Rugas? Agulhas nelas

0
909

rugas_agulhas nelas

Cientificamente, a acupuntura já provou a eficácia do seu tratamento, sendo hoje uma técnica conhecida e realizada em todo o mundo, além de tratar mais de 40 tipos de problemas. A novidade é que agora, a acupuntura está sendo utilizada para fins estéticos, principalmente para atenuar rugas e linhas de expressão. A técnica é uma boa opção para quem não quer se submeter a uma cirurgia plástica, aplicações de Botox, entre outros tratamentos estéticos que prometem ocultar alguns anos. Além disso, trata-se de um procedimento natural, quase indolor, sem efeitos colaterais e não necessita de tempo para recuperação. Os efeitos são percebidos rapidamente e o custo do tratamento é mais baixo.

Segundo a medicina chinesa, a acupuntura tem o poder de equilibrar e liberar a energia que percorre pelos 14 meridianos do corpo humano. Destes, dois correspondem ao Yin e Yang, e os outros 12 aos órgãos internos. A aplicação das agulhas visa desbloquear eventuais pontos obstruídos para reequilibrar o corpo.

O método, indicado para rugas, flacidez, olheiras, manchas e cicatrizes, é feito por meio de agulhas finíssimas chamadas de Ting, através delas é possível tonificar os músculos do rosto e conquistar uma pele saudável, atenuando as indesejáveis rugas e linhas de expressão. “O princípio do tratamento é harmonizar as linhas e rugas de expressão, deixando claro que as rugas não desaparecem e sim são amenizadas, todo tratamento com a Acupuntura é mais preventivo, assim o trabalho realizado será para amenizar as expressões deixando a expressão suave”, afirma Romana de Souza Franco, especialista em acupuntura e coordenadora dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Acupuntura da Universidade de Mogi das Cruzes e da Universidade Cruzeiro do Sul.

Uma grande vantagem deste tratamento é a possibilidade de trabalhar não apenas o lado estético, mas também o interno, fazendo com que o paciente seja estimulado de todas as formas. “Os benefícios deste tratamento são inúmeros, pois não trabalhamos só local e sim o organismo como um todo, utilizamos pontos na face que amenizam a linha de expressão local e também podem tratar, por exemplo, uma prisão de ventre”, diz a professora.

Além dos benefícios citados, o tratamento é indolor, proporciona sensação de relaxamento, o que combate sintomas do estresse e ansiedade, esse conjunto de resultados é o que está possibilitando o crescimento pela procura desta técnica. “A acupuntura estética é uma opção eficaz, praticamente indolor e livre de efeitos colaterais. Além disso, promove um reequilíbrio sistêmico, pois a acupuntura considera o indivíduo como um todo”, explica a acupunturista Carolina Emiliana Ferreira.

A utilização da técnica da acupuntura estética é utilizada a mais de 8 mil anos. Existem escrituras que mostram no Egito, situações em que as pessoas utilizavam osso com pontas arredondadas para fazerem estimulações em determinadas zonas da face. A comprovação da eficácia da acupuntura na estética ocorreu nos anos 70, quando um médico chinês estudava um paciente com paralisia facial e percebeu que o rosto ficou mais bonito, a pele regenerada, macia e as rugas reduziram. Desde então, a produção científica na área começou a avaliar essas situações.

Passo a Passo do Tratamento

Na prática, quando uma pessoa inicia este tipo de tratamento o estimulo da agulha faz com que haja uma nova produção de colágeno e elastina no tecido, fechando os sulcos que ali existiam. O corpo entende a inserção da agulha como uma ‘agressão’, assim promove no local um aumento na circulação sanguínea, nutrição e oxigenação celular, aumento da energia vital QI que tonifica a musculatura revitalizando a pele suavizando as rugas. As agulhas são colocadas em pontos com técnicas específicas. “Na região frontal, podemos trabalhar as linhas e rugas horizontais e verticais da testa. Já na ao redor dos olhos e boca, na região bucal as parabucais proximais, distais e intermédias. Também podemos trabalhar o corpo, como estrias e celulites”, explica a professora Romana.

Para potencializar os resultados, alguns especialistas, depois de introduzir as agulhas, as giram, aquecem ou as estimulam com ultrassom ou correntes elétricas, esse procedimento vai depender de cada caso.

A resposta do tratamento varia de pessoa para pessoa, mas em alguns casos é possível enxergar mudanças significativas após algumas sessões. “Em rugas e linhas de expressão pode-se notar uma melhora a partir da quarta ou quinta sessão”, diz a acupunturista Carolina.

Novidade do Mercado

O profissional que deseja se qualificar nesta área precisar buscar cursos que lhe oferecem este tipo de conhecimento. Existem cursos para um público já formado em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura), pois o estudo é fundamentado pelas bases da Acupuntura. Para o profissional que resolve atuar neste campo, o mercado se mostra como promissor, em diversos aspectos, já que a técnica trabalha o interno e o externo do paciente. “Este mercado é muito promissor, as pessoas estão se preocupando muito com a qualidade de vida, melhor saúde, e este tipo de tratamento não só trata o físico, mas sim seu organismo como um todo. A acupuntura nos ajuda muita neste sentido de tratar o doente e não a doença. Tratamos o equilíbrio dos órgãos e vísceras dando condições as pessoas de terem uma melhor disposição energética, com isso podemos dizer que nunca é tarde para nos tratarmos, o importante é a prevenção. Na Acupuntura é muito relativo o termo ‘beleza’, temos que ser belos no interior para exteriorizarmos o que temos de mais belo, o nosso Eu”, salienta Romana.

A acupunturista Carolina afirma que esse mercado necessita de profissionais. “Quem se especializa em acupuntura estética possui grande campo de atuação e com excelentes resultados”, conta.

As agulhas são instrumentos extremamente eficientes quando estão nas mãos de pessoas competentes. A técnica possibilita explorar diversos nichos de mercado e oferecer possibilidades para os pacientes, já que o método tem custo baixo, quando comparado, por exemplo, a uma aplicação de Botox. E além dos resultados serem extremamente satisfatórios, vale a pena lembrar esse tratamento contribui, acima de tudo, com a parte mais importante de cada indivíduo, o nosso lado interior.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here