sem sol, ácidos e depilação.

Quanto tempo dura a sessão: cerca de uma hora.

Recuperação: possível inchaço e vermelhidão leve na região, mas paciente volta às atividades no mesmo dia.

Quantas sessões são recomendadas: uma ou duas, depende da avaliação.

Com que periodicidade precisa refazer: semestral ou anual.

PEELING QUÍMICO

O que é: aplicação de agentes químicos, como ácidos glicólico, mandélico e salicílico para promover descamação controlada de camadas superficiais da pele e sua posterior regeneração com uma aparência melhor.

Efeito esperado: melhora da firmeza, elasticidade e textura da região, por meio de renovação celular.

Para quem é indicado: pacientes com linhas de expressão, rugas e manchas.

Onde é realizado: em consultório.

Preparo: três dias sem sol, ácidos e depilação.

Quanto tempo dura a sessão: em torno de 40 minutos.

Recuperação: hidratar bem a pele e evitar exposição ao sol.

Quantas sessões são recomendadas: em média, quatro.

Com que periodicidade precisa refazer: semestral ou anual.

MÉTODO RENOVAGE + TRATAMENTO MANUAL

O que é: protocolo que utiliza a Tecnologia Bio Y-Shape da linha Renovage (Bioage). Ele estimula a produção de pró-colágeno, aumenta a energia mitocondrial e favorece o aumento do ATP (adenosina trifosfato de sódio, que fornece energia à célula), associado a manobras manuais específicas para tratar rosto, pescoço e colo.

Efeito esperado: promove a sustentação e redefinição do Y facial, melhorando a flacidez e contorno do pescoço, além de cuidar também do rosto e colo.

Para quem é indicado: pele madura ou para quem deseja manter o contorno facial definido, suavizar rugas e linhas de expressão, e tratar o envelhecimento cutâneo.

Onde é realizado: em consultório.

Preparo: três dias sem sol, ácidos e depilação.

Quanto tempo dura a sessão: 1 hora.

Recuperação: uso do skincare da mesma linha para manutenção.

Quantas sessões são recomendadas: uma vez por semana, em média, durante seis.

Com que periodicidade precisa refazer: três a quatro vezes ao ano.

SKIN BOOSTER

O que é: aplicação de ácido hialurônico na região do pescoço. Ele atrai água para a área tratada, hidratando-a e estimulando a formação de colágeno.

Efeito esperado: redução de rugas finas e melhora da textura e da firmeza, promovendo maciez e viço da pele.

Para quem é indicado: pacientes com flacidez e linhas de expressão.

Onde é realizado: em consultório, sem necessidade de continuar tratamento em casa.

Preparo: pode-se usar anestésico tópico.

Quanto tempo dura a sessão: em torno de 1 hora.

Recuperação: paciente pode retomar atividades no mesmo dia.

Quantas sessões são recomendadas: uma ou duas ao ano.

Com que periodicidade precisa refazer: semestral ou anual.

FRASES

“De cada dez pessoas que querem tratar o rosto, apenas três se lembram do pescoço”

Juliana Palo, dermatologista “Sempre reforço para minhas pacientes a importância de visualizar e cuidar do ‘Y’ facial, ou seja, o rosto como um todo e o pescoço. E não dá para deixar de lado a região do colo também. É sempre bom pensar que pescoço e colo são uma extensão do rosto, é tudo uma coisa só” Ana Carolina Parreira, esteticista

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *