Nutricosméticos: Os suplementos da beleza

0
551

Atualmente um dos grandes desafios para a maioria das pessoas é cumprir suas tarefas diárias e, ao mesmo tempo, manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada. E, nessa batalha cotidiana, o organismo acaba prejudicado com a deficiência de diversas vitaminas que, em muitos casos, acabam se refletindo também em indesejadas alterações estéticas.

Aí é que entram os suplementos alimentares, uma opção para complementar a deficiência de vitaminas e minerais no organismo. Disponíveis em cápsulas, pó ou em forma de bebida, os nutricosméticos despontam na tendência In&Out, atuando de dentro para fora. Por isso são coadjuvantes dos tratamentos tópicos, realizados com cosméticos.

Mas o que torna os nutricosméticos a escolha ideal, com relação ao suplemento alimentar comum? A resposta é que os nutricosméticos trazem os nutrientes em dosagens específicas para agir como coadjuvantes nos mais diversos tratamentos de alterações estéticas corporais e faciais, potencializando os tratamentos com cosméticos de uso tópico.

Ou seja, a combinação de ativos como vitaminas, minerais, aminoácidos e probióticos dos nutricosméticos vão promover ação sinérgica de acordo com as necessidades de cada alteração estética, com a vantagem de estar focado nesse propósito, diferentemente de muitos suplementos encontrados nas prateleiras de farmácias e lojas de suplementação que reúnem vários componentes, mas sem ter a concentração indicada para fazer efeito estético.

Entre os nutricosméticos oferecidos pelo mercado, destaque para os direcionados à acne, rejuvenescimento, flacidez, gordura e celulite, fortalecimento capilar e até fotoproteção oral, sem dispensar no entanto o protetor solar de uso tópico, bem como os demais tratamentos cosméticos em questão.

Para escolher o melhor produto, o ideal é procurar sempre um profissional especializado em nutrição. Outra possibilidade é buscar indicação com um profissional de estética, que tem conhecimento mais aprofundado sobre as alterações e seus respectivos tratamentos e, por isso, pode sugerir qual o nutricosmético mais indicado para complementar os tratamentos de uso tópico.

Cabe destacar que o consumidor deve estar sempre atento às orientações de uso informadas nos rótulos dos nutricosméticos. Outro aspecto muito importante a ser observado é dar preferência para os nutricosméticos que contenham minerais quelados, ou seja, associados a aminoácidos. Isso garante alta biodisponibilidade ao produto. Traduzindo: garante que os nutrientes sejam melhor absorvidos, distribuídos e aproveitados pelo organismo. Quanto ao tempo de consumo do produto, o período pode variar para cada pessoa, mas normalmente os resultados são percebidos a partir do primeiro mês de uso contínuo até três meses.

Outra dúvida comum acerca dos nutricosméticos é se eles engordam, já que são complexos vitamínicos. A resposta é não, pois as vitaminas existentes no produto têm a função de promover o equilíbrio do organismo. Isso vale, obviamente, para os produtos que não contêm valores calóricos significativos e que são livres de substâncias como açúcar.

Os nutricosméticos são mais uma eficaz opção tanto para clientes finais como, também, para profissionais de estética que podem oferecer mais um diferencial ao seu cliente para complementar e potencializar os resultados dos tratamentos estéticos.

Ser versátil, criativo, saber diversificar os tratamentos e potencializar resultados são importantes estratégias do profissional de estética moderno. Forme equipes multidisciplinares e ofereça serviços personalizados em sua clínica, para isso, firme parcerias com nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais que atuam na área de estética. Você só tem a ganhar e o seu cliente também.

Compartilhar
Artigo anteriorMicrocorrentes Elétrica e Laser em cicatrizes de mamoplastia
Próximo artigoO açúcar e os A.G.Es: Vilões do envelhecimento da pele
Isabel Piatti
Isabel Piatti é Profissional Aisthesis. Técnica em Estética. Graduada em Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Palestrante Congressos de Estética e Cosmetologia nacionais e internacionais. Diretora de Treinamentos e Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Colaboradora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal” e “Gestantes – Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”. Possui especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here