O que é o método Pilates?

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Pilates é um método de exercício físico desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates em meados de 1912 que tem como característica principal a utilização de princípios específicos idealizados por ele, que são:

Concentração (atenção integral ao movimento e ao momento);

Controle (perfeição dos movimentos, qualidade);

Centralização ou Power House (exercitar-se a partir dos músculos profundos do abdômen no qual devem estar totalmente contraídos oferecendo estabilização para a realização dos movimentos segmentares);

Respiração (torácica lateral / abdominal) – É a correta respiração onde se respira pelo abdômen evitando ao máximo usar os acessórios da inspiração que são os músculos do peitoral, dos ombros e cervical. É inspirar pelo abdômen e pelas costelas laterais e expirar levando umbigo para a coluna deprimindo (afunilando) as costelas, externo e ativando o Power House. O que importa é tirar o esforço da respiração reduzindo o trabalho dos músculos respiratórios; Alinhamento Postural e Corporal (diminuição das compensações reduzindo assim as tensões musculares decorrentes da má postura);

Leveza e Fluidez (movimentar-se lento e com sutileza). É importante manter o fluxo dos movimentos e da respiração evitando assim tensão, rigidez e mal-estar;

Precisão (movimento correto e eficiente). O que importa é o detalhe;

Força (sem exagero, muita força leva à tensão) Relaxamento (aprender a relaxar o corpo e não sobrecarregar, o que mais ajuda o relaxamento é a correta respiração);

Coordenação (anda lado a lado com o alinhamento postural evitando as compensações. Sempre coordenar a respiração com o movimento).

Esse método de exercícios se apresenta como uma ótima ferramenta de trabalho para fisioterapeutas e profissionais da Educação Física atuarem no mercado, porém, é preciso ter muito cuidado com a forma de trabalho e aplicabilidade dos exercícios pelo fato de ser totalmente individualizado de acordo com a necessidade e/ou objetivo de cada aluno e/ou paciente.

Existem 2 formas de utilizarmos o método Pilates, ambas com ótimos benefícios aos alunos e/ou pacientes:

Mat Pilates (Pilates Solo) e acessórios, é a modalidade que utiliza os exercícios tradicionais realizados no chão podendo ter como resistência, a força da gravidade, peso do corpo do praticante e em muitas vezes os profissionais fazem a inserção de acessórios como a bola, banda elástica entre outras adaptações que fazem com que possamos oferecer resistência e/ou assistência durante a realização dos movimentos.

Equipamentos, Joseph H. Pilates, desenvolveu alguns equipamentos para que a gama de exercícios aumentassem e o oferecimento de resistência externa fosse inserido no contexto, e essa resistência é o grande diferencial durante a realização dos exercícios pois são oferecidas através de molas específicas e de diferentes resistências fazendo com que os profissionais tenham condições de trabalhar flexibilidade, força, resistência e equilíbrio dentro do mesmo exercício.

Durante as edições vamos introduzir a aplicabilidade do método Pilates em diferentes áreas e casos clínicos de reabilitação e treinamento.

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Fisioterapeuta, mestre em ciências da reabilitação Certificação internacional em Pilates aplicado a reabilitação pelo IACES - Espanha Sócio-fundador da Aliança Brasileira de Pilates e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Pilates Diretor das empresas Move Pilates e The PIlates Training

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