Vamos falar sobre LED?

0
365

É praticamente uma unanimidade: todos querem envelhecer e manter a pele com sinais de jovialidade. Para isso, os cuidados devem iniciar ainda na adolescência com hábitos básicos de tonificação, limpeza e uso de protetor solar. Aos 20 anos, é recomendado procurar um especialista para iniciar o uso de hidratantes ou outros produtos para prevenção dos sinais de envelhecimento, já que a partir dos 25 anos é marcado o início da perda de colágeno e elastina. Portanto, os cuidados com a pele nunca podem ser deixados de lado. Os sinais de envelhecimento aparente na nossa pele são consequências das modificações estruturais que ocorrem fisiologicamente, levando a diminuição de funcionamento do tecido conjuntivo, o que torna o colágeno rígido e elastina perde sua capacidade elástica, ocorre a diminuição das glicosaminoglicanas (substância fundamental presente na matriz extracelular para diferenciação e proliferação celular), diminuição da água intracelular, e, redução da capacidade regenerativa. A perda de uniformidade do relevo cutâneo pode ser a primeira manifestação visível do envelhecimento. Um dos recursos profissionais mais utilizados para melhorar a qualidade da pele são os peelings químicos, compostos por uma combinação de várias substâncias ácidas que promovem o rejuvenescimento através da renovação celular e do afinamento da pele; além dos benefícios superficiais. O uso de peelings químicos atuam na estimulação de colágeno e elastina.  Com o avanço tecnológico, outros métodos podem ser associados aos produtos, como o uso de LED (Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz) cujos princípios de funcionamento como a fotobioestimulação, atuam em forma de cascata de respostas celulares.

Esse tipo de luz apresenta efeito rejuvenescedor atuando na síntese de fibroblastos, aumentando e reduzindo a degradação do colágeno na derme. Com seu comprimento de onda (530nm), o conceito da Máscara de LED Verde baseia-se na ativação das mitocôndrias acarretando um incremento na síntese de ATP, e, consequente do metabolismo celular. Tal processo pode ser evidenciado nos fibroblastos pelo aumento do colágeno promovendo então um efeito rejuvenescedor e clareador.

A tecnologia nos proporciona uma nova geração de moléculas dermofílicas, ou seja, substâncias que possuem alta afinidade com a pele, e atuam na síntese de macromoléculas que estão envolvidas na reestruturação e reorganização das fibras de colágeno. A aplicação de princípios ativos que agem na raiz do envelhecimento cutâneo, também é um ponto chave para a reversão dos sinais do envelhecimento cutâneo.

Abaixo, cito o que há de mais tecnológico e inovador para peelings químicos e rejuvenescimento facial:

Progenicell: Atua na reestruturação da derme, no fortalecimento da junção dermoepidérmica e aumento da hidratação natural da pele reestabelecendo a homeostase do Estrato Córneo. Composto por Ácido Hialurônico de baixo peso molecular, vetorizado pelo Silício Orgânico (Silanol) aumenta a citoestimulação de fibroblastos para síntese de colágeno e estimula células progenitoras.

Matrixyl Synthe’6: Peptídeos que promovem uma reconstrução cutânea direcionada, estimulando não somente a síntese, mas também a correta maturação e estabilização de 6 componentes estruturais da matriz cutânea e da junção dermoepidérmica (Colágeno I, III, IV, Fibronectina, Ácido Hialurônico e Laminina-5). Age na raiz da síntese de colágeno e atua como preenchedor tridimensional das rugas e linhas de expressão. Apresenta similaridade estrutural com as matrikinas, com alta capacidade regenerativa.

Peptídeos Pró Colágeno: Tripeptídeos sintéticos que ativam o fator de crescimento endógeno TGF-β, por se ligar a Trombospondina I e tornar ativo o TGF-β, elemento fundamental na síntese de Colágeno e Ácido Hialurônico. Sua ação antienvelhecimento é completa, pois além de aumentar o colágeno, evita a ação das metaloproteinases, enzimas que degradam componentes da matriz extracelular. Diminui a aparência das rugas e linhas de expressões, aumenta a firmeza e elasticidade, proporciona uma excelente hidratação e previne o envelhecimento.

Ácido Pirúvico: Apresenta ação queratolítica, antimicrobiana e propriedades sebostáticas bem como capacidade de estimular a síntese de novos colágenos e formação de fibras elásticas. Proporciona aumento da renovação celular com significativo aumento da elasticidade da pele; diminui o grau de rugosidade e melhora a textura da pele.

Ácido Mandélico: Penetra de forma lenta e uniforme na pele. Promove alterações das ligações intercelulares com diminuição da coesão dos corneócitos e descamação do Estrato Córneo, acelerando o processo de renovação celular. Possui ação clareadora para todos os tipos de pele.

Partículas Cíclicas: Derivada da moagem de casca de Nozes, as partículas possuem formatos arredondados e proporcionam renovação e afinamento cutâneo para o preparo da pele pré peeling.

Ácido Glicólico: Diminui a espessura da camada córnea hiperqueratinizada, promovendo redução da coesão entre os corneócitos, a descamação e intensa renovação celular. Seus principais benefícios são melhora na qualidade das fibras elásticas, aumento da densidade do colágeno, diminuição da hiperpigmentação e redução dos sinais do envelhecimento.

Ácido Tranexâmico: Bloqueia a formação da melanina induzida pelos raios UV. Evita o acúmulo de melanina, diminui a atividade da tirosinase no melanócito. Atua na diminuição de hipercromias e na  prevenção.

Ácido Hialurônico. É o glicosaminoglicano mais abundante na matriz celular. O Ácido Hialurônico desempenha um papel predominante na estrutura e organização da derme e ajuda a garantir flexibilidade e a firmeza da pele. No Estrato Córneo atua como hidratante e preenchedor de vincos e sulcos por aumentar a retenção de água na pele favorecendo a maciez, tonicidade e elasticidade.

1: Weiss RA, Macdaniel DH, Geronemus RG, Weiss MA. Clinical trial of a novel non-thermal LED array for reversal of photoaging: Clinical, histologic, and surface profilometric results. Lasers Surg Med. 2005 Feb;36(2):85-91.

Fonte imagem: http://bit.ly/1iKBQaU

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here