Quem é seu cliente?

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Que o mercado cosmético e estético tem crescido ninguém questiona. São inúmeras as pesquisas que demostram o grande interesse e consumo por tratamentos estéticos e produtos no Brasil e no mundo.

O que há alguns anos era considerado tabu, atualmente transformou-se num nicho de mercado cada vez mais explorado por empreendedores da área da beleza. Conhecer o perfil do consumidor, sempre foi fundamental para o sucesso de qualquer negócio e por isso, acompanha-se a evolução e o comportamento de homens e mulheres em busca da beleza.

Atualmente, para atrair uma mulher para um centro de estética ou salão de beleza (visto que a concorrência está cada vez mais acirrada), vários são os estratégias utilizadas em estabelecimentos de sucesso. A consumidora está cada vez mais exigente e tem acesso fácil às informações, o que faz com que o profissional se atualize e esteja cada vez mais bem preparado para receber este público. Além disso, outro fator importante é o tempo. Ainda que as mulheres não deixem os cuidados com a beleza de lado, cada vez dispõem de menos tempo para se dedicar a isso, levando as empresas a desenvolverem produtos e protocolos de atendimentos de ação cada vez mais rápidos, possibilitando usufruir destes serviços em pequenos intervalos de tempo, sejam eles no horário de almoço ou até mesmo, enquanto os filhos estão em alguma atividade.

Com relação ao público masculino, o interesse tem aumentado a cada dia e o preconceito diminuindo na mesma proporção. Inúmeros homens buscam por procedimentos e técnicas que até pouco tempo eram considerados, “coisas de mulher”, como cuidados com unhas, cabelos (corte, tinturas e alisamentos), cuidados com a pele (antiidade e antiacne), massagens estética e de relaxamento. No entanto, eles procuram por lugares discretos que atendam às necessidades de forma prática, objetiva, com conforto e que possibilitem a interação com pessoas de um mesmo perfil.

O ideal é aproveitar o momento de cuidados com a beleza, aliado ao bem-estar de forma integral.

Alguns centros especializados tem se dedicado a elaborar um menu de tratamentos associando técnicas estéticas com técnicas complementares para atingir este objetivo.

Outro detalhe importante é ter disponível para este público, produtos cosméticos de uso domiciliar que possam agregar e complementar estes tratamentos, mas que sejam práticos e preferencialmente com múltiplas funções.

Diversos estabelecimentos no Brasil tem se destacado e feito sucesso entre os homens por atender as necessidades e expectativas deste público.

Referências:

___________. Mercado masculino representa 37% das principais categorias de higiene e beleza. Disponível em: www.nielsen.com. Acesso em 05/05/2013

___________. 2010 2011 II Caderno de Tendências. Disponível em: http://www.abihpec.org.br/wp-content/uploads/2011/08/caderno_tendencias1.pdf. Acesso em 05/05/2013

SEBRAE. Serviço. O Mercado da Beleza e da Estética.  Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/1d7b269b07fee04a03256eae005ec615/8fc77a60fdadc4d983257913005d5f88/$FILE/NT000464FE.pdf Acesso em 05/05/2013.

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