Prepare-se para renascer na primavera

0
356

Primavera é tempo de despertar e renascer. É uma estação ideal para nos desfazermos dos resquícios que o inverno deixou em nosso organismo e na pele, já que, muitas vezes, o friozinho nos leva a abusar de alimentos e bebidas calóricos.

A primavera – tão festejada no hemisfério norte – também prepara para o verão. Nos países mais frios, com estações bem marcadas, a primavera chega na Páscoa, representa fertilidade e a volta das flores e das cores. Em rituais considerados pagãos, desde a antiguidade as pessoas cultuam a estação das flores. Com o cristianismo, tais atitudes caíram um pouco em desuso, mas como psicóloga e aromatóloga, procuro resgatar essas tradições. Ainda hoje, as cidades europeias se transformam com a chegada da primavera e da luminosidade e o humor das pessoas melhora muito, jogando longe a depressão.

É a época de despertar os sentidos, suavizar o espírito e regenerar a pele. Vamos desabrochar, intensificando o contato com a natureza – utilizando produtos naturais – e rever os hábitos alimentares. Mesmo na cidade grande, é possível trazer a natureza para casa, aproveitando mais o dia e praticando exercícios físicos. Logo pela manhã, alongue-se e aprenda a respirar, profundamente. Faça isso por alguns minutos. Antes de dormir, para relaxar, mantenha os olhos fechados e visualize um jardim ou um bosque. Aguce o olfato com óleos essenciais, como se estivesse no campo. Sugiro usar hortelã-pimenta ou eucalipto. Sinta o aroma também na imaginação e transporte-se para uma floresta.

Primavera é tempo de acordar corpo e espírito, além de nutrir a alma. Conte com a ajuda dos chás, que devem ser feitos com ervas – frescas ou secas. O ritual de ferver a água e deixar em infusão sentindo o aroma encanta a alma. Para cada litro de água, use em média de 20 a 30 g de erva seca. Recomendo manjericão, manjerona, erva-doce, erva-cidreira, capim-santo e melissa. Faça misturas de ervas, para variar, e procure não adoçar. Se sentir necessidade, use (pouco) mel ou açúcar mascavo, e um cabinho de canela para mexer.

No calor, não é preciso beber o chá muito quente, o ideal é que esteja na temperatura ambiente. O mesmo deve ser feito com os sucos, para dar frescor. Use a imaginação e misture ervas frescas a frutas. Abacaxi (e/ou sua casca), maçã e limão vão bem com tudo: além de saborosos, são altamente hidratantes e energéticos. Misture uma ou duas dessas frutas com salsinha, capim-cidreira, hortelã, cheiro-verde… Bata com água, coe e beba imediatamente, para não perder o sabor e os nutrientes.

Quer mais? Aromatize a casa com os óleos essenciais de lavanda, gerânio ou palmarosa. Deixe o poder das flores invadir o seu lar.

Cuide-se e curta a estação das flores. Você, seu corpo e sua alma, merecem!

*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br. Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here