Toque sensível: descubra o que a drenagem linfática tem de especial

0
321

Fonte: IKESAKI

Criada em 1936, pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder, a técnica da drenagem linfática consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes que têm como objetivo melhorar a circulação sanguínea, diminuir edemas, eliminar toxinas geradas pelo organismo, oxigenar a pele, além de ser um santo remédio contra a celulite e a gordura localizada.Mas os seus benefícios não param por aí… Entenda tudo sobre esse assunto e inclua a técnica no seu ritual de cuidados.

drenagem linfáticaComo ela é feita

A massagem pode ser realizada de duas formas: manual (com as mãos) ou mecânica (auxílio de aparelhos). De acordo com a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, diretora médica da Clinique Des Arts (SP), a drenagem manual é mais eficiente que a feita por aparelhos, pois estimula a circulação massageando os músculos com intensidade dosada para cada tipo de pele e patologia, ao mesmo tempo que relaxa o paciente, pois o toque das mãos traz uma sensação aprazível.

Já a drenagem realizada através de aparelhos, também se mostra eficiente, porém, em pacientes sensíveis ou com patologias como vasculopatias, pode precipitar irritações na pele além de ser mais dolorosa que a anterior.

Princípios básicos

Os movimentos da massagem devem ser de deslizamentos com leve pressão para que não agridam a pele da cliente e não fujam do objetivo principal das sessões. “Eles devem ser ascendentes, seguindo o fluxo da linfa para que ela seja levada até os pontos de drenagem e assim fazer com que as toxinas sejam circuladas até sua eliminação”, afirma a dermatologista Miriam Sabino (SP).

Profissionais são unânimes ao afirmar que usar força extrema não é correto, pois dessa forma ela irá trabalhar a gordura localizada e não o líquido que se deve eliminar. Assim, ela jamais deve provocar dor ou hematomas, pois isso indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here