Spa: corpo e mente for men

0
93

Uma das maiores preocupações do homem moderno é manter sempre uma boa aparência, porém existem questões no universo masculino que podem afetar a autoestima dos homens, dentre elas podemos citar as desordens estéticas como: pele oleosa, foliculite, gordura localizada e até mesmo, as estrias.

Tais disfunções são desencadeadas por diversos fatores, que favorecem o surgimento destas patologias nos homens, dentre muitos fatores podemos citar alguns deles:

  • Alimentação inadequada
  • Sedentarismo
  • Hereditariedade
  • Fatores hormonais

Para que o profissional possa tratar as disfunções estéticas de seu cliente masculino, deverá ter conhecimento profundo sobre as diferenciações fisiológicas do organismo do homem, se comparado com a mulher.

Face do homem

O homem fisiologicamente falando já possui um número maior de glândulas sebáceas e sudoríparas, por esse motivo a pele masculina é mais oleosa, além disso, possuem os poros mais dilatados, a pele é mais propícia à acne, sem contar a possibilidade de foliculite facial.

Está aí à importância em realizar tratamentos estéticos realizados em clinicas, por profissionais qualificados, e não optar somente por produtos Utilizados em casa, os chamados “Home Care”, que possuem sim sua importância no tratamento, mas não substitui os tratamentos considerados mais complexos, que possa solucionar o problema.

Sendo assim, depois de definido o tratamento em cabine, o cliente deverá adquirir um cosmeceutico funcional para o controle da oleosidade; característica típica da pele masculina, minimizando consequentemente a dilatação dos poros e a tendência a acne, além de hidratar e proteger a pele dos agentes agressores, mantendo assim a saúde e a juventude da pele por muito mais tempo.

Corpo

Para realizar um tratamento corporal como, por exemplo, redução de medidas, precisamos entender como são posicionados os adipócitos (células de gordura).

Fisiologicamente falando, a posição que essas células assumem no organismo masculino são mais organizadas e compactadas, como podemos confirmar na imagem a seguir, ao contrário da mulher que tende a ser mais desorganizado facilitando o aumento do volume abdominal, por conta da distribuição celular.

Adipócitos no homem

adipocitoshomem

Adipócitos na mulher

adipocitosmulher

A massagem redutora, nesse caso, deve ser muito mais intensa se comparado com a massagem aplicada em mulheres, isso porque o homem possui uma estrutura osteomuscular muito mais intensa.

Já as estrias são mais difíceis ocorrer na fase adulta, somente se houver aumento de peso exagerado, pois na maioria das vezes, no homem as estrias aparecem na adolescência, fase de crescimento constante.

O tratamento deve ser realizado através das tecnologias cosmeceuticas (cabine e home care) e eletroterapia – peeling (estimulo para renovação celular).

Como já se falou se comparado com a pele feminina, a pele masculina possui maior número de glândulas sebáceas e sudoríparas, inclusive no couro cabeludo, justificado pela produção intensa do hormônio testosterona.

A pele do homem é mais espessa, ou seja, precisamos utilizar recursos na cosmética (como os esfoliantes), para promover o afinamento da capa córnea e facilitar a penetração de ativos.

 A pele masculina quando comparado à feminina tem outra vantagem: a de possuir uma retenção hídrica cutânea mais intensa o que poderá garantir melhora na hidratação.

Sendo assim, para aqueles profissionais que desejam investir em um estabelecimento diferenciado, basta observar o quanto os homens estão se cuidando, e buscar cada vez mais por uma especialização adequada aos cuidados desse perfil de cliente tão peculiar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here