Pré operatório também é importante!

0
1980

O número de cirurgias plásticas no Brasil vem crescendo a cada ano. Diante da exigência de um padrão de beleza na sociedade atual ou em busca do aumento da autoestima, cada vez mais pessoas se submetem a cirurgias estéticas, tanto cirurgias faciais, quanto corporais. Muitas delas, ao decidirem fazer uma cirurgia plástica, buscam referência de um cirurgião plástico, pesquisam preços acessíveis, se preocupam com o pós operatório, mas esquecem de outra etapa também muito importante, mas relativamente ainda pouco divulgada: o pré operatório.

O papel do esteticista no pré operatório é bastante significativo. O cliente que se submete a sessões de procedimentos específicos antes da cirurgia, certamente apresentará uma recuperação muito mais rápida após a cirurgia, pois o profissional irá preparar previamente a pele, favorecerá o processo de cicatrização, atuará na prevenção ou atenuação de edema, equimose e fibrose, promoverá também tratamentos relaxantes para aliviar a tensão e a ansiedade,etc.

No pré operatório, dentre vários benefícios, os  tratamentos auxiliam na diminuição da espessura do tecido facilitando a incisão na hora da cirurgia, incrementam a circulação sanguínea e linfática, aumentam a oxigenação do tecido e favorecem as trocas metabólicas.

A seguir, abordarei alguns  procedimentos realizados no pré operatório, lembrando que é necessário uma anamnese e avaliação para saber qual o tipo de cirurgia, observar os procedimentos compatíveis com a cirurgia em questão e estabelecer um programa de tratamento levando em consideração, quantos dias antes da cirurgia deverá ser realizado cada procedimento.

  • Hidratação – promove o equilíbrio do manto hidrolipídico e uma melhoria na qualidade e elasticidade da pele.
  • Massagens – Manobras específicas no pré operatório, incrementa a circulação sanguínea e linfática, aumenta a permeação de ativos, além de relaxar o cliente diminuindo ansiedade muito comum antes da cirurgia.
  • Microcorrentes – As MENS aumenta a produção de ATP, restabelece a bioeletricidade tecidual, melhora a circulação e oxigenação do tecido, levando a uma melhor recuperação após a cirurgia.
  • Drenagem linfática manual – É a técnica mais bem vinda no pré operatório quanto no pós operatório, inclusive no pós imediato. Através de movimentos rítmicos, superficiais e lentos,obedecendo todo o trajeto do sistema linfático, estimula a microcirculação, as trocas metabólicas, diminui edema e auxilia na desintoxicação do tecido.
  • Limpeza de pele – Em cirurgias estéticas faciais, como a ritidoplastia por exemplo, realizar a limpeza de pele no pré operatório inibe a proliferação bacteriana, melhora a lubrificação da pele, equilibra o pH cutâneo e controla a produção sebácea.

Além dos benefícios de todas estas técnicas , o cliente que já começa os tratamentos desde o pré operatório, terá mais chances de começar o pós operatório cada vez mais cedo(sempre com autorização do médico), o que é muito bom, pois permite um acompanhamento pleno e efetivo levando a uma maior satisfação com os resultados da cirurgia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here