Porque estou perdendo clientes no meu salão de beleza?

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porque estou perdendo meus clientes
Por Fernanda Guerzoni

Muitos salões de beleza dedicam esforços e investimentos significativos na captação e fidelização de clientes, porém muitas vezes, ao final do mês, o balance final mostra números vermelhos. Muitas vezes os números ainda são azuis, mas estão realmente longe das expectativas e objetivos de faturamento. Nesse ponto é inevitável perguntar-se: o que estou fazendo de errado?
Os clientes são o pilar de qualquer negócio e é importante definir bem os processos que os clientes atravessam para saber exatamente em que etapa eles retrocedem e decidem que seu salão de beleza não oferece realmente o que eles buscam.

Na minha opinião, um dos maiores erros é acreditar que o grande culpado pela perde de clientes – e consequente estagnação da rentabilidade – são os problemas externos como os problemas econômicos que enfrenta o país ou a abertura de uma nova franquia estética na esquina. As dificuldades externas sempre existirão e qualquer dono de negócio deve estar atento às tendências para saber adaptar-se. Ainda assim, são problemas alheios a nós, não podemos controla-los, mas sim amoldar-nos a eles. O que sim podemos controlar e modificar são as estratégias dentro do nosso salão e isso refletirá – sim ou sim – no nosso crescimento.
O primeiro que devemos analisar é se as medidas de captação de clientes estão oferecendo os resultados que você espera. Ë imprescindível investir em campanhas de marketing e publicidade mensuráveis, que possam ser medidas e observadas para chegar às conclusões sobre sua efetividade. Que tipo de campanhas de publicidade e marketing você utiliza para atrair clientes ao seu salão? Quantos clientes ao mês estas campanhas atraem ao salão? Qual é o perfil dos clientes que trazem? Estes clientes te interessam?

Despertar o interesse dos clientes para sua marca e salão de beleza é importante, entretanto é somente o início da jornada. Depois de chamar atenção e dar um empurrão para que essas pessoas pisem e registrem-se no seu salão, você deverá estudar quantos deles realizam um agendamento. Pode ser que das 50 pessoas que visitaram seu salão – motivados por campanhas – somente 3 realmente se animem a realizar um tratamento e solicitar um horário para ser atendido por você.
Nestes casos, seria interessante revisar as técnicas de vendas dos profissionais do seu negócio; pode ser que seus trabalhadores não saibam vender corretamente sua marca e essência. Pode ser muito interessante e proveitoso oferecer-lhes um curso de vendas voltado ao setor estético ou ensinar algumas técnicas comerciais para “seduzir” cada um dos clientes que se interessaram por seus serviços.

Outro obstáculo bastante grande nesse ponto são os preços. Todo mundo busca qualidade, é verdade, entretanto preços atraentes sempre serão um argumento infalível. Lembre-se também de oferecer um “plus”, um “algo mais”, para que o cliente decida-se finalmente pelo seu salão de beleza antes de qualquer outro. Este algo mais pode ser um desconto, um kit de bem-vindo, um vale-presente ou qualquer outro detalhe que lhe faça ver as vantagens de escolher você.
Quando a porcentagem de clientes que visitam, registram-se e agendam um horário é equilibrado, você estará preparado para estudar outra etapa do processo de captação e fidelização de clientes. Quantos dos clientes que tem horário agendado realmente veem à sessão? Esse pode ser o ponto exato onde está perdendo seus clientes! Se depois de analisar os passos anteriores, seus clientes bloqueiam os passos aqui, é importante que você atue rápido.

Um dos grandes responsáveis pela ausência dos clientes aos agendamentos é o esquecimento, sabia? Com o frenético ritmo da vida moderna acabamos esquecendo dos compromissos que temos. Por essa razão, a cada dia aparecem no mercado programas e aplicativos com o único objetivo de notificar-nos a respeito das nossas tarefas: sem este apoio seria difícil organizar nossa rotina.
Uma ideia interessante é trabalhar com Mobile Marketing, em outras palavras, utilizar o envio de mensagens SMS para enviar “torpedos” de lembrete aos clientes que tem agendamento. Esse recurso é capaz de reduzir um 30% das ausências dos clientes à sua empresa. 30% a mais na sua caixa do dia.

Ok, parece que até aqui seu negócio funciona como um relógio: suas campanhas de publicidade e marketing atraem seu público potencial, esses clientes registram-se na sua clínica e agendam horários. Os clientes acodem ao agendamento e inclusive compram produtos. Agora reflexiona sobre a próxima questão: Quantos desses clientes agendam um novo horário? Se os clientes passam por todo o processo sem problemas, mas nesse ponto decidem não voltar, aqui será o ponto chave de modificar suas estratégias.
Trabalhar com bônus e packs é uma forma de permitir que os clientes sejam fiéis a você e que comecem e concluam um tratamento estético. Ofereça vantagens, descontos, benefícios, algo que nenhum outro salão de beleza concorrente oferece. Investiga o perfil e os desejos desse cliente e dê exatamente o que necessita.

Algumas ferramentas de marketing como o “programa de pontos” podem ser grandes aliados nessa etapa. Este programa permite acumular pontos a cada compra que posteriormente poderão ser usados como forma de pagamento para adquirir produtos ou realizar tratamentos. Exiba-se e ofereça esse benefício e mostra ao cliente quanto ele é especial para seu salão de beleza.
Uma vez que você consiga que todas as etapas desse processo funcionem perfeitamente você notará um acréscimo considerável no seu fluxo de novos clientes, vendas e faturamento. Três ingredientes imprescindíveis para mudar a cor dos seus números. E também do seu rosto.

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