Unhas bonitas e saudáveis refletem nossa saúde

0
134

Na sociedade atual as unhas são consideradas ornamentos estéticos muito importantes e ganham destaque para embelezar as mãos. Isto significa que as pessoas necessitam estar com as unhas perfeitas para serem até realçadas, principalmente as femininas, como as mulheres costumam fazer ao pintá-las.  Os homens não podem ser esquecidos, pois também estão preocupados em manter suas unhas bonitas e bem tratadas.

ANATOMIA DAS UNHAS

As unhas são  lâminas epidérmicas, queratinizadas, duras, semitransparentes e rosadas situadas no dorso da terceira falange dos dedos e se diferenciam da pele por não serem descamativas.

São constituídas por uma matriz (responsável pelo crescimento), lâmina (corpo das unhas), leito ungueal (porção onde a unha se apoia), eponíquio ou cutícula (proteção da unha) e o hiponíquio (engrossamento da epiderme sob a superfície da unha no ponto em que se torna livre).

FUNÇÕES

A função principal das unhas é a proteção das extremidades dos dedos, mas também aumentam a capacidade de pressão e facilitam movimentos finos e de precisão.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

As unhas são compostas de um tipo de alfa-queratina chamada de oníquia-queratina dura, rica em aminoácidos cistina, arginina, ácido glutâmico, histidina, fenilalanina; água (7,0 – 16%); lipídios (15 – 70%), como o colesterol, fosfolipídios e ácidos graxos que se relacionam com a elasticidade da unha e minerais como cálcio (0,1 – 0,2%) relacionado juntamente com a matriz protéica (alto teor de enxofre) com a dureza da unha.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO DAS UNHAS:

O crescimento diário das unha é em média 0,1mm, mas este valor pode variar de acordo com a nutrição, idade, atividade individual de cada pessoa, calcula-se que levamos aproximadamente 6 meses para o crescimento total das unhas. Os principais fatores que influenciam no crescimento são:

Mecânicos: microtraumatismos repetidos como datilógrafas, pianistas e onicofagia estimulam o crescimento das unhas.

Nutricionais: o crescimento é mais rápido em pessoas com ingestão contínua e normal de aminoácidos, principalmente os que contém enxofre  e vitaminas (A, Complexo B, C, D, E e H).

ALTERAÇÕES DAS UNHAS

O tratamento para unhas danificadas baseia-se em vasodilatação, reposição de aminoácidos, amaciamento ou emoliência, hidratação e cicatrização que juntos promoverão a regeneração da lâmina e cutícula. As principais alterações das unas são:

Micoses: Também conhecida como onicomicose, caracteriza-se por apresentar manchas que podem ser escuras, brancas ou amareladas.Essa  alteração modifica as características normais, das unhas dificultando o tratamento.  Para se obter sucesso na recuperação, o fungo deve ser totalmente eliminado da porque ele se literalmente se alimenta da queratina da própria unha. Portanto, a unha com problema deve ser substituída por outra saudável, livre do fungo e, como seu crescimento é lento, este processo demanda tempo e paciência: cerca de seis meses para as unhas das mãos e 12 meses para as dos pés.

Em muitos é necessário o uso de medicação via oral, associada à de uso local. Por esta razão, a fim de apresentar uma alternativa de tratamento mais rápido, eficaz e natural busca-se inspiração na associação sinérgica dos óleos essenciais de tomilho, cravo e melaleuca, já muito utilizados em tratamentos de pele.

Pesquisadores de diversas partes do mundo já comprovaram que os óleos essenciais possuem propriedades curativas. Para se ter uma ideia do alto teor de substâncias ativas nos óleos essenciais, a retirada de algumas gotas demanda quilos de folhas de uma mesma planta.

Desidratação: Um dos problemas mais importantes da atualidade é a desidratação que se apresenta com as seguintes características: unhas opacas, com aparência esbranquiçada e desnivelada. Isso se dá ao fato do uso constante de esmaltes e seus removedores a base de acetona, lavar louças e mexer com produtos de limpeza . Uma solução importante para essa alteração é espaçar mais o processo pintar as unhas, usar luvas e utilizar soluções para as unhas que contenham óleos essenciais e ativos hidratantes como o glucitol e derivados do milho.

Unhas fracas, quebradiças e com demora no crescimento: Essas alterações podem ser decorrentes de vários fatores incluindo as micoses, desidratação da unhas, excesso de remoção das cutículas, alterações alimentares e doenças sistêmicas.

DICAS DE ESPECIALISTAS:

1- Para fortalecer, combater micoses, desidratação e promover o crescimento das unhas podemos utilizar uma associação de óleos essenciais com vitaminas e agentes ultra-hidratantes. Essa composição elaborada você encontra na Ônico Plus Solução para unhas que promove a o aumento da circulação, fortalecimento, hidratação, cicatrização e nutrição das unhas. Esse produto natural não apresenta nenhum efeito colateral e pode ser utilizado em toda fase da vida.

Modo de usar:

  • Aplicar nos locais de 2 a 3 vezes ao dia, principalmente à noite.
  • Pode ser usado sobre o esmalte.
  • O produto também pode fortalecer unhas fracas, com fissuras e problemas de crescimento.
  • Remover uma pequena camada com lixa de unha para favorecer a ação do produto.

2- Uma forma sadia de preparar as unhas é através do Método Velox. Esse sistema consegue o embelezamento bastando raspar o suficiente da camada externa da cutícula para o efeito desejado.

Esse procedimento mantém a proteção da unha preservando o seu bem mais precioso: a matriz.

Benefícios:

  • 1 frasco rende 100 clientes
  • Evita a formação de micose e paroníquia
  • É uma alternativa inédita e segura possibilitando até o preparo de unhas de pessoas com diabetes
  • Evita contaminação por bactérias, fungos e vírus.
  • Produto emoliente para procedimentos podológicos.

Modo de usar o Sistema  Velox  de Remoção de Cutículas

1. Aplicação

Aplique uma fina camada do Velox somente nas cutículas. Deixar de 2 a 3 minutos.

2. Remoção  das cutículas de forma segura

Retire o excesso Velox e inicie a remoção da camada externa das cutículas fazendo raspagem com o auxílio de uma espátula esterilizada ou espátula descartável. O procedimento é rápido, fácil, seguro e indolor para a cliente.  O alicate poderá ser eventualmente utilizado para desbastar a pele presente nos cantos das unhas.

3. Remoção do produto

Imediatamente  após o procedimento remover os resíduos do Velox com papel toalha ou algodão umedecido Em seguida  borrifar água e secar novamente. Após esse procedimento pode ser usado a solução para unhas Ônico Plus e a base.

Observações:

  • Produto Profissional
  • É importante a retirada do Velox com água após o procedimento de remoção das cutículas.
  • Evitar o contato com os olhos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here