O poder do entusiasmo e do sorriso na área da Estética

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Fui ministrar uma palestra em outubro sobre vendas, e pela primeira vez, resolvi contar quanto tempo eu gastava falando sobre o tópico “entusiasmo”: Exatos 25 minutos. Isso mesmo! Considerando que o tempo da palestra era de 1 hora, vamos concordar que foi muito tempo? Mas, e o motivo? Vamos lá… Quem trabalha com vendas, precisa ter entusiasmo SEMPRE. E sempre é sempre, não é um dia sim e o outro não, muito menos de vez em quando. Você já reparou que as pessoas, clientes ou não, gostam de estar com gente entusiasmada, cheia de vida e alegria?

Entusiasmo é por emoção naquilo que você faz. Lógico que somos seres humanos e temos problemas, mas profissionalmente é preciso saber administrá-los para que não hajam resultados desastrosos em seu trabalho.

Agora, vamos considerar, especificamente, algumas particularidades da área e o quanto que o entusiasmo pode se transformar em uma verdadeira e poderosa “arma” para o sucesso mediante tanta concorrência.

Quando, por exemplo, uma mulher entra em um espaço de estética interessada nos diversos procedimentos ali realizados, ela se encontra feliz ou satisfeita com o corpo?

Em 99% dos casos, é lógico que não. Ela está emocionalmente abalada por conta dos vários e visíveis quilos a mais, está triste porque os “furinhos” da celulite insistem em aparecer quando ela usa aquele vestido que custou a ela uma “fortuna” e pode estar super envergonhada já pensando na possibilidade do marido querer levá-la no verão para o clube, se expondo na frente das esposas dos amigos com corpos esculturais.

Lidamos diariamente com ego e vaidade de nossas clientes. Não vendemos status, conforto e nem comodidade.  Vendemos o sonho que a mulher tem por exemplo de ter o bumbum perfeito, o abdômen sem estrias, a cintura sem aquela “gordurinha”.

Principalmente no momento da avaliação, ouça bem sua “futura” cliente. Essa é uma das principais características de grandes vendedores – porém, não “embarque” nas falas negativas dela. Demonstre entusiasmo e alegria com todas, principalmente com aquelas que chegam tristes e  abaladas psicologicamente.

Não gaste tempo considerando os problemas ditos. Afinal de contas, quem gasta muito tempo com problemas, não tem tempo para arrumar soluções.

É na hora da avaliação que você precisa convencer a cliente a comprar tratamentos – uma postura contagiante e alegre sempre traz resultados surpreendentes.

Preocupe-se em começar um verdadeiro processo de encantamento da pessoa por você. Encantar também significa provocar uma irresistível admiração.

Ganhe clientes, mas ganhe principalmente “admiração” pela sua energia positiva e alegria.

E o sorriso? Bem… O sorriso abre caminhos. Quando você sorri, está deixando bem claro a sua felicidade  em estar ali recebendo aquela pessoa.

O sorriso sincero quebra o gelo inicial e aí todo o processo de vendas fica muito mais fácil.

O cliente percebe a postura vibrante da profissional e pensa no quanto vai ser agradável ficar horas se tratando com uma pessoa tão contagiante, mesmo que de uma forma mais discreta.

Profissionais sorridentes e entusiasmadas vendem mais!!!!! Fica a dica.

Referências

O poder do sorriso: quanto custa sorrir? Julho de 2013 – Ideia de Marketing

O sorriso ajuda a vender – 2013 – Site Viver & Saber –

Motiva on line –2013 –  Varejista.com.br

Super dicas para vender e negociar bem – 2011 – Carlos Alberto Júlio.

 

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