Vitamina D: Você sabe como esta sua dosagem?

0
180

Nós da área da estética e pessoas preocupadas com a beleza e a saúde da pele, diante de tantas campanhas de uso de protetor solar devido aos efeitos maléficos do sol sobre a pele, começamos a nos esconder do sol, até mesmo em horários benéficos e vitais para a existência humana.

Depois de passar por um check-up (daqueles que o médico te “vira do avesso”) e todos, ou quase todos, os exames dentro da normalidade, o único que deu abaixo, melhor dizendo muito abaixo, foi a vitamina D.

Para o exame chamado Vitamina D 25-hidroxi o valor de referência para um adulto está entre 30 e 74mg/mL e o resultado que tive, e me assustou, foi de 11mg/mL. Depois comecei a pesquisar e vi que muitas pessoas tem um taxa muito baixa e não sabem. Os sintomas nem sempre são percebidos claramente, o primeiro deles é o cansaço.

Dentre outros, a diminuição da vitamina D pode levar a: 

  • Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue; (é essencial para o metabolismo do cálcio)
  • Fraqueza muscular;
  • Cansaço
  • Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianças;
  • Osteoporose;
  • Raquitismo.

Quando cheguei na médica para levar meus exames, a primeira coisa que ela me disse foi: “sei que você é esteticista e não gosta de tomar sol, mas para sua saúde precisa de 10 minutos de sol diariamente sem protetor“.

Uau, na hora fiquei um pouco assustada, mas realmente percebi o quanto estamos ficando refém da beleza e usando indiscriminadamente e sem ponderar, recursos que vieram para nos ajudar. Porém, não podemos esquecer que sol é vida.

Então, fica a dica: 10 minutos de sol sem proteção até as 10h ou após às 16h. Nestes intervalos, muito protetor de boa qualidade nas áreas expostas e reaplicar quando necessário!

Bom solzinho a todos!

Abraços!

Compartilhar
Artigo anteriorConhecendo a Corseterapia Francesa
Próximo artigoBiotecnologia e Nanotecnologia cosmética
Letícia Valim é tecnóloga em Estética e Cosmetologia, docente pesquisadora do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário do Senac, membro da diretoria da União Internacional de Profissionais em Estética, diretora técnica da Academia Sulamericana de Intercâmbio Internacional e Revisora Técnica da Editora Cengage Learning.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here