Os riscos do sol!

0
65

lia_capez_art01Basta o clima esquentar e todo mundo corre para praia ou para piscina e vai tomar sol, afinal, pele bronzeada é símbolo do verão e deixa as pessoas com cara de saudável, certo? Errado! O sol não traz nenhum benefício além de estimular a produção de Vitamina D. Ao contrário, quando somos expostos à radiação ultravioleta, uma resposta da pele para se proteger se dá início. As células chamadas de melanócitos, presentes na epiderme, produzem o pigmento melanina. Essa melanina absorve radiação UV e serve de “escudo” para a cútis, ou seja, quanto mais sol, mais agressão estaremos oferecendo às nossas células. Pessoas com pele mais escura têm a mesma quantidade de melanócitos que aqueles com pele clara, mas podem produzir mais melanina, o que lhes dá maior proteção. Quanto mais clara a pele, mais desprotegida ela estará.

Existem duas classes principais de melanina: a feomelanina, de cor avermelhada ou amarela e a eumelanina, de cor acastanhada ou preta. Pessoas de pele, olhos e cabelos claros produzem maior quantidade de feomelanina, o pigmento que traz menos proteção às células, já a eumelanina, existente em maior quantidade nos negros, mulatos e asiáticos, proporciona maior cuidado de modo a impedir lesões no DNA das células pelos raios ultravioletas, diminuindo a probabilidade de desenvolverem câncer. O sol tem o poder de danifica estruturas do DNA, que controla e direciona cada célula no corpo. Quando suas estruturas são danificadas, há um descontrole sobre o crescimento das células podendo torna-las cancerosas.

Tanto os raios UVA quanto os UVB oferecem perigo à pele. O segundo ainda é absorvido pela camada de ozônio e está mais intenso entre as 10horas e as 16horas, porém, os raios UVA incidem igualmente com a mesma intensidade durante todo o dia e são os principais vilões do câncer de pele, por isso a importância de se proteger também fora do horário típico de sol forte. Já os raios UVB garantem o bronzeado da pele e são os responsáveis por provocar queimaduras.

A conscientização é peça fundamental para prevenir a ação dos raios ultravioletas. Por mais que muito se fale sobre o assunto, poucos têm a real percepção dos danos causados pelo sol.

Compartilhar
Artigo anteriorO envelhecimento e hiperpigmentação das mãos
Próximo artigoUltrassom Focado de Alta Intensidade
Lia Capez é bacharel em Estética pela Universidade Anhembi Morumbi e em Administração com Ênfase em Marketing, pós-graduanda em Dermaticista pela Ibeco e proprietária do Espaço Estética Lia Capez, onde também atua como Esteticista e Terapeuta.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here