Xô, estresse!

0
115

Você já ouviu falar em estresse negativo? O estresse negativo – seja físico, psicológico ou social – se intensifica e desencadeia reações e estímulos que causam distúrbios danosos ao equilíbrio do organismo. Destaco apenas alguns: ansiedade, medo, angústia, depressão, instabilidade de humor, tensão permanente, distúrbios do sono, hipertensão arterial, palpitações, bronquite, dismenorreias, enxaqueca, alergias… Em casos mais graves, o indivíduo pode ser levado à síndrome do pânico, à agorafobia (medo de se achar sozinho em espaços públicos), à claustrofobia, à hipocondria e até à tendência ao suicídio!

A maioria de nós já experimentou o aroma refrescante das florestas, o relaxante aroma de flores no jardim, ou o revigorante cheiro do mar. Aromas familiares e intensos, reconhecidos pela emoção por trazerem boas sensações da juventude, diminuem a ansiedade. Por esses motivos, atualmente há um grande número de pesquisas na área do olfato e dos aromas, resultando nas ciências novas, como Aromaterapia, Psicoaromaterapia e Aromacologia. Entretanto, o sentido do olfato, na arrogância de nosso mundo moderno, ainda é relegado a um nível primitivo. Fala-se mais seriamente nos sentidos da visão, audição e das emoções, e raramente sobre o olfato – o menos estudado e valorizado de nossos sentidos.

Os óleos essenciais, quando inalados, possuem efeito profundo, estimulando a secreção de anticorpos, neurotransmissores, endorfinas, hormônios e enzimas. Quando dispersados no ambiente, elevam o oxigênio atmosférico e reduzem as bactérias no ar. Eu sempre uso a Aromaterapia em situações de estresse, de maneira a aliviar os sintomas. Aliás, cada sintoma ligado ao estresse tem um ou vários óleos essenciais adequados. Veja:

Agitação – Bergamota, cedro, gerânio, junípero, lavanda, sálvia-esclareia, olíbano, manjerona, mirra, rosa, sândalo, ylang ylang.

Ansiedade – Paz e calma para o aqui e agora, esperança e relaxamento para a mente: camomila romana, ho leaf, laranja, lavanda, mandarina, pau-rosa, ylang ylang.

Confusão mental – Alecrim, canela, cedro, cipreste, gerânio, gengibre, hortelã do Brasil, hortelã-pimenta, junípero, olíbano, pimenta negra e tomilho trazem paz e clareza de pensamentos, promovendo a capacidade de fazer escolhas.

Desespero – Alecrim, cedro, hortelã-pimenta, laranja, lavanda, lemongrass, limão tahiti ou siciliano, olíbano, sálvia-esclareia, sândalo, tomilho e ylang ylang promovem uma profunda limpeza emocional, possibilitando a pessoa a entrar em contato com o aqui e agora, sem medo para o seu caminhar.

Irritabilidade – Todos os óleos – exceto eucalipto citriodora e glóbulos, além de hortelã do Brasil, hortelã-pimenta e pimenta negra – trarão calma, perdão a si mesmo, inspiração e paz.

Raiva – Bergamota, camomila romana, cedro, laranja, lavanda, limão tahiti, siciliano, manjerona, mirra, olíbano, rosa, sândalo, ylang ylang. Esses óleos promoverão paz, harmonia para o perdão, esperança no futuro, calma para afastar os traumas e as frustrações do passado.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here