Preço x Valor – Você vale o quanto você custa?

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Muito se fala da importância de cobrar um valor adequado nos tratamentos estéticos. Temos no mercado uma enxurrada de tratamentos a preço de banana que deixa muitos profissionais, inclusive eu, revoltados. Sabemos os gastos que temos nos nossos cursos, no material que usamos, nas roupas e em tudo o que investimos para sermos sempre melhores.

Mas hoje, eu quero falar de outra ótica, a ótica daquele que está pagando para receber o tratamento. Aquele que tirou de sua renda o valor para poder estar na sua sessão, que também espera um resultado e que o profissional cumpra seu papel.

Por isso, quero perguntar: você está satisfeito com o que você cobra? Se sim ou se não, agora quero que reflita sobre essa pergunta: você vale o quanto você custa?

Todos os dias busco vejo na internet tratamentos muito baratos. Pacotes de 120 sessões por 99,00. Inclusive em minha página no facebook sempre abordo sobre esse tema e o quanto isso é horrível para nossa classe. Mas veja bem, a impressão que temos quando vemos essas promoções é que serão 120 sessões de 1h por 99,00 e essa não é a verdade. Quando a cliente compra esse pacote, já na primeira sessão o profissional faz 50 procedimentos. A cliente chega achando que vai receber um tratamento de qualidade, pois pode parecer pouco para o profissional, mas ela tirou esse dinheiro do seu bolso para investir nesse tratamento e espera que esse dinheiro não seja jogado no lixo. Mas o que ela encontra é um profissional muitas vezes cansado, mal-humorado e que faz o tratamento de qualquer jeito.

A coisa mais importante que o profissional tem na estética é seu cliente. E esse não se fidelizará com preço e sim com atendimento. Se a cliente chega, paga o valor dela e não recebe o que foi comprado ela não volta. Por isso que inúmeras clinicas fecham suas portas, por que um cliente insatisfeito é a pior coisa que uma empresa pode ter.

Mas eu falei dos profissionais e espaços que cobram preço de banana. Agora, vamos falar dos profissionais que cobram um preço razoável por seus atendimentos e não valem o quanto estão cobrando.

Eu sempre gosto de sair para receber tratamentos, tanto para meus momentos de relaxamento quanto para saber o que eu posso melhorar para minha cliente como profissional. Tenho alegria de encontrar muitas profissionais engajadas e capacitadas que colocam o coração no que estão fazendo. Mas, com muita tristeza, minha mesmo, vou em profissionais despreparadas, atrapalhadas, que não oferecem conforto, que não sondam, que dá uma impressão que está mais precisando de uma massagem do que eu.

Já cheguei a ir em profissional que parecia que estava fazendo o tratamento com desespero de acabar logo. E outras que no meio da massagem puxaram um banquinho para sentar e parecia que estava desmaiando de tão frouxa que a mão era. Temos que lembrar sempre, que o toque é passar energia. Pensa na energia que eu recebi nessas sessões? O pior é a sensação de jogar o dinheiro no lixo.

Como você tem tratado sua cliente? O que você tem oferecido para que ela volte em seu espaço? Suas clientes estão voltando ou você sempre tem que ir atrás de cliente nova?

Para ter sucesso em qualquer profissão, temos que merecer. Não é apenas ir e fazer de qualquer jeito e já achar que temos o direito. Uma clientela fiel deve ser conquistada.

O profissional que presta serviço, além de se atualizar constantemente em seu ofício, também precisa oferecer o melhor de si para seus clientes. Tem dias que não estamos bem, isso é natural. Eu como autônoma hoje, no dia que não estou bem, desmarco todas as minhas clientes, pois elas merecem o melhor de mim. Abrir mão de um dia de atendimento é duro às vezes, mas não posso fazer algo do qual minha cliente não possa sair feliz e satisfeita com ganas de voltar.

A sua cliente é seu maior tesouro. Com a clientela fidelizada, não tem concorrência que te vença. Invista em seu atendimento, na qualidade de seu serviço que com certeza, sua agenda será cheia e você terá muito sucesso.

Fernanda Pereira

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