Treinamento de Corrida? Frequência Cardíaca ou Cadência?

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Os corredores de rua tendem a utilizar a cadência (velocidade expressa em km/min) de sua corrida para conseguir controlar a intensidade de seus treinamento outros realizam seus treinamento com acompanhamento de um frequêncimentro, trabalhando nas zonas alvo. Mas treinador, qual a melhor forma de controlar meus treinamentos?

Ai entra o debate: ambos têm seus lados positivos. E o mais importante é você seguir um planejamento adequado para que consiga alcançar seus objetivos.

Cadência:

A cadência tem o lado positivo de controlar exatamente o desempenho durante o treino. Isso tem a vantagem de em um dia motivante ou em um dia exaustivo, você se orienta pela sua performance, mantendo seu treinamento adequado para aquele dia. Por outro lado isso pode tornar o treinamento “impossível”, todos nós sabemos que é diferente correr na chuva, na ladeira, na terra, então se orientar pela cadência torna esses percursos mais desafiadores, gerando uma exigência muitas vezes improdutiva.

Frequência:

Já a frequência cardíaca sofre comumente alterações relacionadas a estresse, então em um dia mais desgastante sua frequência tende a subir um pouco (5-10bpm), mas é possível trabalhar tranquilamente se o treinador utilizar margem na sua prescrição. E a precisão do esforço fisiológico (o esforço que o treinamento está representando para o seu corpo) é maior, pois para você correr a 15km/h é diferente de uma outra pessoa correr a mesma velocidade.

Outra vantagem do frequêncimentro é que independente de onde você quiser treinar, esteira ou rua ou parque é possível treinar tranquilamente, apesar de as esteiras mais modernas já possuírem indicadores de cadência também.

A desvantagem é que muitas vezes o aluno tem uma certa dificuldade em estabilizar uma frequência em terrenos acidentados, e importante lembrar que uma frequência cardíaca de treinamento é diferente para o trabalho em esteira-pista e para o trabalho em bicicletas(caso você goste de ambos).

O mais importante é controlar seus treinamentos e planeja-los para que todo treinamento seja realizado de maneira adequada. Abraços e Bons Treinos!

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