Quanto você está tomando de água por dia?

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Certamente você já ouviu sobre os benefícios da água – faz bem para o funcionamento do organismo, para o rejuvenescimento da pele e é uma das maiores (senão a maior) fonte de hidratação natural do planeta.
Mas, será que existe uma ‘medida certa’ para ela? Afinal, quanto de água nós precisamos tomar diariamente para garantir a nossa hidratação? “A água é fundamental para a vida, é através dela que todos os processos metabólicos ocorrem. Recomenda-se que os indivíduos ingiram em torno de 500 mililitros de líquidos nas duas horas que antecedem um exercício, para promover uma hidratação adequada e haver tempo suficiente para excreção da água ingerida em excesso”, revela Luisa Wolpe Simas, nutricionista especialista em nutrição clínica.

Segundo ela, a quantidade de ingestão varia de homens para mulheres. “A recomendação de ingestão adequada de água total é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres por dia, para a faixa etária entre 19-70 anos. Para indivíduos que realizam atividade física ou que ficam expostos a altas temperaturas, é necessário aumentar a quantidade de água total recomendada”, afirma Luisa.
Todavia, há um ponto importante para se considerar: muitos alimentos já fazem o corpo produzir mais líquido, então é importante equilibrar. De acordo com a nutricionista, a quantidade proveniente de líquidos (água e bebidas) corresponde a 81% do total de ingestão de água (cerca de 2/3 litros por dia) e 19% se referem à água dos alimentos (cerca de 700 mililitros por dia), considerando o consumo de adultos.

Excesso de água dá problemas?

Para Luisa Wolpe Simas, não. “Não, apenas em pacientes com problemas renais! Estes devem respeitar a quantidade prescrita pelo médico. O consumo de água em excesso é facilmente excretado”.

Mesmo assim, no geral, as pessoas não bebem água como deveriam. “Normalmente, no consultório, 1 a cada 5 pacientes ingere a quantidade de água adequada. Tomar água é hábito e precisa ser lembrado todos os dias, principalmente crianças e idosos que apresentam mais risco de desidratação”, conta Luisa Wolpe, recomendando que, nos dias de calor, haja o consumo de água a cada 30 minutos, para garantir a hidratação adequada.

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