Vai pular Carnaval? Não descuide da pele do rosto

0
158

shutterstock-beauty-face-collage-crop2

O Carnaval está chegando e com ele uma maior exposição ao sol e a poluição. Os cuidados diminuem, e você, esteticista, precisa saber orientar o seu cliente a não marcar bobeira.
A esteticista Elizete Garcia, coordenadora nacional da equipe técnica da Extratos da Terra, dá a dica: “Muita hidratação! Carnaval, calor, sol, suor, enfim, tudo isso modifica o ph da pele e surgem irritações. A longo prazo, manchas e envelhecimento precoce também. Por isso, o profissional deve indicar cosméticos, mediante avaliação do biotipo e fototipo de cliente”, afirma.
Segundo a expert, o ideal é iniciar o tratamento ‘pré’ Carnaval com uma antecedência considerável, sendo a limpeza de pele o primeiro passo. “A limpeza de pele é sem dúvida nenhuma o primeiro procedimento que deve ser aplicado em qualquer situação, uma limpeza profunda, com extração, porém este procedimento deve ser aplicado com no mínimo 15 dias de antecedência. Nesse caso, a revitalização da pele é um protocolo ideal para ser aplicado até na semana que se inicia o carnaval, deve ser realizada com higienização, esfoliação física pois não e momento para aplicação de ácidos, hidratação com tônicos especiais, cremes revitalizantes e máscaras hidratantes. Ah, e é importante pedir ao cliente que retire a maquiagem toda noite antes de dormir, pois a renovação celular ocorre pela madrugada e é ideal a pele estar limpa e revitalizada com produtos especiais indicado por um profissional”, orienta.

E depois?
“Geralmente, após o carnaval é o momento ideal para os tratamentos faciais clareadores, revitalizantes, anti acne, peelings, este é o momento que a profissional deve estar preparada para oferecer o que há de mais atual em ratamentos estéticos faciais, pois a pele estará desvitalizada, desidratada, e podemos equilibrar a saúde da pele oferecendo um aspecto jovial, iluminado e firme”, garante Elizete.
A esteticista, porém, diz se preocupar com a falta de cuidados do público em geral com a pele, sobretudo com a pele da face. “Ainda temos uma incidência menor nos tratamentos faciais. As pessoas não se preocupam com a pele da face tão exposta ao tempo. O envelhecimento de pele, o câncer de pele podem ser prevenidos mantendo a saúde da ele com cosméticos e tratamentos bem indicados”, diz.
Confira, abaixo, dois protocolos recomendados por Elizete – um para uso profissional e outro home care.

Protocolo de Carnaval – USO PROFISSIONAL
1 – Demarcar todo o rosto, colo e pescoço com emulsão de limpeza com ação demaquilante à base de ativos vegetais e protetores da barreira cutânea.
2 – Esfoliar toda esta região com esfoliante físico à base de papaína, argila branca, cristais de quartzo, usando movimento circulares, retirando o produto com algodões embebidos em água.
3 -Tonificar toda a região com loção revitalizante com ativos hidratantes, protetores e vegetais, a tonificação pode ser substituída pela técnica do embebimento que consiste em aplicar bandagens de loção hidratante e aplicar vapor por 10 minutos sobre as andagens;
4 – Não abro mão da boa massagem facial com produtos revitalizante livre de óleo mineral, no caso de pele acneica ou extremamente oleosa faço uso da drenagem facial manual;
5 – Aplicar máscara revitalizante por no máximo 20 minutos, retirando após este tempo com algodões embebidos e água;
6 – Aplicar sérum com Vitamina C nanoencapsulada que libera ativos em até 8h;
7 – Finalizar o procedimento com Protetor solar facial livre de óleo.

Protocolo de Carnaval – USO HOME CARE
1- Para a higienização da pele, utilize um demaquilante ou emulsão de limpeza que tenha essa ação e após a retirada total da maquilagem lavar o rosto com sabonete facial com bioativos que higienizem se agressão e mantenham a barreira da pele.
2- Utilize tônicos com propriedades hidratantes, ativos vegetais e ph semelhante ao da pele
3- A seguir, passe um hidratante livre de óleo, com ativos antioxidantes e revitalizantes que protejam a agressão sofrida na pele nestes dias
4- Finalize com filtro solar com UVA e UVB comprovados, livres de óleo mineral. Um bom produto para a ocasião seria uma base com protetor solar e toque seco
5- Para uso noturno, aplique Vitamina C em sérum, de preferência nanoencapsulada.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here