Ritual para novos resultados e conquistas na virada!

0
96

2021! Novamente uma página em branco!
É o que temos ou pelo menos o que projetamos a cada virada de ano. Novas possibilidades de fazer diferente para novos resultados e conquistas pessoais e profissionais.

Muito profissionais neste momento estão preenchendo suas listas de projetos para o ano que inicia, com prioridades de cursos técnicos, formações e aquisições para ampliar visibilidade, relacionamentos e consequentemente resultados profissionais e financeiros.

No entanto ao longo dos 365 que todos nós ganhamos na virada, assisto muitos daqueles profissionais que estavam cheios de energia e motivação na virada, perdidos, outros tantos estagnados e outros ainda abandonando seus planos, sonhos tão desejados e batalhados por tantos anos. Ah! E acredite! Existem muitos culpados para isso. Pessoas, falta de oportunidades, concorrência acirrada, mercado restrito, gestores, líderes, governos, falta de sorte e por aí vai.

No entanto, esquecemos que a única mudança que pode realmente gerar resultados imediatos e da qual temos realmente controle, ocorre aqui dentro de nós! Somos os únicos responsáveis pelas mudanças que desejamos na nossa vida. Enquanto não mudarmos aqui dentro, o que nos impede de obter a mudança desejada, o resultado não acontece aqui fora.

Existem sim as dificuldades externas, mas quando existe um propósito, um compromisso com a realização desta missão e principalmente uma identidade alinhada com esse propósito, o resultado vem, de uma forma ou de outra.

O que irá impedir a desmotivação diante das dificuldades, será a minha maturidade emocional e o quanto “a minha identidade (do quem eu sou hoje), tem a estrutura necessária, recursos e capacidades para chegar aonde quero”. Já que para chegar a lugares diferentes é preciso trilhar caminhos diferentes, do contrário chegaremos sempre no mesmo lugar.

E é aqui o ponto mais importante desta virada! O novo caminho que você precisa percorrer agora, para conquistar novos resultados profissionais em 2021, está dentro e não fora! Dentro de você.

Somos programados na nossa primeira e segunda infância (entre zero e 12 anos) com diversas crenças, verdades absolutas aprendidas a partir de experiências que foram reagidas instintivamente com respostas emocionais e de comportamentos infantis (de uma criança que ainda não tem repertório de recursos). E para nossa segurança, neste momento, o nosso inconsciente (que tem a principal função de nos proteger e zelar pela nossa sobrevivência), grava como informação importante essa reação, para que possamos usar para nos proteger de experiências parecidas futuras.

E assim se formam as nossas crenças limitadoras, que acabam gerando regras e leis que determinam o que podemos ou não podemos fazer na vida. E assim passamos uma vida inteira limitada, não entendendo, o porquê nos repetiu, por que tropeçamos sempre nos mesmos erros e não conseguimos mudar?

Só que hoje não precisamos mais reagir neste estado de defesa. Podemos reaprender novas maneiras de agir e acalmar o nosso cérebro primitivo que nos protege, a fim de gerar outras possibilidades e aprendizados com base nos nossos recursos e capacidades de adulto. E quando mudamos a nossa forma de pensar, mudamos a nossa forma de sentir e também nossos comportamentos e resultados.

Podemos mudar! Neste momento, precisamos fazer uma separação importante e consciente: o que é o mundo externo e o que é o mundo interno. O que eu tenho controle e o que não tenho controle?

Hoje realmente não temos controle sobre como será o mercado, nossos resultados ao longo do ano, diante da pandemia que paralisou o mundo em 2020. Isto é fato! Posso me informar, seguir as orientações passadas e garantir minha segurança. Isto é o que posso fazer diante da situação, pois não tenho domínio do mundo lá fora. Separo o que depende e o que não depende de mim. E assumo a responsabilidade por isso! É o primeiro passo importante.

Depois de assumir a responsabilidade, o segundo passo é, se dar conta de que existe uma limitação que te impede hoje, de ser e de ter os resultados que quer. O que te impede e o depende de você neste momento? Qual estado emocional quer experimentar para tomar as melhores decisões, pensar com clareza e agir em busca do que você pode fazer para sair de onde está? Isto depende tão somente de você! Percebe?

O terceiro passo é: como criar um estado interno de novas escolhas e comportamentos, ao invés de estagnação e desmotivação? E aqui a pergunta é? Qual história está contando pra você mesmo a respeito do futuro e das possibilidades? Pois é a forma como está contando “esta história”, este roteiro, que está gerando o medo, ansiedade sobre o futuro. E este estado não é o mais adequado para eu tomar decisões, escolhas importantes que o período exige.

Ritual de novos resultados profissionais e conquistas pessoais para a virada:
Como acessar novas escolhas e recursos internos para mudança de estados emocionais, comportamentos e resultados para 2021?
1. Perceba qual estado emocional você experimenta neste momento.
2. Qual história está contando para você mesmo em relação ao futuro? Qual o diálogo interno que não cansa de repetir na sua mente inconsciente a respeito do que pode acontecer?
3. Este é o momento de “CRIAR”. Pergunte-se: Como seria se eu fizesse isso? Como seria se eu fizesse aquilo? Pense em novas possibilidades, em novas rotas ainda não traçadas. Anote todas elas.
4. Esta atitude de questionar-se abre a porta para criatividade, e o cérebro naturalmente começa a ir a buscar recursos, capacidades, ideias para responder a esta pergunta. Saímos do estado de poucos recursos para novas possibilidades de escolha que se abrem.
5. Pratique “meditação”. Prática que traz você para o presente, o aqui e agora, cheio de recursos de possibilidades. Resgatando você das alucinações do futuro e das memórias do passado.
Você pode fazer este exercício sozinho, ou convidar outra pessoa que não esteja envolvida emocionalmente na sua situação, para ajudar na prática. Você pode ainda usar a técnica de modelagem, (utilizada pela PNL – Programação Neurolinguística). Técnica onde você busca a referência de alguém que está vivendo na abundância de ideias e simplesmente modela, (estado emocional, comportamentos, capacidades) desta pessoa, em busca dos mesmos resultados de abundância e prosperidade, com foco no objetivo que você quer.
6. Quer saber mais como mudar estados emocionais e comportamentos que limitam a sua vida e resultados? Acesse http://www.terrag.com.br/comunicacao-generativa/

REFERÊNCIAS:
ARRUDA, Michael. Desbloqueie o poder da sua mente. São Paulo. Editora Gente. 2018.
MORAES, Marcos Brasil. Formação Clássica Programação Neurolinguística Practitioner. University Academy Global Training and Consulting Community. Universidade da PNL Califórnia. 37º Edição revisada.
SUPERTI, Pedro. Ouse ser diferente. São Paulo. Buzz. 2020.
KLARIC, Jürgen. Venda à mente não ao cliente. São Paulo. Planeta. 2017.
PINK, Daniel. Saber vender é da natureza humana. Leya.2013.

Compartilhar
Artigo anteriorTerapias Regenerativas
Michele Guedke Terra
Consultora de marketing,  Publicitária, especialista em Gestão de Marketing Treinadora do segmento da estética, Comunicadora Generativa , Master Practitioner em PNL e Hipnóloga Colunista da Revista Negócio Estética. Treinadora comportamental

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here