O inverno chegou! Hora do peeling!

0
229

Peeling é um procedimento estético que visa produzir a renovação celular, melhorando assim o aspecto das estrias, rugas e sulcos, do afinamento tecidual, discromias, sequelas de acne, de foliculite, enfim de tudo o que está envolvido em a nossa pele.
Atualmente temos disponíveis no mercado estético vários tipos de peelings, como: químico, mecânico e biológicos. Para todos eles para obter um bom resultado e melhor penetração do ativo na pele é ideal fazer uma preparação e podemos melhorar através da alimentação.
A nossa pele é composta de células que precisam de proteínas de boa qualidade para continuar realizando o crescimento celular.

Além das proteínas, a vitamina A é antioxidante e atua na regulação da proliferação e diferenciação dos queratinócitos. A Vitamina C (ácido ascórbico) também é potente antioxidante e atuo como cofator na colagênese, ou seja, contribui para a produção de colágeno na pele.
As vitaminas do complexo B também possuem ação importante na proliferação celular: vitaminas B1 (tiamina), B3 (niacina) B5 (ácido pantotênico) e B6 (piridoxina) têm papel essencial no metabolismo energético dos queratinócitos, atuando sobre a velocidade de proliferação celular. A niacina em particular também atua nos processos de síntese da melanina e do colágeno. A piridoxina também exibe papel importante como cofator nos processos de proliferação celular dos queratinócitos, assim como a vitamina B12 (cianocobalamina).

O zinco tem seu papel mais documentado como coenzima na síntese e reparo dos ácidos nucleicos importante na atividade de mitose celular e o selênio, sua ação é conjunta com a vitamina E, como cofator nos processos anti-oxidativos.
Devemos contemplar na nossa alimentação todos os nutrientes de maneira harmônica, como qualidade e quantidade respeitando cada indivíduo.

De acordo com isso, segue um modelo de cardápio para facilitar a introdução destes nutrientes:

tabela luisa wolpe 2

Procure um profissional nutricionista estético para individualizar seu plano alimentar!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here