Olheiras: qual é a causa ?

0
1881

margareth_feres_art01A área periorbital dos olhos é a região  da face mais susceptível aos efeitos do envelhecimento e  da aparência de cansaço e  .Dentre as principais alterações que afetam essa região permitindo   formação de olheiras e rugas finas, temos a ação da gravidade em uma área de pele muito fina dando origem a ptose palpebral,  presença de sombra dos olhos ou seja   os raios ultravioletas do sol que atrofiam a pele, aumentam a melanina local e os vasos sanguíneos ficam mais aparentes , estresse, cansaço, ciclo menstrual, gripes, desidratação, uso contínuo de maquilagem nos olhos . Além disso, o acúmulo de gordura e de fluídos são também características de alterações anatômicas e fisiológicas da pele destes locais. Em resumo  existem alguns tipos de olheiras, aquelas causadas pelo stress ou por noites mal dormidas e outras causadas pelo depósito de melanina (pigmento escuro) que podem ter origem genética ou  hiperpigmentação pós-inflamatória, formando um contraste com a pele adjacente do rosto.

Resumindo as  olheiras de stress são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, denominada congestão vascular, deixando a pálpebra arroxeada ,com descanso e compressas de água gelada , podem ajudar na contração dos vasos resultam na  melhora de aparência . O uso de cosméticos  com vitaminas C, acidos retinóicos e glicóicos  podem colaborar com o tecido da pálpebra  e clarear as olheiras,  um bom coadjovante que estimulam a renovação celular. As mascaras de argila também conhecida como Geoterapia , encontrada naturalmente em relevos rochosos contém elementos minerais  necessárias para o equilíbrio da circulação  local , agindo  no clareamento e evitando a dilatação dos vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, recomenda –se as mascaras de argila  ricas em silício , zinco, cobre .

Outra  causa importante das olheiras  é a alteração  da respiração nasal pela oral traz sérios prejuízos na aparência  facial. Respirar pela boca altera a função muscular das estruturas da face. Esses músculos  tornam-se flácidos e a boca fica mais facilmente aberta, queixo para trás, céu da boca estreito e profundo, além de má formação da arcada, dando aspecto muito fundo da pálpebra inferior , é necessário a orientação médica  fonoaudióloga para restabelecer este equilíbrio funcional muscular
Com o passar da idade o escurecimento da pálpebra é progressivo, costumam ser mais permanentes e tem a tendência de aumentar ,  justamente onde a pele é mais fina e o pigmento mais depositado fica mais aparente .

Identificar a causa é muito importante para o sucesso dos resultados de  tratamentos para as olheiras , dependem de uma boa avaliação .

Diversos são os tipos de lasers e outros tratamentos que podem ser utilizados para tratar as olheiras, mas somente um especialista poderá indicar o melhor caminho para cada caso além de serem seletivos para destruir a melanina ou os vasos em excesso.

Um outro método  moderno é a carboxiterapia, que injeta dióxido de carbono (CO2) no tecido subcutâneo por meio de agulhas finíssimas. O procedimento melhora a oxigenação dos tecidos, a vascularização e promove um aumento do fluxo vascular, clareando a pele nessa área específica.

A eletroterapia associada aos  produtos cosméticos ricos em substâncias ativas  descongestionantes e/ou clareadoras, podem ajudar a diminuir e atenuar as olheiras com a realização periódica das abordagens da profissional Esteticista em conjunto da cliente reforçando os resultados com   a manutenção domiciliar de cosméticos e filtros solar

Alguns  casos  com excesso de pele e pigmento, são resolvidos com cirurgias plásticas , chamadas de Blefaroplastia,  procedimento para  a retirada de tecido cutâneo e bolsas de  gordura nas pálpebras, resultando em ótima aparência.

A prevenção  da aparência de algumas   olheiras e bolsas   pode ser obtida  através de cosméticos para cuidados de flacidez cutânea e vascularização local ,a região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e por conseqüência isso também contribui muito para melhorar o aspecto da face. Preocupar em ter noites de sono regulares, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e sal, pois eles aumentam o congestionamento vascular das região dos olhos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here