O que você deve escolher: fruta ou suco da fruta?

0
87

Na correria do dia-a-dia, os alimentos naturais estão cada vez mais sendo consumidos, principalmente as frutas que precisam ser cortadas, descascadas e lavadas antes do consumo. No lugar das frutas a população tem aumentado o consumo de sucos de frutas, muitas vezes industrializados, coados (sem adição de fibras), adicionados de açúcar e adoçantes artificiais.

As frutas in natura são alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis que auxiliam no funcionamento intestinal, em vitaminas que atuam minimizando os efeitos dos radicais livres e prevenindo do envelhecimento precoce e em diversos compostos bioativos antioxidantes, como carotenoides, flavonoides e terpenos.

Já os sucos industrializados, não contêm fibras ou compostos bioativos além de serem adicionados de quantidade excessiva de açúcar formando um ambiente obesogênico e inflamatório para o organismo. Podem conter corantes, além de outros aditivos químicos, interpretados por nosso organismo como xenobióticos, e assim sendo, geram estresse oxidativo e inflamação.

DICAS PARA O CONSUMO DE FRUTAS

  1. Os sucos naturais das frutas não substituem as frutas in natura.
  2. Prefira sempre as frutas orgânicas.
  3. O consumo de frutas deve ser de 3-4 porções por dia.
  4. Sempre quando consumir frutas adicione uma gordura boa ou uma fibra para diminuir o impacto do aumento da insulina.
  5. Não coar os sucos naturais para preservar as fibras.
  6. Lembre-se que líquidos durante as grandes refeições não são boas opções, pois dificultam a digestão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MELO, E. A. et al. Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas; 44 (2): 193-198, 2008.

LUDWIG, D. S.; PETERSON, K. E.; GORTMAKER, S. L. Relation between consumption of sugar-sweetened drinks and childhood obesity: a prospective, observational analysis. Lancet; 8: 357: 505, 2001.

Compartilhar
Artigo anteriorNão perca a estreia do novo programa da TV Estética!
Próximo artigoAssinantes da Negócio Estética agora possuem condição especial
Luisa Wolpe Simas
Luisa Wolpe Simas é nutricionista (CRN 8:3958), especialista em nutrição clínica e Mestre de Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR, coordenadora do CIA (Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas), assessora da linha KeepUp® - nutricosméticos Buona Vita, palestrante em diversos eventos de estética e nutrição e técnica em estética facial e corporal.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here